News

Couve-flor gratinada: receita de dar água na boca!

Conhece a receita de couve-flor gratinada? Então hoje é seu dia de sorte! Afinal, veremos tudo sobre como prepará-la de forma divina. Continue lendo e veja!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 01/08/2022

Confira como preparar a couve-flor gratinada

imagem com uma couve-flor gratinada pronta para servir
Aprenda a receita da couve-flor gratinada. Fonte: Canva

Hoje ensinaremos você como preparar uma receita incrível de couve-flor gratinada. Simples e barata, é cheia de sabores. Isso sem falar nos nutrientes do vegetal.

Por isso, é uma ótima forma de dar uma outra cara a esse vegetal. Também, a inovar na refeição sem grandes trabalhos. Continue lendo e veja como fazer!

Anúncios

Ingredientes

Veja os ingredientes necessários para fazer essa receita especial de couve-flor gratinada:

  • 1 couve-flor;
  • ½ cebola picada;
  • 1 ½ xícara (chá) de leite integral;
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ou mussarela ralado;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho;
  • 100 g de queijo branco ralado;
  • 200 g de iogurte natural;
  • Sal, pimenta branca e ervas frescas a gosto.

Modo de preparo da couve-flor gratinada

Essa receita é bem simples de fazer. Ela se apresenta super cremosa em um molho branco que vai surpreender você.

Para começar o preparo, então, lave bem a couve flor. Logo depois, destaque os buquês e coloque-os em uma panela com água fervente. Deixe cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos. Enquanto isso, coloque em outra tigela água com gelo.

Assim que tirar os buquês da couve (não deixe-os ficar muito moles, mas apenas al dente), descarte a água quente. Adicione os ramos do vegetal na bacia com água fria. Desse modo, haverá um choque térmico que os deixarão crocantes. Reserve.

Comece o preparo do molho branco para a couve-flor gratinada. Para isso, derreta a manteiga em uma panela e doure a cebola. Então, adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente e muito bem. Isso formará o roux.

Comece a adicionar o leite, sem parar de mexer. Dissolva bem a massinha de farinha e manteiga e adicione os temperos. Caso ela empelote, aliás, não se preocupe! Use o mixer ou o liquidificador para recuperar a textura correta.

Quando engrossar, adicione ao molho da couve-flor gratinada o queijo branco e o iogurte natural e mexa muito bem. Desligue o fogo e preaqueça o forno a 200°C, passando à montagem do prato.

Disponha os buquês de couve-flor em um refratário. Coloque o molho branco sobre eles e polvilhe o queijo ao final. Leve assar por 15 minutos ou até dourar e se delicie!

Anúncios

Sugestões de acompanhamentos

A receita de couve-flor gratinada aceita vários complementos. Uma ótima opção, aqui, é apostar em carnes. Por exemplo, filés à milanesa ou com molho madeira. Assados também são bem-vindos.

Por fim, para outras receitas fáceis e super saborosas a nossa dica é clicar no link abaixo. Assim, tenha opções inúmeras à disposição!

diversas opções de comida liofizada em prato

Comida liofilizada: o que é, tipos e opções para apostar

A comida liofilizada caiu nas graças de muita gente nos últimos tempos. Mas se você não sabe o que é, não se preocupe: veremos tudo sobre ela! Saiba mais aqui!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Dor de cabeça: saiba tudo sobre ela!

Conheça os principais tipos de dor de cabeça que existem, quais são as suas causas e como o tratamento deve ser feito. Fique por dentro!

Continue lendo
content

Treino HIIT: Derreta gordura treinando poucos minutos por dia!

Treino HIIT é garantia de queima calórica. Descubra como funciona e conheça os métodos para colocar em prática, assim como seus benefícios.

Continue lendo
content

Saiba como perder peso rápido com sopas

Quer saber como perder peso rápido com sopas? Elas são perfeitas para uma refeição nutritiva. Então, confira nossas dicas e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito BRB DUX Visa Infinite?

Se você quer um produto exclusivo com vantagens incríveis para quem viaja frequentemente, então precisa solicitar cartão BRB DUX Visa Infinite. Veja como fazer isso nesse artigo!

Continue lendo
content

Saldão de pacotes CVC: saiba como funciona e se é confiável

Há mais de 40 anos no mercado, a agência CVC oferece pacotes de viagens promocionais com valores incríveis! Ela faz um Saldão de pacotes CVC para que você tenha ainda mais descontos! Confira aqui como funciona!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pela Travel and Fun Viagens?

Se você está procurando destinos incríveis com passeios completos, confira o passo a passo detalhado para fazer sua compra pela Travel and Fun e aproveitar sua viagem com um atendimento de qualidade.

Continue lendo