News

Couve-flor gratinada: receita de dar água na boca!

Conhece a receita de couve-flor gratinada? Então hoje é seu dia de sorte! Afinal, veremos tudo sobre como prepará-la de forma divina. Continue lendo e veja!

Anúncios

Confira como preparar a couve-flor gratinada

imagem com uma couve-flor gratinada pronta para servir
Aprenda a receita da couve-flor gratinada. Fonte: Canva

Hoje ensinaremos você como preparar uma receita incrível de couve-flor gratinada. Simples e barata, é cheia de sabores. Isso sem falar nos nutrientes do vegetal.

Por isso, é uma ótima forma de dar uma outra cara a esse vegetal. Também, a inovar na refeição sem grandes trabalhos. Continue lendo e veja como fazer!

Ingredientes

Veja os ingredientes necessários para fazer essa receita especial de couve-flor gratinada:

  • 1 couve-flor;
  • ½ cebola picada;
  • 1 ½ xícara (chá) de leite integral;
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ou mussarela ralado;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho;
  • 100 g de queijo branco ralado;
  • 200 g de iogurte natural;
  • Sal, pimenta branca e ervas frescas a gosto.

Modo de preparo da couve-flor gratinada

Essa receita é bem simples de fazer. Ela se apresenta super cremosa em um molho branco que vai surpreender você.

Para começar o preparo, então, lave bem a couve flor. Logo depois, destaque os buquês e coloque-os em uma panela com água fervente. Deixe cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos. Enquanto isso, coloque em outra tigela água com gelo.

Assim que tirar os buquês da couve (não deixe-os ficar muito moles, mas apenas al dente), descarte a água quente. Adicione os ramos do vegetal na bacia com água fria. Desse modo, haverá um choque térmico que os deixarão crocantes. Reserve.

Comece o preparo do molho branco para a couve-flor gratinada. Para isso, derreta a manteiga em uma panela e doure a cebola. Então, adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente e muito bem. Isso formará o roux.

Comece a adicionar o leite, sem parar de mexer. Dissolva bem a massinha de farinha e manteiga e adicione os temperos. Caso ela empelote, aliás, não se preocupe! Use o mixer ou o liquidificador para recuperar a textura correta.

Quando engrossar, adicione ao molho da couve-flor gratinada o queijo branco e o iogurte natural e mexa muito bem. Desligue o fogo e preaqueça o forno a 200°C, passando à montagem do prato.

Disponha os buquês de couve-flor em um refratário. Coloque o molho branco sobre eles e polvilhe o queijo ao final. Leve assar por 15 minutos ou até dourar e se delicie!

Sugestões de acompanhamentos

A receita de couve-flor gratinada aceita vários complementos. Uma ótima opção, aqui, é apostar em carnes. Por exemplo, filés à milanesa ou com molho madeira. Assados também são bem-vindos.

Por fim, para outras receitas fáceis e super saborosas a nossa dica é clicar no link abaixo. Assim, tenha opções inúmeras à disposição!

diversas opções de comida liofizada em prato

Comida liofilizada: o que é, tipos e opções para apostar

A comida liofilizada caiu nas graças de muita gente nos últimos tempos. Mas se você não sabe o que é, não se preocupe: veremos tudo sobre ela! Saiba mais aqui!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receita de bolo de fubá simples: veja como fazer!

Conheça opções de receita de bolo de fubá para adoçar o seu dia, seja no café da manhã ou em um piquenique com a família. Confira aqui!

Continue lendo
content

Aprenda como fazer um kimchi original coreano de sabor incrível

Aprenda a fazer kimchi original coreano e saiba por que eles amam tanto esse prato. Confira aqui a receita tradicional e mais 2 versões!

Continue lendo
content

Aplicativo Wikiveg: como baixar para usar?

Saiba como usar o Aplicativo Wikiveg, uma ótima alternativa para quem busca uma alimentação vegana saudável e balanceada. Informe-se aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

SulAmérica Seguro Viagem é confiável? Veja como funciona!

Vale a pena conhecer a SulAmérica, uma seguradora brasileira com tamanha credibilidade nesse mercado. Contrate seu Seguro Viagem com facilidade e escolha um plano que é a sua cara.

Continue lendo
content

Voo cancelado Avianca: como agir nessa situação?

Descubra seus direitos em caso de voos cancelados pela Avianca. Saiba como reagir e quais opções estão à sua disposição quando enfrentar essa situação inesperada. Conheça seus direitos agora!

Continue lendo
content

Programa AAdvantage: confira as vantagens!

Transforme suas viagens com o programa AAdvantage da American Airlines! Com benefícios exclusivos, como bônus em milhas, transporte gratuito de bagagem e prioridade de embarque, cada voo traz você mais perto do seu próximo destino dos sonhos.

Continue lendo