News

Quem está amamentando pode tomar shake para emagrecer?

Ganhou peso na gestação e quer perdê-lo? Então confira se quem está amamentando pode tomar shake para emagrecer e se essa bebida faz bem para a alimentação do bebê.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 04/07/2022

Amamentação e dieta: quem está amamentando pode tomar shake para emagrecer?

Imagem de fundo cinza com uma indicação de qual o melhor shake para emagrecer
Não é recomendado que grávidas tomem shake para emagrecer. Fonte: Canva.

Os shakes são a aposta de muitos que querem perder alguns quilos. Contudo, será que quem está amamentando pode tomar shake para emagrecer?

Essa é uma pergunta de extrema importância. Afinal, o período de amamentação é crucial para o desenvolvimento do bebê. Nesse período ele se alimenta exclusivamente – ou quase que de forma exclusiva – do leite materno.

Portanto, este leite deve ser rico em nutrientes. E tais nutrientes surgem justamente da alimentação que a mãe coloca em prática. Continue lendo, então, e confira se lactantes podem utilizar o shake para perder peso.

Anúncios

Quem está amamentando pode tomar shake para emagrecer?

Não! Segundo médicos e nutricionistas essa não é uma boa escolha. Aliás, sequer deve-se pensar em trocar uma refeição por um shake.

Mas por quê? Pois bem. Isso se deve ao fato de que os shakes não contam com todas as proteínas necessárias para o desenvolvimento correto do organismo. Além disso, poderiam diminuir o valor nutricional do leite materno.

Outro ponto importante é que essas bebidas contam com substâncias prejudiciais, tais como conservantes e corantes. Dessa forma, podem prejudicar tanto a mamãe lactante quanto o bebê que se alimenta do seu leite.

Como emagrecer durante a amamentação?

Como vimos acima, quem está amamentando deve evitar shakes para emagrecer. Mas isso não significa que não seja possível perder peso durante essa período, como veremos.

Primeiramente porque é natural que o corpo vá se readaptando após a gestação. Os órgãos, tecidos e a pele vão voltando ao lugar original, aos poucos. Ainda, o organismo passa a eliminar substâncias das quais já não necessita.

Portanto, saiba que o emagrecimento ocorre naturalmente. É claro que ele pode não abarcar todos os quilos ganhos na gestação. Por isso, existem hábitos que auxiliam nesse emagrecimento. Confira alguns deles!

Anúncios

Beba muita água

Primeiramente, apostar em um consumo de ao menos 2 litros de água por dia é essencial para quem está amamentando emagrecer. Isso auxilia no trânsito intestinal, combate o inchaço e ajuda na eliminação de toxinas.

Além disso, um bom consumo de água é ideal para aumentar a produção de leite materno, essencial para o desenvolvimento do bebê.

Tenha alimentação equilibrada

Ainda, quem está amamentando e quer emagrecer deve manter uma alimentação balanceada. Isto é, com proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras boas. Evite os alimentos processados, bem como o excesso de sal e o consumo de açúcar.

Faça exercícios físicos

Uma simples caminhada com o bebê no carrinho ou no sling (canguru) já conta como exercício físico. O que importa é gastar mais calorias do que se come e respeitar o ciclo do corpo e sua recuperação após o parto.

Além disso, sempre siga as orientações médicas e do nutricionista!

Dicas de alimentação para gestantes

Agora que você já viu que quem está amamentando não pode tomar shake para emagrecer, que tal pegar umas dicas de alimentação mais saudável para o período?

Separamos abaixo um texto com dicas do que uma pessoa grávida que tem diabetes pode comer! Para acessá-lo, é só clicar no link abaixo!

Grávida furando o dedo para medir glicemia

Alimentação para diabetes gestacional: veja o que uma grávida deve comer!

A alimentação para diabetes gestacional deve ser saudável e funcional e uma gestante deve ingerir calorias suficientes para suprir as suas necessidades e do bebê.. Saiba mais aqui!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receitas com cúrcuma que fogem do óbvio

Aprenda a fazer diferentes receitas com cúrcuma que são funcionais, saborosas e ainda melhoram sua saúde como um todo. Vem descobrir!

Continue lendo
content

Conheça quais são as comidas mais caras do mundo

“Nunca vi, nem comi, só ouço falar”: conheça uma lista com as comidas mais caras do mundo que se encaixam exatamente nessa ideia.

Continue lendo
content

Vitaminas do complexo B: entenda a importância e os benefícios à saúde

Conheça todas as vitaminas do complexo B, suas funções e benefícios e as principais fontes alimentares para obtê-las por meio da alimentação.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Pão de Açúcar Mais Gold?

Se você quer aproveitar todos os benefícios do cartão Pão de Açúcar Mais Gold, confira todas as formas de solicitar esse produto incrível do banco Itaú. Assim, você pode começar a acumular pontos o quanto antes!

Continue lendo
content

Conheça Poços de Caldas: 5 dicas do que fazer e aproveitar!

Poços de Caldas pode ser considerada uma cidade completa. Nesse sentido, ela oferece atividades relaxantes, trilhas, passeios radicais e um cenário deslumbrante. Com certeza precisa estar na sua lista de viagens no Brasil.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito C6 Carbon?

Ao solicitar o cartão C6 Carbon você garante vantagens exclusivas, como o programa de pontos Átomos, onde você acumula 2,5 pontos a cada dólar gasto. Entenda o que fazer para pedir esse produto Premium da Mastercard.

Continue lendo