Saúde

10 benefícios do chá de tanchagem e como fazer!

Você conhece o chá de tanchagem e seus benefícios? Pois veja hoje tudo o que essa planta pode garantir ao seu organismo e como usá-la.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 02/10/2021

Descubra os benefícios do chá de tanchagem e aprenda a usar

chá de tanchagem benefícios
Chá de tanchagem

Dentre os chás caseiros e remédios naturais, o chá de tanchagem e seus benefícios se destacam. Afinal, essa planta está repleta de nutrientes e elementos benéficos ao corpo.

A tanchagem é tão interessante que muitos se referem a ela como a melhor planta curandeira do mundo. Mas a que vale tanta fama? É o que veremos abaixo, hoje. Mas, antes, cabe entender o que é essa planta, certo?

Chama-se de tanchagem uma planta que pertence à espécie Plantago da família Plantaginacae. Existem, em verdade, mais de 150 tipos do que chamamos de tanchagem. Contudo, são 4 as mais comuns no Brasil e todas são comestíveis e com propriedades medicinais.

A tanchagem, assim, é encontrada Brasil afora pelo nome de Taiova, Orelha de Veado, Transagem, Tansagem, Tachá ou 7 Nervos. Esse último nome se deve ao fato de que a planta costumeiramente conta com 7 nervos que se espalham verticalmente em suas folhas.

Abaixo, então, veja como o chá de tanchagem e seus benefícios podem somar à sua vida e ao seu bem-estar. Com isso, veja como usá-lo ao seu favor, como preparar e tudo em que essa bebida pode auxiliar.

Chá de folha de figo

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e seus benefícios

Anúncios

Quais são os benefícios do chá de tanchagem? Veja 10!

chá de tanchagem benefícios
Chá de tanchagem

Como dito anteriormente, são vários os benefícios que o chá de tanchagem oferece à saúde humana. Não à toa, afinal, essa é uma bebida medicinal usada há centenas de anos. Continue lendo para ver, nos itens abaixo, todas as vantagens em consumir essa bebida natural.

Combate a diarreia

Primeiramente, um dos benefícios do chá de tanchagem é que ele auxilia a combater a diarreia. Com isso, pode devolver seu conforto. Isso ocorre em razão de taninos, alcaloide e flavonoides que estão presentes na planta. Assim, diminuem a secreção e o acúmulo de líquidos nos intestinos.

Anúncios

Barreira contra infecções

Dentre os conhecidos benefícios do chá de tanchagem temos sua ação contra infecções no organismo. Isso se deve à presença de polissacarídeos que combatem bactérias e outros microrganismos diversos que podem ser nocivos ao organismo humano.

Isso é o que lhe faz, também, um ótimo aliado contra gripes e resfriados. Afinal, o chá de tanchagem também combate vírus, como é o caso destas enfermidades.

Auxilia na cicatrização de feridas diversas

O chá de tanchagem tem benefícios conhecidos em relação à cicatrização. Não à toa ele é bastante usado no Brasil afora para tais fins. Assim, feridas diversas podem ver sua cicatrização melhorar com o uso do chá da planta medicinal.

Isso ocorre porque a planta é repleta de polifenóis, antioxidantes e polissacarídeos. Eles, então, responsabilizam-se pela proteção das células. Com isso, impedem suas destruições por microrganismos que levam à inflamação.

Portanto, dessa forma é possível acelerar a recuperação e formação de tecidos. Não deixe, então, de usar o chá de tanchagem para melhorar sua cicatrização. Ainda, para manter sua pele em segurança e longe de microrganismos nocivos.

Previne o surgimento de úlceras gástricas

O chá de chantagem tem benefícios que são ótimos para quem tem problemas estomacais. Isso, pois, ele torna o suco gástrico menos ácido. Com isso, este fica menos nocivo às paredes estomacais, de forma que diminui o risco de criar feridas.

Isso também previne as sensações de dores no estômago e de queimação. Da mesma forma, o chá de tanchagem também inibe microrganismos presentes no estômago e que possam ser nocivos. Por exemplo, da bactéria Helicobacter pyroli, que pode atuar em favor da formação de úlceras.

Auxilia no controle do açúcar no sangue

Outro dos benefícios do chá de tanchagem é que ele é um ótimo aliado no controle dos índices glicêmicos sanguíneos. Isso, pois, ele ajuda no controle da liberação de açúcar na corrente sanguínea. Assim, evita picos. Portanto, é uma ótima opção para controlar a diabetes e, também, para evitar seu desenvolvimento.

Previne o envelhecimento precoce

Como falamos brevemente, o chá de tanchagem possui antioxidantes. E esses são justamente os responsáveis pelo combate aos radicais livres que, por sua vez, causam o envelhecimento precoce. Ao fazê-lo, então, ele ajuda a manter células jovens. E isso se reflete no viço da pele. Por isso, use-o como parte da skin care.

Atua contra dores na garganta

O chá de tanchagem é perfeito para aliviar dores na região da garganta. Isso ocorre pela sua ação anti-inflamatória e de combate aos microrganismos. Com isso, diminui a dor ao mesmo tempo em que trata a região e auxilia na expulsão do catarro.

Remédio contra caspas

Ainda, o chá de tanchagem tem benefícios no tratamento contra as caspas. Nesse caso, deve-se usá-lo diretamente sobre o couro-cabeludo. Ele ajudará na hidratação e diminuirá o escamamento da região.

Expectorante 

O chá de tanchagem tem benefícios famosos em relação às gripes e tosses. E isso se deve, em muito, ao fato de que ele ajuda na expectoração. Isto é, na liberação e expulsão de pus e catarro. Com isso, melhora a respiração e o bem-estar do paciente.

Diminui a acne

Por fim, o último dos benefícios que listamos sobre o chá de tanchagem é sua atuação contra a acne. Uma vez que é anti-inflamatório e combate microrganismos nocivos, ele ajuda a desintoxicar a pele e a protegê-la. Ainda, auxilia na cicatrização das espinhas que já estejam presentes.

Quantos dias posso tomar chá de tanchagem e como fazer?

chá de tanchagem benefícios
Chá de tanchagem

Indica-se o consumo de até 03 xícaras de chá o chá de tanchagem diariamente. Contudo, cuidado. Mulheres que estão grávidas ou amamentando devem evitar esse chá. Igualmente, quem possui problemas de coração. Nesses casos o consumo deve se atrelar, necessariamente, à liberação de médico.

Por outro lado, quem não tem restrições deve limitar o consumo a até 750 ml de chá diariamente. Fazê-lo é muito simples. Basta colocar 3 a 4 g de folhas de tanchagem em 240 ml de água. Deixe descansar por 3 minutos, abafando a bebida. Por fim, coe e beba.

cabelo de milho benefícios

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Dieta para gota: Conheça alimentos a priorizar e evitar

Numa dieta para gota deve-se priorizar verduras, frutas e cereais e evitar bebidas alcoólicas, temperos e algumas carnes. Saiba mais!

Continue lendo
content

Receita de cenouras salteadas: diferente e especial!

Conhece a receita de cenouras salteadas? Pois saiba que ela é uma ótima opção para uma salada diferente e cheia de sabores. Veja como fazer!

Continue lendo
content

Qual a importância da alimentação fitness e saudável?

A importância da alimentação fitness no dia a dia está na melhora do humor, na qualidade do sono, sistema imunológico e mais. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Onde passar seu aniversário de 15 anos: 5 opções de viagem melhores do que festa!

O aniversário de 15 anos é um rito de passagem bastante aguardado quando somos mais jovens. No entanto, nem sempre uma festa pode ser a melhor opção para comemorar. Veja algumas opções para fazer uma viagem inesquecível de debutante!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Unlimited Visa Infinite e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Unlimited Visa Infinite é exclusivo para clientes Private e Select do Banco Santander. Com benefícios incríveis, pode ser o produto ideal para quem viaja ou compra em moedas estrangeiras com frequência.

Continue lendo
content

5 dicas para fazer uma viagem a trabalho: aproveite e evite imprevistos!

Viagens de negócios não precisam ser só sobre trabalho. É possível aproveitar atividades de lazer no seu destino sem comprometer sua vida profissional. Para isso, basta se organizar com antecedência e planejar os detalhes!

Continue lendo