Listas

Como emagrecer sem dieta restritiva: 8 dicas práticas!

Emagrecer sem dieta é possível, e é isso que iremos comprovar aqui hoje. Beber bastante água, consumir fibras e fazer exercícios são alguns truques e dicas para perder peso sem limitar seu prato de comida!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 29/03/2022

Aprenda dicas valiosas para emagrecer mesmo sem fazer dieta rigorosa

imagem com água saborizada de limão para emagrecer sem dieta
Água saborizada é uma excelente opção para o emagrecimento. Fonte: Pexels.

Alguns acreditam que emagrecer sem dieta é impossível e, hoje, viemos desmistificar isso. Afinal, não é preciso restringir-se para perder peso.

A restrição dá mais espaço e riscos para compulsões alimentares. Além disso, elas podem privar o seu organismo de alguns nutrientes que são essenciais ao bom funcionamento. Por isso, por mais que haja a sensação de perda de peso com restrições, elas não são necessariamente saudáveis. Geralmente, em verdade, não o são.

É por isso que é comum o efeito sanfona. Ele nada mais é do que o emagrecimento e engorda constantes e revezados. Afinal, é impossível manter a dieta restritiva por muito tempo e, com isso, o organismo volta a ganhar peso.

Por outro lado, quando se adotam novos hábitos que não a restrição é possível, sim, emagrecer sem dieta. Abaixo, então, confira alguns deles e os adote. Dessa maneira, perder gordura será algo natural!

Tábua com legumes e verduras e faca

Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

Você sabia que existem diferenças entre dieta e reeducação alimentar? Pois saiba, hoje mesmo, como se distinguem e como cada uma delas se caracteriza na hora de alcançar o corpo desejado e saúde!

Anúncios

8 dicas para quem quer emagrecer em uma rotina sem dieta e restrições  

Mulher com uma bicicleta para emagrecer sem dieta
O corpo agradece a prática de exercícios. Fonte: Pexels.

Abaixo você confere dicas que ajudarão você a perder peso sem que seja necessário empenhar-se em uma dieta com restrições!

Tenha uma rotina de exercícios físicos

Primeiramente, perder peso requer uma rotina de exercícios. O sedentarismo é perigoso e aumenta as chances de doenças cardiovasculares. Além disso, ele também traz riscos para as articulações, músculos e estruturas.

Adotar uma rotina de exercícios ajuda a diminuir a inflamação das células. Igualmente, ajuda a acelerar o metabolismo e fortalece o sistema imunológico. Por isso, além de queimar calorias e ajudar no emagrecimento, aumenta sua saúde.

São várias as atividades diárias. Caso você seja completamente sedentária(o) comece aos poucos. Fazer os trajetos diários a pé é uma delas. Substituir o elevador por escadas é outra forma, também.

Igualmente, considere esportes e atividades que você considera prazerosas. Elas podem ser ao ar livre ou em academias e até mesmo em casa.

Anúncios

Aumente o consumo de vegetais e fibras

Outra forma de emagrecer sem dieta é com algumas adaptações na sua alimentação. Por exemplo, aumente o consumo de vegetais. Dentre eles, frutas, legumes e verduras. Também, dos alimentos fibrosos, tais como aveia e quinoa.

Com isso o seu organismo encontra os nutrientes essenciais para se manter e desenvolver suas estruturas. Ainda, garante elementos que ajudam no combate às inflamações celulares e na eliminação da gordura.

Hidrate-se ao longo do dia

A hidratação também ajuda emagrecer sem dieta. Afinal, ela ajuda na distribuição dos nutrientes pelo organismo. Da mesma forma, na eliminação de gordura e no funcionamento gastrointestinal.

Ainda, combate o inchaço das células, de forma que o corpo fica visivelmente mais magro. Para isso, busque consumir água os poucos e ao longo de todo o dia. Igualmente, lembre-se de se hidratar durante os exercícios.

Faça boas escolhas alimentares

Não é dieta: são boas escolhas alimentares. É importante ter isso em mente pelo fato de que é assim que você consegue adotar melhores hábitos. Prefira alimentos naturais no lugar dos ultraprocessados (industrializados).

Pegue leve com o açúcar

Você não precisa abrir mão completamente do consumo de açúcar. Mas saiba que é importante controlá-lo. Afinal, ele aumenta a inflamação das células, bem como os riscos com diabetes e seus reflexos.

Mas como diminuir esse consumo? Ao longo do dia, procure consumir cafés e chás sem adoçá-los. Caso não consiga, opte por alternativas mais saudáveis, como mel ou açúcar mascavo.

Igualmente, procure consumir iogurtes sem açúcar, bem como frutas sem outras adições. Afinal, o açúcar nelas contido naturalmente basta por si mesmo.

Você não precisa abrir mão da sua sobremesa, aliás. Apenas saiba reduzir a porção e escolhê-la da melhor forma possível. Isto é, sempre que der, opte por doces naturalmetne produzidos, como os à base de frutas.

Planeje seus cardápios e compras no supermercado

Mulher e criança fazendo compras saudáveis para emagrecer sem dieta
Alimentação saudável começa na feira, hortifruti ou no supermercado. Fonte: Pexels.

Uma boa maneira de melhorar a sua alimentação naturalmente é pelo planejamento das compras, possibilitando emagrecer sem dieta. Com isso você faz boas escolhas e evita comprar produtos cheios de gordura e açúcar que não seriam necessários.

Ao saber o que você pretende preparar para a semana, é mais fácil adaptar as compras e alimentações e manter o foco. Para as refeições fora de casa busque sempre levar algo na bolsa, como uma fruta para o lanche; ou, então, prefira os buffets onde você escolhe o que vai ao prato.

Faça pequenas refeições com frequência

O emagrecimento depende do aceleramento do metabolismo. E uma forma de fazer isso é por meio da realização de mais refeições por dia, porém com menos quantidade de comida em cada uma. Com isso seu corpo acelera a digestão, bem como a realiza com melhor qualidade. 

Mastigue bem e com calma, longe de distrações

Por fim, nossa última dica para emagrecer sem dieta é prestar atenção nas refeições. Evite comer na frente do computador ou da televisão. Com isso, você consegue focar no que está consumindo e na quantidade que consome.

Mastigue devagar, também, para que a digestão já inicie na boca e para que seu estômago se prepare para continuar o processo. Isso também ajuda a mandar sinais ao cérebro sobre a satisfação.

E, consequentemente, também faz com que você sinta mais cedo a sensação de saciedade. Isto é, você come apenas a quantidade que realmente precisa.

Com essas dicas, então, você pode conquistar uma vida mais saudável e emagrecer sem dieta. Continue comendo de tudo ao mesmo tempo em que se alimenta com qualidade a partir de boas escolhas!

Por fim, você ainda melhora a sua qualidade de vida, com uma alimentação saudável, sem precisar de restrições.

Caso queira saber como se manter na alimentação saudável mesmo com uma rotina corrida, dê uma olhada no conteúdo preparado abaixo!

mulher cortando fruta na cozinha

Alimentação saudável para rotina corrida: veja 6 dicas!

Há quem ache que é impossível manter alimentação saudável para rotina corrida. Porém, hoje convenceremos você que isso não é verdade. Veja dicas de como comer mais frutas e verduras mesmo com pouco tempo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receitas simples para iniciantes na cozinha

Existem receitas simples para iniciantes que são bem práticas e de rápida execução. Veja 3 opções aqui e aprenda o preparo passo a passo!

Continue lendo
content

Pipoca de leite ninho é opção especial para festa junina, aprenda

Que tal dar um toque especial na pipoca? Confira como fazer pipoca de leite ninho, doce e diferente, perfeita para qualquer momento.

Continue lendo
content

Receita com peixe chinês: Delícia como você nunca viu

Você conhece a receita com peixe chinês? Ela é cheia de especiarias típicas do Oriente e traz muitos sabores. Conheça e veja como preparar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hurb: saiba como funciona e se é confiável!

Se você já conhece o Hurb, então sabe que ele oferece pacotes com valores incríveis que até parecem mentira. Então, fica a dúvida se ele é realmente confiável. Confira aqui todas as informações para tirar essa dúvida!

Continue lendo
content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Confira aqui nossas dicas de viagens para roteiros em Portugal e descubra as melhores cidades para visitar. Assim, você já pode programar e incluir Lisboa, Sintra e as praias de Algarve! Confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão American Express Platinum: acumule pontos ou milhas!

Se você é um viajante assíduo, então os benefícios do cartão American Express Platinum podem ser interessantes. Isso porque ele oferece descontos em hotéis e resorts parceiros, além de seguros e proteções valiosas para quem costuma viajar. Conheça mais!

Continue lendo