Receitas

Como fazer pasta de alho caseira: receitas para temperar pão, churrasco e mais!

Já pensou em fazer sua própria pasta de alho caseira? Com uma receita desse tipo, você pode dar muito mais sabor aos preparos do seu dia a dia. Saiba como fazer!

Anúncios

É fácil fazer sua própria pasta de alho em casa com apenas alguns ingredientes simples!

Pasta de alho no prato com alguns alhos crus e gengibre ao fundo
Veja o preparo de pasta de alho caseira. Fonte: Canva.

A pasta de alho caseira é uma ótima alternativa para dar muito mais sabor às refeições do dia a dia. Por isso, hoje ensinaremos como fazer 4 preparos diferentes dessa delícia!

Esse tipo de pasta pode ser usada para inúmeras coisas. Por exemplo, para temperar carnes, como de gado ou frango. Igualmente, para pão de alho, um clássico do churrasco! Outras opções incluem saladas, sanduíches e mesmo complementação de hambúrgueres.

É verdade que existem opções dessa pasta no mercado, prontas. Contudo, considere que nesse caso elas contam com conservantes e outros ingredientes que são prejudiciais à saúde e, portanto, têm contraindicação.

Ainda, ao fazer sua própria pasta de alho caseiro você sabe exatamente o que vai nela, bem como pode complementá-la de acordo com sua preferência. Interessante, não é mesmo? Pois, então, não deixe de continuar lendo para aprender como fazer 4 tipos de pasta diferentes em casa.

Assim, sua cozinha vai contar com muito mais aroma e sabor. Ao mesmo tempo, você poderá levar muito mais saúde às receitas, evitando os ultraprocessados e tendo em mãos delícias cheias de ingredientes naturais.

Alho é bom para diabetes

O alho é bom para a diabetes? Veja dicas e receitas

Existem vários benefícios associados ao alho, inclusive que ele é bom para diabetes! Para saber mais sobre isso, veja aqui.

Depois de ter feito sua própria pasta de alho, você nunca mais vai querer voltar a comprar na loja! Confira 4 receitas incríveis

Colher com pasta de alho e cabeças de alho ao fundo
Saiba como fazer a pasta de alho caseira. Fonte: Canva.

Como dito brevemente acima, apostar em uma pasta caseira de alho você pode deixar de consumir produtos processados e com ingredientes nocivos à saúde, como corantes e conservantes. Ainda, pode ter uma opção muito mais saborosa, pois é fresca e com ingredientes naturais!

Então, sem mais perda de tempo, continue lendo e veja abaixo o passo a passo para fazer 4 tipos diferentes de pasta. Assim, utilize-as para fazer um pão de alho caseiro, para temperar carnes e saladas e outras delicinhas do seu dia a dia!

Pasta de alho caseira com manteiga

A primeira opção de pasta de alho para você fazer na sua casa sem dificuldades e com muito sabor é esta que conta com queijo, manteiga e maionese. Ela é bem fácil de fazer e você consegue finalizá-la em 10 minutos, tempo depois do qual garante 10 porções!

  • 3 colheres (sopa) de maionese;
  • 100 g de manteiga em ponto de pomada (temperatura ambiente);
  • 3 dentes de alho grandes picadinhos;
  • 50 g de queijo parmesão ralado;
  • 1 colher (chá) de orégano.

Caso você queira pode fazer uma maionese caseira com ovos e óleo e usá-la no lugar da industrial. Contudo, lembre-se de que isso diminui o tempo de validade da sua pasta de alho caseira. Nesse caso, mantenha-a na geladeira e use em até 2 dias, no máximo.

Para preparar, misture, em primeiro lugar, a maionese com a manteiga em ponto de pomada. Assim, mexa bem com uma colher até que fique bem homogêneo. Depois, adicione o restante dos ingredientes e mexa bem. Por fim, basta usar nas suas receitas!

Pasta de alho caseira com cebolinha e cebola

Essa é outra opção incrível para fazer uma pasta, em casa, com alho e, assim, fazer pães de alho para o churrasco ou temperar seus hambúrgueres e carnes. São apenas 4 ingredientes. O preparo, por sua vez, demora 5 minutinhos e o rendimento é de 350 g de creme.

Veja, então, os ingredientes necessários:

  • 4 colheres (sopa) de óleo;
  • 50 g de cebola em pedaços médios;
  • 250 g de alho descascados;
  • 50 g de cebolinha verde picada.

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 a 5 minutos, ou no multiprocessador, até que forme uma mistura bem homogênea. Assim, basta guardar essa pasta de alho na geladeira e usá-la por até um mês, sem qualquer dificuldade e trazendo muito sabor à sua mesa.

Pasta de alho com azeite e maionese

Prato com pasta de alho, alho cru e gengibre in natura
Aprenda a receita da pasta de alho caseira. Fonte: Canva.

Outra opção de pasta caseira de alho é essa que utiliza como base para emulsificar o azeite de oliva e a maionese. Assim como na primeira alternativa, você pode substituir a maionese por um creme caseiro de ovos e óleo. Contudo, isso diminui em muito o tempo de usabilidade da receita. Por isso, leve esse fato em consideração,

São os ingredientes necessários:

  • 2 dentes de alho;
  • 1 xícara de maionese;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde ou cebolinha picada;
  • Sal.

Primeiramente, moa bem o alho no liquidificador ou no multiprocessador. Logo em seguida, comece a adicionar, ainda batendo, o azeite em um fio. Quando terminar, transfira a mistura para uma tigela e adicione os demais ingredientes. Misture bem e depois mantenha na geladeira para usar por até 3 semanas.

Pasta de alho caseira com leite

Por fim, nossa quarta e última receita de pasta de alho caseira é feita à base de leite, alho e óleo. Assim, traz um sabor especial que lembra em muito as maioneses caseiras de leite que são utilizadas em larga escala nos sanduíches.

Da mesma maneira que as receitas anteriores, aliás, essa é uma receita que fica perfeita com o pão de alho, sanduíches e para temperar carnes. Veja os ingredientes e, depois, o modo de preparo:

  • 3 dentes de alho amassados e sem casca;
  • 200 ml de leite gelado;
  • 400 ml de óleo;
  • Sal a gosto.

Comece batendo no liquidificador ou no multiprocessador o alho com o leite e o sal. Logo em seguida, ainda batendo, comece a adicionar o óleo em fio até que ele termine. Experimente o sal e o acerte.

Caso queira, (não só nessa mas em todas as receita de pasta de alho caseira que trouxemos) você pode adicionar cheiro verde ou pimenta. Assim, aproveite ao máximo esses sabores e deixe sua cozinha ainda mais aromatizada a saborosa!

Enfim, o alho é um alimento versátil e, além disso, tem benefícios para saúde. Confira a seguir quais são os benefícios para saúde do alho com vinagre de maçã.

Alho é bom para diabetes

Alho com vinagre de maçã: quais benefícios?

O alho com vinagre de maçã possui vários benefícios para a saúde. Saiba mais aqui!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Aplicativo Alimente-se: como baixar para usar?

Descubra como usar o aplicativo Alimente-se, a maneira mais fácil de fazer uma dieta e perder peso. Ele é gratuito e está na Google Play!

Continue lendo
content

Como limpar o estômago? Veja 8 receitas!

Existem várias formas para conseguir limpar o estômago, desde chás até o consumo de alimentos, como maçã, couve e frutas cítricas! Veja.

Continue lendo
content

Benefícios da cúrcuma: conheça as vantagens dessa raiz

Conheça a cúrcuma, seu princípio ativo e os benefícios que ninguém nunca te contou que ela é capaz de proporcionar à saúde!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo Trafi?

O app Trafi está disponível mundialmente para download gratuito através da Google Play ou App Store. Então, veja como baixar para se locomover em grandes cidades de forma simples e segura.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Voltado para quem sempre viaja, o cartão Banrisul Mastercard Black oferece diversos benefícios que podem valer a pena. Aliás, seu programa de pontos no BanriClube é uma excelente opção para acumular milhas!

Continue lendo
content

Guia do turista internacional!

Ser um turista internacional nem sempre é fácil, mas se você quer ter boas experiências e voltar para casa com memórias maravilhosas, veja como se preparar e aproveitar ao máximo sem contratempos.

Continue lendo