News

Molho barbecue caseiro: pronto em 30 minutos – Mais saudável e barato

Já pensou em ter seu próprio molho barbecue caseiro? Pois saiba que não só é possível, mas também fácil e barato! Continue lendo e aprenda como preparar!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 02/09/2022

Aprenda como fazer um molho barbecue caseiro para ninguém botar defeito

imagem com dois tipos de molhos sendo um deles um molho barbecue caseiro
Aprenda o preparo de um delicioso molho barbecue caseiro. Fonte: Canva

Molhos podem deixar um lanche ainda mais saboroso. E com o molho barbecue caseiro você pode garantir esse sabor com mais saúde e economia.

A receita é bem simples e se baseia basicamente em ingredientes naturais. As únicas exceções ficam por conta da presença de um pouco de catchup e um pouco de molho inglês.

Porém, no restante são apenas ingredientes simples e que não levam conservantes, corantes e afins. Por isso, essa receita é excelente para você comer com mais qualidade, mas sem abrir mão de sabores incríveis.

Continue lendo, então, e veja agora mesmo os ingredientes e o modo de preparo do molho barbecue caseiro. Com certeza você se surpreenderá!

Anúncios

Ingredientes para a receita

Confira agora quais são os ingredientes que você precisará para fazer o molho barbecue caseiro:

  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 3 colheres (sopa) de vinagre claro (de maçã ou de álcool);
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1/2 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) de molho inglês;
  • 1 xícara (chá) de ketchup;
  • 1/2 xícara (chá) de água;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 cravo-da-índia;
  • 1 pitada de pimenta-do-reino.

Modo de preparo do molho barbecue caseiro

Para começar o preparo, aqueça o azeite em uma panela média ou grande. Logo depois, refogue a cebola e o alho. Assim que eles começarem a dourar, adicione o açúcar. Misture muito bem e cozinhe sem parar de mexer até que ele caramelize.

Em seguida, então, basta colocar na mesma panela todos os demais ingredientes. Deixe o fogo no baixo e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Após esse tempo, desligue o fogo e aguarde esfriar.

Por fim, para terminar a receita do molho, retire o cravo e o descarte. Então, coloque a receita em um pote de vidro com tampa e use quando quiser. Simples e saboroso!

Anúncios

Como usar o molho nas receitas

O molho barbecue caseiro é bem versátil e pode entrar em várias das suas receitas. Uma excelente forma de usá-lo é com hambúrgueres e outros lanches. Ele dá um gostinho especial que dá toda a diferença.

Por outro lado, você também pode aproveitar esse molho para produzir uma receita super tradicional: a costelinha de porco ao molho barbecue. Igual aquela do Outback! Aliás, nós já ensinamos, aqui, o passo a passo dessa receita famosa.

Então, que tal conferir? Clique no link abaixo e veja como usar seu molho para fazer uma costelinha de porco de lamber os beiços!

diversas opções de comida liofizada em prato

Comida liofilizada: o que é, tipos e opções para apostar

A comida liofilizada caiu nas graças de muita gente nos últimos tempos. Mas se você não sabe o que é, não se preocupe: veremos tudo sobre ela! Saiba mais aqui!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Estas são as 5 melhores dicas para se manter saudável e em forma neste verão

Confira 5 dicas de nutrição no verão para curtir a melhor estação do ano de forma segura e saudável pelo maior tempo possível!

Continue lendo
content

Como tirar o amargor da berinjela com 2 ingredientes

Aprenda em poucos passos como tirar o amargor da berinjela. Para isso você precisará de apenas 20 minutos e 2 ingredientes. Confira!

Continue lendo
content

Mamão tem muitas calorias? Saiba se pode incluir na dieta!

O mamão tem muitas calorias e engorda ou é bom para a perda de peso? Saiba se ele é saudável para a sua dieta e aproveite seus benefícios!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente pela Vai Viver Viagens?

Se você gosta de estar em contato com a natureza, conhecer comunidades locais e praticar ecoturismo, então veja como comprar pela Vai Viver Viagens e aproveite seus roteiros personalizados!

Continue lendo
content

Pacotes de viagem são mais convenientes? Veja dicas para aproveitar!

Pacotes de viagem podem ser a solução para quem quer transferir a responsabilidade de organização de viagem para uma agência, por exemplo. Assim, você pode adquirir um combo de serviços em um só lugar, o que facilita bastante na hora de programar suas férias. Confira!

Continue lendo
content

Confira como funciona uma viagem de trailer!

Viagens com trailer têm se tornado cada vez mais populares por quem busca liberdade e contato com a natureza. Entenda como essa modalidade funciona e veja algumas dicas para um passeio tranquilo!

Continue lendo