News

Molho de tomate caseiro: como preparar na sua casa?

O molho de tomate caseiro pode ser preparado do seu jeito, com os temperos que você quiser, e é totalmente natural, livre de corantes ou conservantes. Então, aprenda aqui como fazê-lo!

Anúncios

Aprenda a receita simples de molho de tomate caseiro 

molho de tomate caseiro acompanhando macarronada e manjericão
Molho de tomate caseiro é ótimo acompanhamento para macarronadas. Fonte: Pexels.

O molho de tomate caseiro é uma receita simples, com alguns processos para serem feitos, mas o seu rendimento é excelente. Além disso, é possível congelar o preparo, e utilizá-lo em pequenas porções de acordo com a sua necessidade. 

Todos os temperos são naturais, ou seja, você não vai utilizar nada industrializado para o preparo. O tempo de preparo médio dessa receita é de 1h30 e mais o tempo de cozimento necessário.

Mas não se preocupe, que ensinaremos a seguir o preparo completo do molho de tomate caseiro. 

Ingredientes necessários

  • 3kg de tomate italianinho 
  • 02 unidades de cebola comum picadinhas
  • 07 dentes de alho picadinhos 
  • 01 unidade pequena de cebola roxa picadinha 
  • Cebolinha fresca picada – a gosto 
  • Salsa fresca picada – a gosto 
  • Manjericão fresco picado – a gosto 
  • Tomilho fresco picado – a gosto 
  • Coentro fresco picado – a gosto 
  • Sal – a gosto 
  • Pimenta-do-reino – a gosto
  • Azeite extra virgem – a gosto 
  • Água filtrada

Obs.: O tomate pode ser o comum, mas o molho não terá uma coloração tão avermelhada quanto o tomate italianinho. 

Modo de preparo

Primeiramente, você precisa higienizar todos os tomates, e cortá-los em cruz, mas sem soltar os pedaços. 

Em seguida, coloque uma panela para ferver e uma recipiente com muito gelo e água filtrada, e outro recipiente vazio. 

Conforme for cortando os tomates, coloque-os na água que está fervendo, e quando perceber que a casca está soltando, tire-os e coloque na água com gelo para pausar o cozimento. 

Todavia, repita o processo até que todos os tomates estejam devidamente cozidos e com o cozimento paralisado. 

Tire todas as cascas dos tomates bem como suas sementes, e coloque no copo do liquidificador ou processador e bata com um pouco de água. 

Entretanto, formará um creme espesso de tomate, e se estiver muito grosso, adicione mais um pouco de água, bata novamente e reserve. 

Finalizando o preparo do molho de tomate caseiro

Adicionalmente, em uma panela grande, coloque o alho e as cebolas para dourar juntamente com o azeite. No entanto, não exagere na quantidade de azeite, para que o molho não fique pesado posteriormente. 

Com as cebolas e alho já dourados, acrescente o creme de tomates e misture. Em seguida, adicione todas as ervas aromáticas escolhidas para o preparo, adicione sal e pimenta (a gosto), e deixe ferver. 

Se o preparo estiver com pouco caldo, adicione mais um pouco de água, deixando-o um pouco mais líquido e coloque em fogo baixo. 

Todavia, ele levará em média 1h30 a 2h no fogo baixo cozinhando e reduzindo, não precisa mexer constantemente, mas fique de olho. 

Quando estiver em uma consistência de creme, bem encorpado ele já está pronto. No entanto, se preferir ele mais líquido, só deixar menos tempo cozinhando. 

Por fim, seu molho de tomate caseiro está pronto para consumo. Ele pode ser armazenado na geladeira por 30 dias em um pote de vidro esterilizado, ou congelado em pote de vidro, com duração de 6 meses. 

Molho de tomate caseiro é essencial para pizza

Um molho de tomate caseiro é essencial em diversos preparos: lasanha, macarronada, beringela ao forno e muitos outros, inclusive na pizza. Afinal, sem ele a massa corre o risco de ficar seca. Inclusive, caso queira aprender a fazer uma pizza caseira para aplicar o seu molho, é só acessar o conteúdo a seguir. Ele te mostra como preparar massa de pizza facilmente.

três pizzas dispostas em apoio de madeira perto de forno a lenha

Receita de pizza fácil: faça massa e recheio rápido

Dias frios talvez peçam um bom vinho e uma pizza quentinha! E que tal montar a sua própria? Assim você pode escolher recheá-la como quiser! Veja como começar a prepará-la com nossa receita de massa de pizza fácil.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Adidas Running by Runtastic: como usar o app de treinos personalizados!

Aprenda agora mesmo como se cadastrar e usar o app Adidas Running by Runtastic, uma excelente opção para treinos personalizados!

Continue lendo
content

Receitas com chlorella para desintoxicar seu organismo

Confira 3 receitas com chlorella que ajudam a desintoxicar, desinchar e viver uma vida mais saudável. Inclua na sua dieta ainda hoje!

Continue lendo
content

Saiba quais são os diferentes tipos de chocolate que existem

Conheça os 5 principais tipos de chocolate que existem e as diferenças entre cada um deles. Fique por dentro e faça uma escolha saudável.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Passagem aérea em promoção na CVC: como funciona?

A CVC é uma das maiores agências de turismo no Brasil e realiza promoções e saldões que podem reduzir o orçamento de qualquer viagem. Ela disponibiliza ofertas relâmpago com voos até 70% mais baratos!

Continue lendo
content

Agência Vamos é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Criada em 2016 por mulheres empreendedoras, a agência Vamos oferece experiências únicas de bem-estar e viagem para turismo sustentável. Então, conheça-a agora e veja como comprar com ela!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Voltado para quem sempre viaja, o cartão Banrisul Mastercard Black oferece diversos benefícios que podem valer a pena. Aliás, seu programa de pontos no BanriClube é uma excelente opção para acumular milhas!

Continue lendo