News

Comida liofilizada: o que é, tipos e opções para apostar

A comida liofilizada caiu nas graças de muita gente nos últimos tempos. Mas se você não sabe o que é, não se preocupe: hoje, veremos tudo sobre ela! Saiba mais aqui!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 04/07/2022

Afinal, o que é comida liofilizada? Conheça mais sobre o conceito

diversas opções de comida liofizada em prato
Confira tudo sobre a comida liofilizada e como funciona a produção desse tipo de alimento, bem como dicas de consumo! Fonte: Adobe Stock.

A comida liofilizada é uma espécie de comida desidratada. Contudo, sua produção ocorre de modo diferente dos tradicionais métodos de desidratação.

É isso, então, que faz com que ela se torne queridinha de pessoas que amam vida saudável e praticidade. Afinal, esses alimentos passam por processos que permitem a manutenção dos nutrientes, assim como aumentam o tempo de validade da comida.

Anúncios

Como é feita a comida liofilizada?

A liofilização é o processo pelo qual os vegetais são desidratados por meio da sublimação. Com isso, primeiramente há o congelamento deles a 30 graus negativos. Logo depois, a água presente nesses alimentos passa por uma vaporização a vácuo.

Com isso, há a retirada do líquido dos alimentos sem que isso afete a presença de nutrientes.

Quais são os benefícios da comida liofilizada?

A liofilização caiu nas graças de muitas pessoas adeptas à alimentação saudável não por acaso. Afinal, ela traz uma série de benefícios.

Primeiramente, os alimentos que passam por esse processo podem garantir validade de até 30 anos! Portanto, note que é uma forma de conservação que evita o desperdício de comida.

Além disso, esse processo permite que os alimentos sejam desidratados e conservados sem que percam nutrientes. Dessa forma, você pode comer frutas ou legumes desidratados e que possuem os mesmos elementos benéficos que os frescos.

Anúncios

Por que apostar na comida liofilizada no dia a dia?

Assim como existem vários benefícios da liofilização, também existem diversos motivos para apostar nesse tipo de alimento na sua dieta.

Em primeiro lugar, a comida liofilizada nada mais é do que um alimento desidratado, mas que mantém seus nutrientes. Por isso, auxilia na manutenção da alimentação saudável. 

Aqui, então, considere que ela se apresenta como uma ótima opção para carregar na bolsa. Desse modo, tenha sempre lanchinhos saudáveis à mão.

Além disso, note que esse tipo de alimento é aliado de quem tem uma rotina corrida e, portanto, não tem tempo para preparar alimentos todos os dias.

Quem pode comer comida liofilizada?

A princípio todas as pessoas podem comer alimentos que passam por esse procedimento. Contudo, é necessário considerar questões atinentes a eventuais alergias.

Situações em que a comida liofilizada é sua aliada

Por fim, saiba que em alguns momentos e situações a comida que passa pela liofilização pode ser uma grande aliada! Esse é o caso, por exemplo, de quem gosta de praticar esportes de alta intensidade. Os alimentos liofilizados são ótimos para repor nutrientes.

Igualmente, quem gosta de esportes ao ar livre, como trilhas e ciclismo de montanha, pode carregar esses alimentos sem dificuldades. Por fim, eles também são excelentes para acampamentos.

Mais dicas de alimentação

Enfim, agora que conhece mais sobre comida liofilizada, que tal descobrir quais são os alimentos e bebidas bons para limpar o estômago? Confira no link abaixo.

limpar o estômago

Como limpar o estômago? Veja 8 receitas!

Existem várias formas para conseguir limpar o estômago, desde chás até o consumo de alimentos. Aprenda aqui quais são eles.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Chás para o intestino: 7 opções para incluir no seu dia a dia

Conheça as 7 melhores opções de chás para o intestino e alcance o máximo em termos de saúde e bem-estar do sistema digestório.

Continue lendo
content

Receita para curar rachadura nos pés: saiba como fazer esse método infalível

Se você tem fissuras nos pés, saiba como fazer uma receita para curar a rachadura. Com simples cuidados, é possível resolver o problema!

Continue lendo
content

Pão de queijo de liquidificador: 30 minutos para saborear

O pão de queijo no liquidificador é uma versão simplificada dessa delícia que pode deixar seu dia ainda mais saboroso. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guia de viagem de Arraial do Cabo: veja antes de viajar!

Arraial do Cabo é uma das cidades mais belas do Brasil e atrai milhares de turistas todos os anos. Mas não são apenas praias paradisíacas que fazem o passeio valer a pena, então veja aqui um guia completo para a sua viagem!

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Zupper?

Comprar passagem na Zupper pode ser o primeiro passo para a viagem dos seus sonhos. Veja como fazer e garantir suas férias no exterior.

Continue lendo
content

Buser: saiba como funciona e se é confiável viajar!

A Buser é uma plataforma de passagens de ônibus que garante até 60% de desconto nos tickets. Portanto, conheça aqui tudo sobre ela e descubra se é mesmo confiável.

Continue lendo