Receitas

Receita de doce de banana na panela de pressão: 5 opções dessa sobremesa prática!

Uma receita de doce de banana na panela de pressão pode garantir sua sobremesa sem qualquer complicação e com muito sabor. Agora, imagine 5! Aprenda aqui!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 30/01/2022

Aprenda variações simples da receita de doce de banana na panela de pressão

Receita de doce de banana na panela de pressão
Doce de banana feito na panela de pressão. Fonte: Pexels.

Hoje trouxemos para você 5 opções incríveis com receita de doce de banana na panela de pressão. Todas são saborosas e práticas e, por isso, podem ser a sobremesa perfeita!

A banana é uma fruta bastante comum no Brasil e se apresenta nos mais diferentes tipos. Das maiores às menores, também temos as mais ou menos doces. Seja como for, elas são alternativas boas para consumo de vitaminas e nutrientes essenciais ao organismo.

Além disso, tem um fator que não pode ser descartado: a banana é uma fruta barata. Por isso, ela é uma opção que cabe no bolso. Agora, considere que se ela já é gostosa in natura, o quão deliciosa não fica combinada a outros sabores e temperada!

E é exatamente como fazer isso que você aprende, hoje. Afinal, abaixo você encontra 5 receitas diferentes e especiais de doce de banana na panela de pressão. Portanto, continue lendo para aprender como fazer uma sobremesa barata, saborosa e fácil em 5 versões!

Bolo de banana sendo fatiado e servido, com rodelas de banana na parte superior

Receita de bolo de banana simples: veja como fazer!

Descubra como preparar e quais os ingredientes necessários para essa receita de bolo de banana simples, que pode ser feita de duas maneiras!

Anúncios

Escolha sua receita: veja o passo a passo de 5 opções!

Receita de doce de banana na panela de pressão
Aprenda como fazer o doce de banana na panela de pressão. Fonte: Pexels.

Separamos abaixo 5 opções diferentes de doce de banana na panela de pressão. Por isso, não perca tempo e confira qual mais lhe agrada e faça agora. Ou – por que não? – escolha por qual começar e experimente todas!

Simples

A primeira receita que trouxemos de doce de banana na panela de pressão precisa desses ingredientes:

  • 10 bananas nanicas em rodelas;
  • Suco de ½ limão;
  • ½ xícara (chá) de água;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 canela em pau;
  • 2 cravos.

Coloque todos os ingredientes na panela de pressão, tampe-a e leve ao fogo baixo. Assim, deixe cozinhar por 10 minutos após pegar pressão. Ao final, desligue, espere sair a pressão e abra a tampa com cuidado. Mexa o doce de banana e depois o sirva gelado ou morno!

Anúncios

Rápido

Quer rapidez e uma receita pá-pum? Então aposte nesse doce de banana na panela de pressão que é uma delícia e que não ocupa seu tempo! Portanto, veja como é possível saborear uma sobremesa especial sem complicações!

  • 4 bananas maduras em rodelas e sem casca;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 pau de canela;
  • 2 xícaras (chá) de água.

Primeiramente, derreta o açúcar em fogo médio em uma panela, mexendo sempre. Então, adicione a água e dissolva bem os torrões. Adicione o resto dos ingredientes, feche a panela e cozinhe por 5 minutos após pegar pressão.

Ao final, desligue o fogo, espere a pressão sair, abra e sirva! Caso queira, polvilhe canela em pó sobre a receita no momento de colocá-la à mesa. Fica deliciosa fria ou quente, por isso, esbalde-se!

Com canela

Banana com canela é um clássico e é claro que a mistura tradicional não ficaria de fora da nossa lista com receitas de doce de banana na panela de pressão! Para fazer você precisará de 35 minutos dentro dos quais garante 8 porções.

Confira os ingredientes e, depois, o modo de preparo:

  • 12 bananas-nanicas cortadas em rodelas (sem casca);
  • 1 + 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 2 paus de canela.

Primeiramente, coloque o açúcar na panela de pressão, sem tampar, e leve-a ao fogo médio. Assim, derreta-o, mexendo sempre, até que caramelize. Então, adicione o restante dos ingredientes e ferva-os. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos após pegar a pressão.

Depois desse tempo, aguarde a pressão sair. Por fim, abra a panela com cuidado, mexa e sirva seu doce! Caso ele ainda não estiver cremoso e pronto, basta cozinhá-lo em fogo alto, de tampa aberta, por mais alguns minutos, mexendo.

Sem açúcar

Receita de doce de banana na panela de pressão
Conheça a receita de doce de banana na panela de pressão. Fonte: Pexels.

Outra opção incrível para fazer o doce de banana na panela de pressão é fazê-lo sem açúcar! Para isso o segredo é que as frutas estejam bem maduras. Afinal, quanto mais verdes, menos doces são; já quanto mais maduras, mais açúcar natural oferecem!

Assim, veja os ingredientes e, depois, o modo de preparo desse doce de banana especial e que dispensa o açúcar, podendo abarcar até mesmo quem tem restrições alimentares:

  • 4 bananas d’água bem maduras.

Pois é, temos aqui uma receita com um só ingrediente! Para preparar, comece descascando as frutas. Descarte as cascas e corte as bananas em rodelas grandes. Disponha essas rodelas na panela de pressão, feche a tampa e leve ao fogo (sem adicionar mais nada, inclusive água!).

Leve ao fogo mínimo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos após a panela pegar pressão (começar a apitar). Desligue o fogo e espere a pressão cair, o que demorará uns 30 a 40 minutos. Quando isso acontecer basta abrir a panela com cuidado e, depois, seu doce estará pronto! Mexa e sirva.

Com Leite Condensado

Por fim, para fechar nossa lista de receitas de doce de banana na panela de pressão temos esse especial que conta com a doçura do leite condensado! Por isso, é perfeito para um momento especial e diferente.

Para fazer você precisará desses ingredientes:

  • 4 bananas maduras;
  • ½ colher (sopa) de canela em pó;
  • 200 g de leite condensado (cerca de meia lata).

Então, passe ao modo de preparo para a última receita de doce de banana na panela de pressão. Descasque as bananas e descarte as cascas. Corte as frutas em rodelas e as coloque em uma panela em fogo médio.

Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, e coloque a canela. Cozinhe mais até que as frutas se desmanchem. Então, coloque o leite condensado, misture bem e deixe cozinhar até que obtenha o ponto de brigadeiro. Assim, para terminar, desligue o fogo e despeje em um refratário. Gele por 1 hora e sirva!

Confira mais receitas deliciosas clicando no botão a seguir!

Duas pessoas usando verduras e legumes, vista de cima

Top 6 receitas fáceis e saborosas para o seu dia a dia!

Existem várias receitas fáceis para o dia a dia, como uma carne de panela saborosa ou um prato de salada prático! Veja algumas sugestões!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Conheça os segredos da carne de panela suculenta

Uma carne de panela suculenta pode deixar qualquer refeição melhor. Confira, então, como deixá-la no ponto certo com uma receita especial.

Continue lendo
content

Você fitness em 2022: 5 dicas para começar a se exercitar nesse ano

Quer um ano mais ativo e uma vida 100% fitness? Então confira as dicas para se exercitar melhor em 2022 e comece o ano com mais saúde!

Continue lendo
content

Aprenda como fazer um quentão prático e rápido!

Aprenda como fazer quentão, esta deliciosa bebida brasileira, feita com canela, cravo-da-índia e outras especiarias. Confira a receita aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Portal Trip Turismo?

A agência Portal Trip Turismo tem o objetivo de tornar acessível viagens e excursões. Os pacotes abrangem principalmente a região do ABC Paulista, mas também viagens no Brasil e outros países da América do Sul.

Continue lendo
content

Onde comprar pacote de viagem barato: 8 melhores sites para economizar!

Existem diversas plataformas de serviços de viagem no mercado atualmente. Nesse sentido, é importante pesquisar bastante para encontrar os melhores preços de pacotes de viagem para garantir um bom negócio. Confira nossas dicas de algumas agências online que podem te ajudar!

Continue lendo
content

Conheça Poços de Caldas: 5 dicas do que fazer e aproveitar!

Poços de Caldas pode ser considerada uma cidade completa. Nesse sentido, ela oferece atividades relaxantes, trilhas, passeios radicais e um cenário deslumbrante. Com certeza precisa estar na sua lista de viagens no Brasil.

Continue lendo