Saúde

As doenças do século: o que é ansiedade, depressão, burnout?

Você conhece quais são as chamadas “doenças do século”? Pois saiba que elas são silenciosas e afetam boa parte da população. Saiba mais hoje!

Anúncios

por Aline Augusto

26/02/2022 | Atualizado em 01/03/2022

Entenda as principais doenças que afetam a saúde mental: como surgem, como tratar e como prevenir

Doenças do século
Conheça as doenças do século. Fonte: Pexels.

As doenças do século possuem, todas, relação com a saúde mental. Esse, não à toa, é um tema que ganha cada vez mais espaço. Veja mais sobre ele.

Até alguns anos atrás falar de doenças mentais era um verdadeiro tabu. E isso, inegavelmente, causou grandes estragos. Primeiramente, a negação quanto à existência dessas doenças. Igualmente, pelo preconceito que as rodeia.

Contudo, as coisas estão mudando. Hoje é comum que pessoas falem de condições psíquicas. O reconhecimento da existência desse tipo de doença, afinal, é o primeiro passo para tratá-las.

Tais doenças, que se ilustram na ansiedade, na depressão e no burnout, são silenciosas. Ainda, estão relacionadas em muito com o nosso dia a dia. Contudo, é possível reconhecê-las, tratá-las e inclusive precavê-las. Saiba tudo sobre elas!

Mulher de máscara pensando

Saúde mental e covid-19: Conheça os principais efeitos psicológicos da pandemia

Saúde mental e covid-19 estão totalmente interligadas. Conheça os principais efeitos psicológicos que a pandemia causou na população de todo o planeta, e maneiras simples de retomar o controle do bem-estar cognitivo.

Anúncios

Porque a ansiedade é considerada uma das principais doenças do século?

Doenças do século.
Saiba por que a ansiedade é uma das doenças do século. Fonte: Pexels.

Segundo a psicóloga Mariana Cavalcante:

A ansiedade faz parte da vida da maioria da população, inclusive é considerada o mal do século. É uma emoção vaga, desagradável, que traz medo e tensão. Ela pode ser gerada por uma situação de risco ou ameaça e prepara o organismo para tomar atitudes que possam prevenir ou diminuir os possíveis prejuízos.

Nesse sentido, é preciso ressaltar que ter crises ansiedade e estar ansioso são questões diferentes. Ficar ansioso perante uma expectativa real ou uma nova experiência é completamente natural. O problema aparece quando a sensação aparece sem motivo, de forma que o corpo parece estar sempre se preparando para o pior.

E isso, é claro, afeta em muito a mente e o bem-estar. Pessoas ansiosas passam a ter problemas sociais, bem como outros que refletem desde a alimentação até a produtividade.

Mas por que ela é o mal do século? Sobre isso, veja o que diz o psiquiatra Sander Fridman, em entrevista ao jornal Extra:

Estamos vivendo no automático, com pressa, grudados no celular, irritados com o trânsito. Com menos tempo, estamos sempre preocupados se estamos fazendo tudo correto, e, às vezes, nos culpamos, não conseguimos dormir. (…) Quando há ansiedade em excesso, pode desencadear transtornos como pânico, fobia social, transtorno do estresse pós-traumático e transtorno obsessivo compulsivo (TOC) — alerta Rodrigo — No transtorno do estresse pós-traumático, por exemplo, o indivíduo passou por uma situação estressante e tem episódios de ‘flashback’, vivencia aquela experiência, extremante ansiosa, várias vezes. 

Quais as principais doenças do século 21 e como evitar?

doenças do século
Saiba quais são as principais doenças do século. Fonte: Pexels.

A ansiedade é apenas um dos ditos males do século. Contudo, não está sozinha. Existem outras doenças que a acompanham nessa lista. Veja quais são elas, como evitá-las e como elas se caracterizam.

Anúncios

Ansiedade

A ansiedade, segundo a psicoterapeuta Myriam Durante, em entrevista ao Extra, em princípio, “é uma coisa boa, é uma reação do organismo a uma situação de perigo. O problema é quando a gente dispara este mecanismo do cérebro para ‘‘coisas bobas’’ ou imperceptíveis. Isso pode gerar um ataque de pânico”.

Ela se revela na constante e extrema expectativa, medo e preparação mental para lidar com prejuízos e coisas negativas que muitas vezes carecem de qualquer conexão com a realidade.

Para evitar e tratar essa condição, é indispensável:

  • Manter a boa alimentação;
  • Ter uma rotina de exercícios físicos;
  • Buscar o relaxamento;
  • Garantir as horas de sono mínimas para o bem-estar;
  • Buscar ajuda com terapeuta e psiquiatra;
  • Reduzir substâncias estimulantes (drogas, cafeína e afins);
  • Diminuir a autocobrança.

Depressão

A depressão também é uma das doenças do século. Ela corresponde a uma condição que se dá por transtorno biológico-químico. Nesse caso, há a perda do interesse em atividades que até então eram consideradas prazerosas. Igualmente, existem picos de humor em que uma tristeza profunda pode tomar a vez de um estado de espírito alegre de uma hora para outra.

Todavia, dentre os sintomas que a depressão apresenta estão:

  • Baixo desempenho em atividades escolares ou intelectuais;
  • Irritabilidade;
  • Fadiga excessiva;
  • Distúrbios de sono;
  • Mudança de padrão alimentar;
  • Falta de prazer nas coisas.

As formas de prevenção desse tipo de condição são basicamente as mesmas que apresentamos anteriormente. Isto é, a prática de exercícios, a manutenção de uma alimentação correta e a busca por ajuda médica e psicóloga.

Igualmente, a busca por novas atividade, bem como a mudança de ares. Tudo isso pode ajudar. Contudo, mesmo assim ninguém está livre de quadros depressivos e, nesse caso, sempre é necessário buscar ajuda médica.

Burnout

Por fim, o Burnout fecha nossa lista de doenças do século. Ademais, essa é uma doença que começou a ganhar fama nos últimos anos. 

Contudo, ela tem relação com o ambiente profissional e com o desgaste que ele pode operar sobre a saúde do paciente, especialmente mental. Sobre o assunto, veja o que disse o psiquiatra André Gordilho em entrevista eu G1:

É conhecido também como a síndrome do esgotamento profissional, né, que tem essas características da pessoa se sentir muito cansada, desanimada do trabalho, esgotada mentalmente, com dificuldade, inclusive, às vezes, de raciocinar, ficar mais irritado, mais agressivo, e vem sintomas ansiosos, depressivos. A característica do burnout é que ele está diretamente associado ao ambiente de trabalho, e esse ambiente de trabalho sendo o fator principal da causa do desenvolvimento desses sintomas. Antigamente não era considerada uma doença ocupacional, uma doença do trabalho, agora que vem sendo.

Como essa é uma doença que tem relação com o ambiente de trabalho, não basta garantir condições de boa alimentação, sono e qualidade de vida. No entanto, é necessário que o ambiente laboral também ofereça qualidade de tratamento, de relações e financeiramente.

Ainda, é necessário rever questões relacionadas ao que causa o esgotamento do trabalhador. Ou seja, cobrança excessiva de metas ou atividades que extrapolam as condições do trabalhador.

Mais uma vez, buscar ajuda profissional é sempre uma boa opção e é indispensável para o tratamento.

Caso queira mais dicas sobre alternativas para lidar com a ansiedade, dê uma olhada no nosso conteúdo com 5 dicas de receitas que ajudam a controlá-la naturalmente!

mulher com mãos na cabeça em frente a computador

Ansiedade: aprenda como controlar naturalmente com essas 5 receitas

Existem maneiras de controlar a ansiedade naturalmente. Por isso, apostar nelas é uma forma de cuidar do seu bem-estar de forma natural. Confira, abaixo, como fazer isso!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receita de bolinho de arroz simples: veja como fazer!

Arroz é um ingrediente comum que pode ser aproveitado para fazer deliciosos pratos! Então, veja aqui receita de bolinho de arroz simples.

Continue lendo
content

Bolo de aniversário simples e barato: aprenda a fazer!

Para fazer um bolo de aniversário simples e barato você não precisa de muitos ingredientes. Veja aqui algumas sugestões deliciosas para você!

Continue lendo
content

Receitas para secar: saiba perigo de dietas milagrosas

Receitas para secar realmente funcionam? Saiba tudo sobre os perigos de dietas milagrosas que são vendidas pela internet. Veja mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Escolha o melhor cartão de crédito para ganhar milhas: viaje de graça e ganhe descontos!

Quer ajuda para encontrar o melhor cartão de crédito para acumular pontos e trocá-los por minhas aéreas? Não se preocupe! Neste texto, reunimos as melhores opções para você! Confira.

Continue lendo
content

Trivago: saiba como funciona e se é confiável viajar!

Se você está procurando hospedagem para sua viagem, saiba que a Trivago é uma plataforma de busca e comparação que pode te ajudar a encontrar a melhor oferta. No entanto, se você ainda não sabe se pode confiar na Trivago, descubra aqui se a empresa é confiável!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Pegue sua Mochila?

Com site oficial para comprar pacotes de viagem online, a Pegue sua Mochila oferece todo o atendimento de forma digital. Veja o passo a passo detalhado de como comprar os pacotes para aproveitar!

Continue lendo