News

Couve-flor gratinada: receita de dar água na boca!

Conhece a receita de couve-flor gratinada? Então hoje é seu dia de sorte! Afinal, veremos tudo sobre como prepará-la de forma divina. Continue lendo e veja!

Anúncios

Confira como preparar a couve-flor gratinada

imagem com uma couve-flor gratinada pronta para servir
Aprenda a receita da couve-flor gratinada. Fonte: Canva

Hoje ensinaremos você como preparar uma receita incrível de couve-flor gratinada. Simples e barata, é cheia de sabores. Isso sem falar nos nutrientes do vegetal.

Por isso, é uma ótima forma de dar uma outra cara a esse vegetal. Também, a inovar na refeição sem grandes trabalhos. Continue lendo e veja como fazer!

Ingredientes

Veja os ingredientes necessários para fazer essa receita especial de couve-flor gratinada:

  • 1 couve-flor;
  • ½ cebola picada;
  • 1 ½ xícara (chá) de leite integral;
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ou mussarela ralado;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho;
  • 100 g de queijo branco ralado;
  • 200 g de iogurte natural;
  • Sal, pimenta branca e ervas frescas a gosto.

Modo de preparo da couve-flor gratinada

Essa receita é bem simples de fazer. Ela se apresenta super cremosa em um molho branco que vai surpreender você.

Para começar o preparo, então, lave bem a couve flor. Logo depois, destaque os buquês e coloque-os em uma panela com água fervente. Deixe cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos. Enquanto isso, coloque em outra tigela água com gelo.

Assim que tirar os buquês da couve (não deixe-os ficar muito moles, mas apenas al dente), descarte a água quente. Adicione os ramos do vegetal na bacia com água fria. Desse modo, haverá um choque térmico que os deixarão crocantes. Reserve.

Comece o preparo do molho branco para a couve-flor gratinada. Para isso, derreta a manteiga em uma panela e doure a cebola. Então, adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente e muito bem. Isso formará o roux.

Comece a adicionar o leite, sem parar de mexer. Dissolva bem a massinha de farinha e manteiga e adicione os temperos. Caso ela empelote, aliás, não se preocupe! Use o mixer ou o liquidificador para recuperar a textura correta.

Quando engrossar, adicione ao molho da couve-flor gratinada o queijo branco e o iogurte natural e mexa muito bem. Desligue o fogo e preaqueça o forno a 200°C, passando à montagem do prato.

Disponha os buquês de couve-flor em um refratário. Coloque o molho branco sobre eles e polvilhe o queijo ao final. Leve assar por 15 minutos ou até dourar e se delicie!

Sugestões de acompanhamentos

A receita de couve-flor gratinada aceita vários complementos. Uma ótima opção, aqui, é apostar em carnes. Por exemplo, filés à milanesa ou com molho madeira. Assados também são bem-vindos.

Por fim, para outras receitas fáceis e super saborosas a nossa dica é clicar no link abaixo. Assim, tenha opções inúmeras à disposição!

diversas opções de comida liofizada em prato

Comida liofilizada: o que é, tipos e opções para apostar

A comida liofilizada caiu nas graças de muita gente nos últimos tempos. Mas se você não sabe o que é, não se preocupe: veremos tudo sobre ela! Saiba mais aqui!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Molho madeira prático e delicioso: aprenda a receita!

Conheça o passo a passo de como fazer a receita de um prático molho madeira, perfeito para acompanhar seus pratos. Confira a seguir!

Continue lendo
content

A importância da saúde dos músculos para viver bem

Descubra a importância da saúde dos músculos para uma vida repleta de liberdade e funcionalidade em todas as idades. Confira!

Continue lendo
content

Aprenda a fazer uma receita prática de Bolotone para o Natal!

Nesta época de festas, impressione seus familiares com uma deliciosa receita de Bolotone para o Natal. É fácil, diferente e fica delicioso!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guichê Virtual é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com o Guichê Virtual, você compra passagens de ônibus de forma prática e fácil, sem precisar sair de casa! Então, confira se a empresa é confiável para fazer as suas viagens.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Agência Vamos?

Veja como comprar um pacote com a agência Vamos, uma plataforma simples com opções de roteiros personalizados. Além do site oficial, você poderá solicitar um orçamento através do e-mail ou até mesmo do Whastapp.

Continue lendo
content

Primetour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com a premissa de oferecer viagens exclusivas aos clientes mais exigentes, a Primetour Viagens garante experiências inesquecíveis para qualquer lugar do mundo. Então, conheça agora essa agência completa e veja como comprar!

Continue lendo