Emagrecimento

5 hormônios que afetam o emagrecimento: saiba quais são e como eles agem!

O processo de emagrecer muitas vezes não depende apenas da alimentação e exercícios físicos. Descubra quais são os hormônios que afetam o emagrecimento e tire suas dúvidas!

Anúncios

Afinal, porque faço dieta e não consigo emagrecer?

Mulher mostrando barriga com gordura
Entenda como os hormônios podem afetar a dieta! Fonte: AdobeStock.

Então, está tentando perder peso e por mais que se esforce não alcança o resultado desejado? Pois então, saiba que existem hormônios que afetam o emagrecimento. 

Menina sentada medindo o pulso com celular e smartwatch

Conheça os melhores aplicativos fitness do mercado!

escubra as melhores plataformas fitness para entrar em forma e mudar de vez seu estilo de vida. Tenha acesso fácil a dicas de saúde e bem-estar e vença o sedentarismo!

Pois bem, certos hormônios desempenham um importante papel no processo de emagrecimento, então é preciso conhecê-los para ter sucesso na sua dieta. Confira a seguir quais são!

E como os hormônios afetam o emagrecimento em nosso organismo?

Mulher se pesando em balança
Afinal, como funciona? Fonte: AdobeStock.

Então, os hormônios são substâncias químicas liberadas em nosso organismo e que são responsáveis por regular diversos processos corporais.

Assim, entre estes processos, temos a distribuição de gordura, a regulação do metabolismo e do apetite que agem diretamente no processo de emagrecimento.

Estes hormônios são produzidos pelo sistema endócrino e são liberados na corrente sanguínea.

Fatores que variam os níveis destes hormônios

São vários os fatores que fazem com que haja alteração nos níveis de hormônios em cada indivíduo e que afetam o emagrecimento.

Assim, alguns deles são: a carga genética, ciclo circadiano e também os hábitos e condições de saúde. Desse modo, como eles variam com o aumento da idade, o ganho de peso pode ser maior conforme a idade avança.

Com isso, muitas vezes apenas a dieta e os exercícios físicos não são suficientes para obtenção na redução de peso.

Conheça então os 5 principais hormônios que afetam o emagrecimento.

Médico formando palavra Cortisol com blocos
Confira hormônios que afetam sua vida fitness! Fonte: AdobeStock.

Muito bem, para quem está querendo perder peso, é importante saber que existem hormônios que são produzidos por nosso organismo que tem papel importante no processo de emagrecimento.

Afinal, é fundamental ter conhecimento sobre nosso corpo para conseguir ter uma vida mais saudável e atingir seus objetivos.

Então, neste artigo, vamos abordar 5 hormônios envolvidos na regulação do peso e saber como eles afetam nossa capacidade de emagrecer. 

Pois bem, os hormônios que afetam o emagrecimento são os da tireóide, cortisol, leptina, grelina e os sexuais. Então, acompanhe para saber mais sobre eles!

Tireóide

A glândula tireóide localiza-se no pescoço e é responsável por liberar hormônios com diversas consequências em nossa frequência cardíaca e temperatura corporal.

E, principalmente, a taxa metabólica do organismo que é responsável pela queima de calorias do nosso corpo. Os principais hormônios produzidos pela tireóide são o T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Desse modo, pessoas com hipotireoidismo produzem poucos hormônios e portanto têm a taxa metabólica reduzida que dificulta a perda de peso.

Portanto, entre os hormônios que afetam o emagrecimento, a glândula tireóide é uma das mais importantes.

Cortisol

Muito bem, já o hormônio cortisol é mais conhecido como o hormônio do estresse e são produzidos nos rins, pelas glândulas supra renais. A sua produção está associada à nossa vida moderna e agitada que prejudica nosso organismo.

Assim, muitas vezes este processo leva as pessoas a aumentarem o consumo de alimentos que consequentemente provocam o ganho de peso.

E também, o cortisol pode aumentar o nível de gordura visceral que se acumula na região da cintura. Sendo assim, esse é um dos hormônios que afetam o emagrecimento de forma significativa.

Desse modo, é preciso controlar o nível de stress com a prática de atividades físicas, leituras, meditação e outros que ajudam a equilibrar nosso corpo.

quatro marmitas fitness dispostas lado a lado

Prato fitness: o que conter para ser equilibrado?

Montar um prato fitness não significa que ele deve ter pouquíssimas calorias, mas sim nutrientes indispensáveis. Confira, então, o que deve ter no seu prato!

Leptina

Pois bem, as células de gordura são as responsáveis pela produção da leptina e que causa uma redução no apetite. Então, é importante o controle desses hormônios que afetam o emagrecimento.

Porém, as pessoas mais gordas apesar de terem níveis mais altos deste hormônio, são menos sensíveis aos seus efeitos.

Desse modo, as mesmas não saciam sua fome após a ingestão de alimentos, o que causa a ingestão excessiva de alimentos.

Assim, quanto mais magra a pessoa for, maior será o efeito do hormônio levando ao aumento dos níveis de saciedade e ingerindo somente a quantidade necessária.

Grelina

Já o hormônio grelina produz um efeito contrário à leptina em nosso organismo, ou seja, ele estimula o apetite e é comumente chamado de “hormônio da fome”.

Como esses hormônios afetam o emagrecimento? Pois bem, eles são liberados pelas células do estômago e são responsável por comunicar ao cérebro que está na hora de comer, o que nos dá a sensação de fome.

Desse modo, se a pessoa tiver uma dieta muito restritiva, sofrerá um aumento dos níveis de grelina e vai sentir mais fome e ingerir mais alimentos que o necessário.

Uma das recomendações é a de se consumir mais alimentos ricos em proteínas que aumenta o grau de saciedade ao se alimentar e mantém a grelina sob controle.

Hormônios sexuais

Muito bem, os hormônios sexuais são os responsáveis pela distribuição de gordura em nosso organismo.

Estrogênio

Assim, o estrogênio é o hormônio sexual feminino e tem a função de determinar que a gordura seja distribuída na região dos quadris e coxas.

Por isso, quando seus níveis estão baixos, o que ocorre é que a gordura passa a ser distribuída em maior quantidade na região da cintura. Por isso, este é um dos hormônios que afetam demais o emagrecimento.

Então, o acúmulo de gordura visceral é responsável pelo aumento nos risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Esta queda nos níveis de estrogênio se acentua nos períodos de menopausa.

Testosterona

O hormônio sexual masculino é a testosterona, que é responsável pela regulação dos níveis de gordura corporal e de formação de massa muscular.

Assim, conforme a idade vai aumentando, os níveis de testosterona diminuem e em consequência fica mais difícil o controle do peso.

Conclusão

Então, conforme dito anteriormente, é importante que se tenha um controle dos níveis de hormônios que influenciam nosso peso corporal.

Portanto, se deseja fazer uma dieta para perder peso, é fundamental que se faça um check-up médico para saber como estão os seus níveis hormonais.

Desse modo, é possível identificar alguma anomalia e fazer o tratamento adequado. Com esse controle, com certeza, você pode emagrecer com mais facilidade.

Agora, se você é uma pessoa ativa e pratica exercícios físicos, quer saber o que comer após os treinos para que eles sejam mais eficazes? Então, acompanhe o post do link abaixo para mais informações! 

imagem com fundo de madeira indicando O que comer depois do treino para emagrecer

O que comer depois do treino para emagrecer?

O que se come depois do treino para emagrecer faz toda a diferença no alcance dos seus objetivos. Confira algumas dicas de como escolher seu lanche com sabedoria!

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Receita de massa de panqueca doce: aprenda a fazer fácil!

Gosta de pratos diferentes para o café da manhã? Então aprenda como fazer a receita de massa de panqueca doce e complemente a refeição!

Continue lendo
content

Sarampo: reconheça sinais, saiba quando buscar ajuda médica e como prevenir

O sarampo é uma doença viral para a qual já existe vacina. Saiba tudo sobre ele aqui, como sintomas, tratamento e formas de prevenção!

Continue lendo
content

Como melhorar a imunidade do bebê com alimentos

Aprenda aqui como melhorar a imunidade do bebê com alimentos ricos em zinco, vitamina C, ômega 3 e outros nutrientes importantes!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Easy Trip?

Garantindo atendimento personalizado, a Easy Trip conecta você a todos os serviços de turismo que você busca! Assim, você organiza sua viagem com mais praticidade e agilidade, então veja agora como comprar com a agência!

Continue lendo
content

Skyscanner ofertas: Tudo que você precisa saber para garantir as melhores promoções 

Descubra o mundo com o Skyscanner, seu aliado perfeito em viagens! Encontre as melhores ofertas em passagens aéreas, hotéis e aluguéis de carro. Por fim, direcionamos você até a página oficial, ao final do conteúdo.

Continue lendo
content

Havan ou CVC: qual a melhor para viajar?

Tanto a Havan Viagens quanto a CVC Viagens podem ser uma excelente opção se você procura praticidade e facilidade na hora de reservar serviços de turismo. No entanto, é importante entender como elas funcionam para ter mais segurança na hora de fazer a compra. Confira!

Continue lendo