News
Molho de tomate caseiro: como preparar na sua casa?
O molho de tomate caseiro pode ser preparado do seu jeito, com os temperos que você quiser, e é totalmente natural, livre de corantes ou conservantes. Então, aprenda aqui como fazê-lo!
Anúncios
por Aline Augusto
Aprenda a receita simples de molho de tomate caseiro
O molho de tomate caseiro é uma receita simples, com alguns processos para serem feitos, mas o seu rendimento é excelente. Além disso, é possível congelar o preparo, e utilizá-lo em pequenas porções de acordo com a sua necessidade.
Todos os temperos são naturais, ou seja, você não vai utilizar nada industrializado para o preparo. O tempo de preparo médio dessa receita é de 1h30 e mais o tempo de cozimento necessário.
Mas não se preocupe, que ensinaremos a seguir o preparo completo do molho de tomate caseiro.
Ingredientes necessários
- 3kg de tomate italianinho
- 02 unidades de cebola comum picadinhas
- 07 dentes de alho picadinhos
- 01 unidade pequena de cebola roxa picadinha
- Cebolinha fresca picada – a gosto
- Salsa fresca picada – a gosto
- Manjericão fresco picado – a gosto
- Tomilho fresco picado – a gosto
- Coentro fresco picado – a gosto
- Sal – a gosto
- Pimenta-do-reino – a gosto
- Azeite extra virgem – a gosto
- Água filtrada
Obs.: O tomate pode ser o comum, mas o molho não terá uma coloração tão avermelhada quanto o tomate italianinho.
Você será redirecionado a outro site
Modo de preparo
Primeiramente, você precisa higienizar todos os tomates, e cortá-los em cruz, mas sem soltar os pedaços.
Em seguida, coloque uma panela para ferver e uma recipiente com muito gelo e água filtrada, e outro recipiente vazio.
Conforme for cortando os tomates, coloque-os na água que está fervendo, e quando perceber que a casca está soltando, tire-os e coloque na água com gelo para pausar o cozimento.
Todavia, repita o processo até que todos os tomates estejam devidamente cozidos e com o cozimento paralisado.
Tire todas as cascas dos tomates bem como suas sementes, e coloque no copo do liquidificador ou processador e bata com um pouco de água.
Entretanto, formará um creme espesso de tomate, e se estiver muito grosso, adicione mais um pouco de água, bata novamente e reserve.
Finalizando o preparo do molho de tomate caseiro
Adicionalmente, em uma panela grande, coloque o alho e as cebolas para dourar juntamente com o azeite. No entanto, não exagere na quantidade de azeite, para que o molho não fique pesado posteriormente.
Com as cebolas e alho já dourados, acrescente o creme de tomates e misture. Em seguida, adicione todas as ervas aromáticas escolhidas para o preparo, adicione sal e pimenta (a gosto), e deixe ferver.
Se o preparo estiver com pouco caldo, adicione mais um pouco de água, deixando-o um pouco mais líquido e coloque em fogo baixo.
Todavia, ele levará em média 1h30 a 2h no fogo baixo cozinhando e reduzindo, não precisa mexer constantemente, mas fique de olho.
Quando estiver em uma consistência de creme, bem encorpado ele já está pronto. No entanto, se preferir ele mais líquido, só deixar menos tempo cozinhando.
Por fim, seu molho de tomate caseiro está pronto para consumo. Ele pode ser armazenado na geladeira por 30 dias em um pote de vidro esterilizado, ou congelado em pote de vidro, com duração de 6 meses.
Molho de tomate caseiro é essencial para pizza
Um molho de tomate caseiro é essencial em diversos preparos: lasanha, macarronada, beringela ao forno e muitos outros, inclusive na pizza. Afinal, sem ele a massa corre o risco de ficar seca. Inclusive, caso queira aprender a fazer uma pizza caseira para aplicar o seu molho, é só acessar o conteúdo a seguir. Ele te mostra como preparar massa de pizza facilmente.
Receita de pizza fácil: faça massa e recheio rápido
Dias frios talvez peçam um bom vinho e uma pizza quentinha! E que tal montar a sua própria? Assim você pode escolher recheá-la como quiser! Veja como começar a prepará-la com nossa receita de massa de pizza fácil.
Aline Augusto
Em Alta
Como escolher creme dental? 4 Dicas para não errar
Como escolher creme dental? Confira 4 dicas que vão garantir o creme ideal para as suas necessidades e manutenção de saúde bucal.
Continue lendoDieta para síndrome do ovário policístico: saiba o que priorizar
Açúcares e doces devem ser evitados numa dieta para síndrome do ovário policístico; já vegetais e proteínas magras são aceitas. Veja mais!
Continue lendoChás para hemorroidas: 5 opções para incluir em sua rotina
Conheça as 5 melhores opções de chás para hemorróidas que garantem alívio dos sintomas, além de regressão desse incômodo problema de saúde.
Continue lendoVocê também pode gostar
Aplicativo Turbi: aluguel de carros em SP na palma da mão!
Com o aplicativo Turbi é possível resolver todo o aluguel do seu veículo pelo celular. Assim que seu cadastro for aprovado você pode escolher o modelo e retirar imediatamente!
Continue lendo10 dicas para montar sua bagagem em uma viagem de moto
Não é só de avião e carro que você pode fazer uma viagem. Nesse sentido, é totalmente possível fazer uma viagem turística de moto sem preocupações. Então, confira aqui as dicas do que levar na sua bagagem para fazer uma viagem de moto!
Continue lendoConheça o cartão Elo Diners Club e saiba se vale a pena!
Para quem gosta de atendimento personalizado, conforto e praticidade na hora de viajar, solicitar o cartão Elo Diners Club pode valer a pena. Entenda como esse produto funciona e confira suas vantagens e desvantagens.
Continue lendo