Saúde

Ansiedade: aprenda como controlar naturalmente com essas 5 receitas

Existem maneiras de controlar a ansiedade naturalmente. Por isso, apostar nelas é uma forma de cuidar do seu bem-estar de forma natural. Confira, abaixo, como fazer isso!

Anúncios

por Aline Augusto

25/02/2022 | Atualizado em 01/03/2022

Como controlar a ansiedade naturalmente: aprenda receitas que auxiliam

como controlar ansiedade naturalmente
Como controlar ansiedade naturalmente. Fonte: Pexels.

Hoje veremos como controlar a ansiedade naturalmente. Isto é, com alimentos naturais que ajudam contra os quadros de transtorno de ansiedade.

Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde em 2019 o Brasil é o campeão quando o assunto é ansiedade. À época foram contabilizadas 18,6 milhões de brasileiros com o transtorno.

Esse é um dado preocupante e que requer medidas que ajudem a população que sofre com o transtorno. Ainda, requer cuidados médicos para controle da situação e garantia do bem-estar dos pacientes.

Mas já pensou em controlar a ansiedade naturalmente? Existem várias formas de usar alimentos naturais em seu favor e para o combate da ansiedade. Abaixo, veja como usar a nutrição para tais fins.

Cápsulas com o interior rox

Óleo de lavanda em cápsulas: Novidade promete sono de qualidade

Óleo de lavanda em cápsulas é suplemento com elevado grau de tecnologia. Seu uso garante sono de qualidade e reparador: algo importante para os dias atuais.

Anúncios

Como curar ansiedade naturalmente?

como controlar ansiedade naturalmente
Descubra como controlar a ansiedade. Fonte: Pexels.

Primeiramente, é importante destacar que os transtornos de ansiedade não têm cura. Sobre isso, veja o que disse a psiquiatra Erika Mendonça ao portal Cuidados pela Vida:

Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos. Quando uma pessoa está assintomática, com ou sem o uso de medicação, dizemos que ela está em remissão do quadro, mas não curada.

Portanto, o que se pode fazer é controlar o quadro de ansiedade e evitar que novas crises se apresentem. Contudo, não é uma cura.

Além disso, é necessário destacar que por mais que receitas possam ajudar no controle, o tratamento requer acompanhamento médico. Por isso, use as receitas em seu favor, mas sem deixar de seguir as orientações do seu médico!

5 receitas pra acabar com ansiedade naturalmente em 5 minutos

como controlar ansiedade naturalmente
Veja como controlar a ansiedade de forma natural com essas receitas. Fonte: Pexels.

As receitas que listamos abaixo possuem nutrientes que ajudam no controle das crises de ansiedade. Assim, é uma forma de usar mais uma vez o poder que a nutrição possui sobre o organismo. Ao se garantir elementos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, então, torna-se possível obter uma série de benefícios, inclusive contra a ansiedade.

Anúncios

Chá de erva cidreira

A primeira receita para controlar a ansiedade naturalmente corresponde ao chá de cidreira. Ele é feito a partir dessa erva que é repleta de nutrientes e bons elementos ao funcionamento do organismo.

Dentre eles estão flavonóides e ácido rosmarínico, que se destacam no tratamento contra a ansiedade. Afinal, eles possues propriedades relaxantes, com efeito calmante. Portanto, essa chá é um ótimo aliado no tratamento.

Os especialistas indicam que haja o consumo de até 2 xícaras do chá diariamente. Dessa forma, ele controla a ansiedade naturalmente. Abaixo, então, confira como fazer essa bebida poderosa!

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de erva cidreira;
  • 1 xícara (chá) de água fervente.

Basta colocar a erva dentro da água fervente, fora do fogo. Assim, tampe para abafar e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe e beba em seguida.

Chá de camomila

Outra das receitas para controlar a ansiedade naturalmente é o de camomila. Essa é uma erva bastante famosa pelas suas propriedades calmantes. Por isso, ela pode ajudar contra as crises de transtornos de ansiedade.

Ela é rica em compostos fenólicos, bem como em óleos essenciais. Dessa forma, incluir o chá feito à base de camomila na dieta é uma maneira de ajudar no controle contra a doença. Veja, abaixo, como fazer a bebida.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água fervente;
  • 2 colheres (chá) de flores secas de camomila.

Basta colocar as flores da camomila dentro da água já quente, fora do fogo. Assim, abafe e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Na sequência coe e beba. É possível consumir até 3 xícaras dessa bebida por dia para controlar a ansiedade naturalmente.

Chá de raiz de valeriana

Aqui temos mais uma receita de bebida que é poderosa para controlar a ansiedade naturalmente. A raiz de valeriana contém ácido valérico em sua composição. Ele possui atuação sobre as células do sistema nervoso, onde atua de forma relaxante. Destaca-se especialmente por ajudar na regularização do ciclo do sono.

Aprenda, então, como usar essa raiz poderosa para complementar o seu tratamento contra a ansiedade!

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de raiz de valeriana;
  • 1 xícara (chá) de água fervente.

O modo de preparo é o mesmo que o das receitas anteriores. Isto é, basta colocar a raiz dentro da água fervente. Depois, tampe para abafar e depois de 10 minutos destampe e coe. Aliás, a melhor forma de consumir é cerca de 45 minutos antes de se deitar para dormir.

Chá de ginseng indiano para controlar a ansiedade naturalmente

Continuando com nossas receitas que ajudam no controle da ansiedade temos mais um chá. O chá de ginseng indiano (ou ashwagandha) é poderoso e pode ser um grande aliado de quem sofre com esse mal!

Essa é uma planta medicinal que possui ação sobre o estresse, de modo a diminui-lo e ajudar no seu controle. Mas não é só isso. Afinal, ela ajuda no controle da produção do hormônio cortisol, que em excesso é prejudicial ao humor e ao organismo.

Outros pontos interessantes desse chá feito a partir do ginseng é que ele atua sobre o sistema nervoso, ajudando no relaxamento. Confira como fazer!

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de ginseng indiano em pó;
  • 1xícara (chá) de água fervente.

Coloque o chá na água quente, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Depois coe e consuma até 3 xícaras por dia.

Chá de lavanda

Fecha nossa lista de receitas para controlar a ansiedade naturalmente o chá de lavanda. A lavanda é rica em propriedades relaxantes e ansiolíticas. Assim, aposte nessa delícia. Ademais, para fazer a bebida basta seguir os passos abaixo,

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de flores de lavanda;
  • 1 xícara (chá) de água fervente.

Por fim, coloque a colher na água quente, tampe e deixe abafar por 10 minutos. Coe e beba até 3 xícaras por dia para acalmar a ansiedade naturalmente.

Ademais, se você quer conhecer os chás que melhoram a insônia, confira nosso conteúdo a seguir!

xícara de chá e ervas

8 chás infalíveis que combatem a insônia e ajudam a dormir melhor

Conheça as melhores opções de chás para dormir melhor e sinta a mudança positiva no seu sono ainda essa semana!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

5 dicas para você que quer diminuir o consumo de carnes em 2022

Confira 5 dicas que realmente funcionam para diminuir o consumo de carnes e as coloque em prática ainda hoje. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Receita de suco detox para perder barriga: fácil e rápido de fazer!

O suco detox é opção para quem quer perder barriga e ter mais bem-estar no dia a dia. Veja as receitas sugeridas e fique mais saudável!

Continue lendo
content

Benefícios do ginseng: conheça as vantagens e como tomar

Benefícios ginseng: conheça o top 5, aprenda as diferentes formas de consumir e promova uma verdadeira revolução na sua saúde.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

É melhor voo direto ou com escala? Veja nossas dicas!

Se você quer descobrir as diferenças entre voo direto, voo com escala e voo com conexão, então acompanhe nosso conteúdo. Além disso, você fica sabendo como escolher o melhor para sua situação dependendo do tempo, orçamento e conforto. Confira!

Continue lendo
content

Zarpo ou Trivago: qual a melhor para viajar?

Existem muitas opções de agências de turismo online no mercado. Então, se você está em dúvida entre Zarpo ou Trivago, confira aqui as principais características e o que cada uma tem a oferecer para fazer a melhor escolha para você!

Continue lendo
content

Ecotrips Brasil é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com a Ecotrips Brasil você poderá aproveitar viagens para lugares exóticos e estar sempre em contato com a natureza. Há 20 anos no mercado, a agência oferece serviços seguros e de qualidade.

Continue lendo