News

Aprenda como preparar cocada: sobremesa deliciosa

Você sabe como preparar cocada? Pois, fique sabendo que é muito mais fácil do que parece. Hoje, então, confira o passo a passo de como fazer essa deliciosa sobremesa.

Anúncios

Aprenda como preparar cocada rapidamente

cocada branca cortada em pedaços em cima de tábua
Veja como é simples preparar cocada. Fonte: Adobe Stock.

Você sabe como preparar cocada? Esse é um doce famoso em todo o país. Feito a partir de coco, como o nome já revela, traz doçuras que podem transformar positivamente qualquer momento. Assim, é uma ótima aposta para quem quer fazer um doce sem perder horas na cozinha.

E sabia que a cocada surgiu no Brasil séculos atrás? Ninguém sabe sua origem ao certo. Contudo, ao que tudo indica, ela decorre de combinações de doces europeus com outros africanos.

Ao final, quem a produziu, mesmo, foram as pessoas escravizadas, que fizeram uso do coco, tão comum no Brasil, especialmente no litoral baiano.

A partir disso, surgiram várias versões desse doce saboroso. Para você, então, trouxemos duas formas de como preparar cocada. Uma é a de corte, que fica quadrada e homogênea. Já a outra é mais rústica. Confira!

Cocada de corte

Essa é uma receita de cocada que pode ser cortada em quadradinhos. Ela se assemelha, na aparência, ao pé de moleque, embora seja feita de coco. Confira os ingredientes:

  • 100 g de coco seco ralado;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 latas de açúcar (use a lata de leite condensado como medida).

Veja só como é fácil preparar cocada! Para isso, basta levar todos os ingredientes ao fogo, em uma panela. Assim, cozinhe-os em fogo baixo, mexendo sempre, até que a receita se desgrude do fundo do recipiente (semelhante ao brigadeiro).

Depois, basta untar uma superfície de mármore com manteiga. Despeje o doce sobre ela e nivele-o com um rolo de massa. Após esfriar, corte em quadradinhos ou retângulos e sirva. A receita rende 20 porções.

Cocada rústica

Outra forma de fazer cocada é mais rústica. Aqui o leite condensado sai de cena e os únicos ingredientes necessários são o açúcar, o coco ralado e a água. Veja a quantidade de cada um e, na sequência, o passo a passo do preparo!

  • ½ xícara (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado;
  • 2 xícaras (chá) de coco ralado grosso (preferencialmente fresco).

Primeiramente, misture o açúcar e a água em uma panela. Então, para preparar a cocada, leve-os ao fogo médio. Deixe-os cozinhar por cerca de 20 minutos, sem mexer. Assim, a calda chegará ao ponto de fio.

Quando isso acontecer (ao levantar a colher um fio doce escorre sem resistência), acrescente à panela o coco. Mexa levemente, apenas para misturar. Assim, deixe cozinhar, sem mexer, por mais 5 minutos, em fogo médio.

Coloque a cocada em uma tigela e unte uma forma. Então, modele as cocadinhas com auxílio de 2 colheres de sopa. Disponha os doces na forma untada. Assim, espere os doces secarem (cerca de 1 hora) e depois sirva.

Veja como fazer mais doces com frutas

Além da cocada, veja a seguir opções de receita de doce de banana para fazer na panela de pressão! Elas são rápidas de preparar e também ficam uma delícia!

Pessoa cortando banana em tábua de madeira

Receita de doce de banana na panela de pressão: 5 opções dessa sobremesa prática!

Uma receita de doce de banana na panela de pressão pode garantir sua sobremesa sem qualquer complicação e com muito sabor. Agora, imagine 5! Aprenda aqui!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Aplicativo Lifesum: fique em forma e mantenha-se saudável!

O Aplicativo Lifesum oferece um plano de refeições simples, com receitas nutritivas e saborosas para você. Conheça mais sobre ele!

Continue lendo
content

Cortar comprimidos ao meio é perigoso: entenda os riscos

Saiba quais são os principais riscos de se cortar comprimidos ao meio e abandone essa prática perigosa de uma vez por todas!

Continue lendo
content

Conheça a dieta macrobiótica e aprenda a colocá-la em prática!

Vegetais, grãos e frutas fazem parte da dieta macrobiótica; conheça-a, veja como funciona e quais são suas vantagens e desvantagens.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem aérea em promoção na Azul?

A Azul Linha Aéreas possui uma plataforma simples e intuitiva para você encontrar o voo que procura por um preço acessível. Também dá para navegar pelas passagens promocionais e encontrar uma para você!

Continue lendo
content

Checklist de viagem: itens essenciais para a mala 

Pensando em realizar finalmente a sua viagem dos sonhos? Não perca nenhuma oportunidade e saiba o que levar na sua mala!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Caixa Elo Mais?

Embora a solicitação do cartão CAIXA Elo Mais seja presencial, sua análise de crédito é simplificada; Entenda o passo a passo para pedir o seu e comece o quanto antes a usufruir dos seus benefícios.

Continue lendo