Emagrecimento
Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar?
Você sabia que existem diferenças entre dieta e reeducação alimentar? Pois saiba, hoje mesmo, como se distinguem e como cada uma delas se caracteriza na hora de alcançar o corpo desejado e saúde!
Anúncios
Confira as diferenças principais entre dieta e reeducação alimentar
Muitas pessoas ainda não sabem que há diferença entre dieta e reeducação alimentar. Contudo, elas não são sinônimos e se impõem em momentos diferentes.
Aliás, é muito comum que, erroneamente, as pessoas chamem a reeducação de dieta e vice-versa. Afinal, a confusão é realmente grande, pois se desenvolveu o costume de tratá-las como iguais, embora não sejam.
E aí, que tal acabar de uma vez com todas com essa confusão e conferir o que cada um é e qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar? Para isso, continue lendo, informe-se e saiba qual é necessária em cada situação!
Receitas para emagrecer rápido e barato: veja 5!
Para você que está buscando resultados, separamos receitas para emagrecer rápido e barato. Veja como fazer aqui e comece hoje mesmo!
O que é reeducação alimentar?
A reeducação nada mais é do que se reeducar em relação a algo. Isto é, aprender de forma diferente, ter novas instruções e uma nova forma de agir perante alguma coisa. E com a alimentação não seria diferente.
Quando falamos em reeducação alimentar nos referimos à capacidade de se relacionar de forma diferente com os alimentos e com a alimentação. Isto é, saber fazer melhores escolhas, substituições e como incluir alimentos no seu dia a dia.
Quanto a isso, Camila Laranja, nutricionista funcional, confirma que “A reeducação alimentar é a pessoa reaprender a comer de forma saudável. (…) Com ela, você aprende a comer novamente, descobrindo a importância de restringir alguns nutrientes que consome”.
Para ressaltar ainda mais a importância e a definição desse conceito, Laranja explica que “Com a reeducação alimentar você deixa de consumir coisas erradas, de cometer excessos, além de aprender o que é de fato saudável para o seu organismo”.
Considere, por exemplo, alguém que a vida inteira optou por industrializados, como salgadinhos, chocolates e bolachas na hora do lanche. Da mesma forma, cujas refeições principais eram pautadas em alimentos prontos e fast food.
Pois bem, aqui fica claro que a alimentação dessa pessoa não é ideal, certo? Pois, então, para mudar esse cenário é necessário passar por uma reeducação alimentar. Isto é, aprender como substituir esses produtos prontos e cheios de sódio, açúcares e conservantes por outros naturais, como legumes, frutas e verduras.
Aqui, então, há uma nova descoberta do paladar e dos alimentos. Com isso, busca-se uma nova relação com a culinária e com a alimentação. Aos poucos, então, novos costumes ocupam o lugar de hábitos não saudáveis.
Você será redirecionado a outro site
O que é fazer uma dieta?
Agora que você já sabe o que é reeducação alimentar, resta saber o que é uma dieta, em si. Segundo Camila Laranja, “Falando de forma simples, a dieta nada mais é que um roteiro alimentar feito por um nutricionista, levando em conta o estilo de vida do paciente, as necessidades e as restrições dele”.
Ainda, a profissional completa que “Um diabético, por exemplo, vai receber uma dieta com restrições de açúcares e carboidratos, mas isso não significa que a alimentação dele vai ser algo ruim. Tem outras coisas que ele pode consumir em substituição”.
Assim, a dieta tem dois sentidos. Em primeiro lugar, pode corresponder a hábitos alimentares que se adotam temporariamente com um fim específico. Em segundo lugar, pode corresponder aos hábitos diários de uma pessoa, à dieta que ela segue.
O que é melhor: dieta ou reeducação alimentar? Veja a diferença
Ainda não ficou bem clara a diferença entre a dieta e a reeducação alimentar? Pois confira os itens abaixo e afaste todas as dúvidas de uma vez por todas!
Conceitos complementares
Como vimos acima, a reeducação alimentar significa conhecer uma nova forma de se relacionar com a comida e a adoção de novos hábitos. Dessa forma, a dieta pode ser a forma de colocá-la em prática, as diretrizes necessárias.
Veja o que diz sobre o assunto a nutricionista Camila Laranja: “Nas minhas consultas, eu construo um histórico do paciente, com uma avaliação física completa — nutrientes, peso, índice de gordura. A partir daí, eu monto um plano baseado no paciente. Eu vou ensinando a ele quais alimentos consumir, em que horários e com qual frequência — a reeducação alimentar. Ao final, ele sai do consultório com a dieta”.
Nesse sentido, veja que a avaliação e os alimentos que ele deve passar a consumir fazem parte da reeducação. Já a estruturação das refeições diárias e do plano se referem à dieta.
Dieta é temporária, reeducação alimentar é permanente
Ainda, a diferença entre dieta e reeducação alimentar também se ilustram em como elas se mantêm no tempo. A primeira é algo definitivo, que apresenta novos hábitos que merecem adoção para o resto da vida, uma vez que demonstram uma forma mais saudável de se relacionar com a comida.
Por outro lado, a dieta tem fator temporário que se revela para um fim específico. Ela somente se repete no tempo quando, por exemplo, a pessoa tiver restrições alimentares com lista de alimentos que devem ser evitados sempre.
Esse é o caso, por exemplo, de quem tem alergia ao glúten ou à lactose. Igualmente, a quem tem diabetes e deve evitar açúcares, quanto a outras doenças que possam afetar a base alimentar e nutricional.
Reeducação alimentar é algo que ocorre aos poucos, dieta se impõe
Ainda, a reeducação alimentar se representa por uma nova relação com a comida. Por isso, ela se ilustra aos poucos, com os reflexos de escolhas alimentares, bem como com a adoção de conhecimento sobre as melhores substituições e alimentos.
Por outro lado, a dieta se impõe de uma hora para a outra. Ela possui um plano restrito e único de uma alimentação que deve ser seguida até se atingir um objetivo. Ou, então, que seja necessária para evitar prejuízos diante de condições específicas de saúde.
Portanto, essas são as principais diferenças entre reeducação alimentar e dieta. Ambas sempre dependem de acompanhamento de um nutricionista. Além disso, não há milagre. É necessário paciência e perseverança em qualquer uma delas.
Mas, se você estiver buscando uma receitinha especial, veja a seguir a receita do chá detox seca barriga!
Chá detox seca barriga caseiro: veja como fazer!
O chá detox seca barriga caseiro tem o preparo muito simples e prático, pode ser feito rapidamente na sua casa! Veja aqui como preparar!
Sobre o autor / Aline Augusto
Em Alta
Comidas fáceis e rápidas para sobremesa
Bateu vontade de comer um docinho? Brigadeiro e danone caseiro estão entre as comidas fáceis e rápidas para sobremesa. Veja mais aqui!
Continue lendoCurso Caldos e Sopas Chef das Gulas: veja como fazer e se vale a pena!
Saiba se vale a pena fazer o Curso Caldos e Sopas Chef das Gulas, um programa completo para quem quer criar um negócio rentável!
Continue lendoAlimentos para celulite: 6 opções para acabar com os furinhos
Alimentos para celulite: Conheça as 6 melhores opções alimentares para alcançar a tão desejada e sonhada pele lisa, bonita e saudável.
Continue lendoVocê também pode gostar
Qual o melhor destino no Paraná para viajar em 2022? 8 dicas!
O estado do Paraná reserva belezas naturais, muita história, além de culinária riquíssima e diversos pontos turísticos. Portanto, confira nossa lista com lugares imperdíveis no Paraná para você visitar!
Continue lendoQual o maior e mais movimentado aeroporto do mundo?
O aeroporto é o lugar em comum que todos os amantes de viagem têm entre si. Então, como curiosidade, veja aqui alguns dos maiores aeroportos do mundo em fluxo de passageiros e área!
Continue lendoMelhores praias do Guarujá!
O Guarujá é um dos destinos mais procurados por banhistas na época do alto verão, afinal são 27 praias para escolher e visitar. Conheça as melhores opções para gostos variados e escolha a sua!
Continue lendo