Dicas

Emagrecimento na gravidez: saiba qual é a melhor maneira de perder peso

Saiba como conseguir um peso adequado e evitar complicações durante a gravidez. O objetivo é sempre um bebê saudável. Conheça importantes dicas e procure sempre se informar!

Anúncios

por Solange Zecchin

Publicado em 15/09/2022

É possível alcançar o emagrecimento durante a gravidez?  

Saiba como emagrecer de maneira saudável na gravidez. Fonte: AdobeStock.

Você está buscando o emagrecimento na gravidez? Pois saiba que não está sozinha. Muitas mulheres sentem a pressão de emagrecer durante os nove meses, mas será que isso é realmente uma boa ideia?

Neste post, vamos analisar a melhor maneira de emagrecer durante a gravidez, e se você deve ou não se preocupar em tentar. Continue lendo para saber mais!

Teste de gravidez entre as mãos

15 sintomas de gravidez: como saber se estou grávida?

Conheça os primeiros sintomas de gravidez e saiba quais são as melhores formas de saber se você está grávida ou não.

Afinal, será mesmo que você quer emagrecer ou está somente se sentindo pressionada? Para te acalmar e te ajudar, a seguir vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto.

Além disso, te mostraremos como manter uma alimentação saudável durante a gestação, plano alimentar esse que beneficiará tanto você como seu bebê. Saiba mais!

Anúncios

Emagrecimento na gravidez: dúvidas mais comuns entre gestantes

Conheça as dúvidas mais frequentes que as grávidas têm durante a gestação. Fonte: AdobeStock.

Durante a gestação, a pessoa grávida fica mais sensível e, junto com a sensibilidade, a barriga aumenta, os pés incham e muitas outras transformações acontecem.

Então, diante de tudo isso, como cuidar de si mesma e se manter saudável para que o bebê cresça bem e seguro? Não se preocupe! Nós te explicamos. Abaixo respondemos as principais dúvidas sobre alimentação e saúde nesse período.

A respeito de nutrição, como a gestante pode se preparar para uma gravidez saudável?

Pois bem, o estilo de vida dos pais antes e durante a gestação influenciam fortemente a saúde dos filhos. Então, a preocupação com a alimentação e a prática regular de exercícios físicos devem ser priorizados.

Dessa forma, um plano alimentar de baixo índice glicêmico com alimentos anti-inflamatórios (acerola, gengibre, laranja, frutas vermelhas) deve fazer parte da sua dieta.

Além disso, o uso de ômega 3 e uma suplementação nutricional apropriada ajudam na qualidade dos óvulos. E, por fim, evite alimentos industrializados e gordurosos. E, se puder, consuma verduras, frutas e legumes sem agrotóxicos.

Anúncios

Como devem se alimentar as mulheres que enfrentam diabetes gestacional?

Primeiramente, saiba que as orientações para a dieta de diabetes gestacional são praticamente iguais à da diabetes comum. Então, é preciso excluir alimentos que contenham a farinha branca (pães, massas, doces, salgados e doces). 

Além disso, alimentos que contenham mel e açúcar também devem ser eliminados. E mesmo o consumo das farinhas integrais deve ser feito com moderação, pois provoca alterações na glicemia.

Existe relação entre diabetes gestacional, sobrepeso e obesidade?

O excesso de peso está sim relacionado à diabetes gestacional. Isso porque o sobrepeso está ligado ao aumento dos níveis de glicemia e resistência à insulina.

Uma alimentação sem critérios durante a gravidez favorece o aumento da glicemia no sangue, podendo ocasionar complicações como pré-eclâmpsia e parto prematuro.

Como uma boa nutrição pode evitar a temida pré-eclâmpsia?

O controle de peso gestacional é uma das orientações mais importantes para o período. Depois, a alimentação rica em fibras, como aveia, chia e linhaça; frutas e verduras; e o aumento do consumo de água devem ser adotados.

Além disso, os produtos industrializados devem ser evitados por apresentarem alto nível de sódio. Portanto, nem olhe para os refrigerantes, salgadinhos, macarrão instantâneo, bolachas recheadas, embutidos, dentre outros.

Durante a amamentação, as lactantes podem fazer dieta para emagrecer?

Estudos acompanharam mulheres que diminuíram o consumo de calorias entre 6 a 15 semanas de amamentação.  Como conclusão, não houve interferência no volume de leite materno durante esse período.

Mesmo assim, é aconselhável esperar um pouco para pensar em fazer dieta pós-parto. Assim, nos primeiros dias, a sua atenção e preocupação devem estar todas voltadas para o bebê.

Por outro lado, não é preciso esperar até o fim da amamentação para iniciar um plano alimentar. O importante é que ele seja direcionado por um médico ou nutricionista.

Posso manter a mesma alimentação ou preciso fazer ajustes?

Durante a gestação, as exigências nutricionais mudam a cada trimestre. Assim, nos primeiros três meses, o embrião pesa apenas algumas gramas, não necessitando de muita energia.

Porém, é fundamental manter o equilíbrio nutricional para uma boa saúde do feto. 

Descubra como emagrecer sem afetar o bebê

Confira como emagrecer sem afetar a saúde do bebê. Fonte: AdobeStock.

Então, veja a seguir algumas dicas de como conseguir o emagrecimento na gravidez sem afetar o seu bebê.

  • Converse com seu médico – É fundamental o acompanhamento de seu médico durante a gestação. Peça uma indicação de um nutricionista para fazer uma dieta diferenciada;
  • Hidroginástica – Por ser um exercício aeróbico, ele desenvolve o sistema cardíaco. Além disso, é uma atividade física de baixo impacto, evitando maiores riscos de lesões. Portanto, provoca uma queima calórica segura e, ainda, a barriga da grávida fica protegida dentro da água.
  • Reeducação alimentar – Programas eficientes, como do Vigilantes do Peso, são indicados pelos médicos. Isso porque eles focam em pratos balanceados, mas sem restrições de alimentos;
  • Respeite a fome – Aqui, o conselho é se alimentar de 3 em 3 horas com frutas, legumes (aipo, cenoura), castanhas e queijos magros. 

Dicas para melhorar a saciedade durante a gravidez

Pois bem, veja a seguir algumas dicas para aumentar a saciedade durante este período. Assim, você consegue manter uma gestação saudável e um plano alimentar equilibrado sem passar vontade!

Atenção com os horários

Mantenha uma rotina alimentar, tendo cuidado especial no café da manhã. Afinal, deve-se priorizar essa primeira refeição do dia.

Inclusive, pesquisas apontam que as gestantes que comem um café da manhã completo têm uma ingestão maior de carboidratos e energia pela manhã, e menor no jantar. E isso pode ajudar a conseguir o emagrecimento na gravidez.

Escolha alimentos da dieta mediterrânea

A famosa dieta mediterrânea é composta principalmente por alimentos como azeite de oliva, legumes e tomates, que são benéficos para a saúde da gestante, além de reduzirem o risco de diabetes gestacional e o excesso de peso.

Hormônios

Por fim, é importante consultar o seu obstetra e realizar exames para saber como estão seus níveis hormonais. Assim, você pode tirar mais dúvidas e perguntar sobre emagrecimento na gravidez!

Por exemplo, sabia que o hipotálamo, localizado no cérebro, é responsável pela produção de diferentes hormônios? Tanto a saciedade quanto a fome, são reguladas por ele. 

Aliás, se você quiser mais informações sobre emagrecimento, amamentação e gravidez, acesse o link abaixo e saiba como emagrecer amamentando, trazendo dicas saudáveis e sem restrições!

Mãe amamentando bebê recém-nascido sentada na cama. Simbolizando como emagrecer amamentando

Como emagrecer amamentando? Veja dicas!

Ganhar peso na gravidez é natural! Veja aqui, então, como emagrecer amamentando de forma saudável, não restrita e com acompanhamento médico!

Sobre o autor

Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Curso Domine sua Cozinha: conheça e aprenda a cozinhar de tudo!

Conheça tudo o que o Curso Domine sua Cozinha online tem a oferecer. Desde técnicas e cortes, até os tipos de alimento abordados. Confira!

Continue lendo
content

Aplicativo FreeStyle Libre: como usar para melhorar sua saúde!

Veja aqui como usar o aplicativo FreeStyle Libre e aprenda como medir os níveis de açúcar no sangue de forma prática e segura!

Continue lendo
content

Aplicativo Dietbox: como baixar para usar?

Você é nutricionista? Então saiba como baixar o aplicativo Dietbox e agende consultas, acompanhe cada paciente e faça cobranças, tudo no app!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Itaucard Azul Visa Infinite?

Solicitar o cartão Itaucard Azul Visa Infinite é fácil e você não precisa ser correntista. Portanto, poderá acessar o site do banco e preencher o formulário, ou caso seja cliente Itaú pode falar diretamente com seu gerente de conta.

Continue lendo
content

LogiTravel: saiba como funciona e se é confiável!

A LogiTravel é uma agência de turismo espanhola que está no Brasil desde 2010 com vendas focadas em cruzeiros. Então, se você quer saber como ela funciona e se é confiável, veja nosso conteúdo sobre a LogiTravel!

Continue lendo
content

Melhores sites para comprar pacotes e passagens: conheça 8!

Conheça os melhores sites para comprar pacotes de viagens, passagens aéreas, reservar hotéis e até ingressos de passeios! Então, descomplique sua forma de fazer viagens e compre tudo em um só lugar!

Continue lendo