Dicas

Como congelar goiaba para reutilizar: aprenda aqui!

Como congelar goiaba para reutilizar? Criada no interior, muitas pessoas gostam de usufruir da deliciosa goiaba tirando direto do pé. Enfim, rica em vitaminas e fibras, a fruta pode ser congelada e utilizada futuramente. Saiba mais!

Anúncios

Que tal congelar a goiaba para poder reutilizar mais tarde? Aprenda como e evite desperdícios! 

Como congelar goiaba para reutilizar
Frutas em temperatura ambiente apodrecem mais rápido. Congele para durarem mais! Fonte: Pixabay.

Antes de entender como congelar goiaba para reutilizar, as pessoas devem ter o seguinte em mente: a fruta deve ser, antes de qualquer outra coisa, bem lavada, retirar a sua casa cortada em pequenos pedaços. 

Existem diferentes formas de congelar a goiaba e colocá-la na geladeira para utilizar futuramente. Caso tenha interesse em conservar essa fruta por mais tempo, é essencial conhecer esses processos. 

Ao seguir o passo a passo, os cozinheiros conseguem conservar a goiaba e criar receitas incríveis! As receitas que envolvem esse alimento são extremamente deliciosas e práticas de criar. 

como fazer receita de mousse de maracujá

Receita de mousse de maracujá: aprenda como fazer!

Se está em dúvida de como fazer a receita de mousse de maracujá, não se preocupe, vamos te ensinar duas opções bem práticas. Veja aqui!

Como congelar a goiaba?

goiaba sendo cortada
Após lavá-las, descasque e corte as goiabas. Fonte: Pexels.

Antes de tudo, caso queira congelar a fruta para utilizá-la futuramente, o procedimento é mais simples do que imagina. Em um primeiro momento, é necessário lavar a goiaba e tirar a casca.

Assim que finalizar esse procedimento, o próximo passo é cortar em pequenos pedaços e colocar em um saco de plástico. Ao seguir esse procedimento, a goiaba consegue durar por três meses! 

Enfim, caso queira realizar o passo a passo de como congelar goiaba para reutilizar de maneira diferente, existem outros procedimentos! Um deles é cortar o alimento em pedaços, guardando na geladeira para ser conservados. 

Porém, se você quer que a fruta dure por mais tempo, não armazene o fruto na geladeira após cortar e lavar. Isso porque, ao realizar esse procedimento, a goiaba vai se estragar facilmente. 

E, ao não consumir este fruto a tempo, elas começam a ficar passadas. Enfim, ao seguir o passo a passo de como congelar goiaba para reutilizar, os cozinheiros podem criar doces incríveis! 

Quando esses alimentos estão em boas condições, elas podem ser conservadas na geladeira por uma semana! Caso queira conservar por mais tempo, o procedimento citado anteriormente deve ser seguido corretamente. 

Quanto tempo dura a goiaba congelada?

Muitos consumidores deste fruto tem o seguinte objetivo em mente: aumentar a sua vida útil. E, graças ao procedimento de congelamento do alimento, os consumidores conseguem facilmente alcançar esse objetivo. 

Ao seguir esse processo, os consumidores aumentam a vida útil da goiaba, sem que ela perca a qualidade. Então, caso esteja na correria do dia a dia e não saiba mais o que fazer, a melhor solução é congelar os alimentos. 

A maioria dos alimentos podem passar por esse processo facilmente! Enfim, feijão, carnes, legumes, entre outros. E, mesmo que os consumidores saibam disso, a maioria não tem ideia de como congelar frutas, como a goiaba. 

Assim como as carnes, legumes, etc, as frutas podem ser facilmente congeladas. A única diferença é que, ao contrário dos demais alimentos, os frutos têm menor vida útil dentro do freezer. 

Enfim, caso o seu freezer chegue a -18°C ou até menos, a fruta pode durar por volta de 90 dias úteis. Por outro lado, se o freezer fica a -11°C e 18°C, elas duram por volta de 30 dias úteis. 

Então, ao seguir o passo a passo para congelar as frutas, a seguinte idéia é válida: coloque etiquetas nas embalagens que estão sendo utilizadas para a conservação, ou seja, informe a data do congelamento e o prazo. 

Como conservar goiaba na geladeira por mais tempo? Veja dicas!

goiaba cortada ao meio ao ar livre em dia de sol
Veja o passo a passo de como congelar goiaba para reutilizar. Fonte: Pixabay.

Como citado anteriormente, para dar início ao processo de como congelar goiaba para reutilizar corretamente, faça o seguinte: primeiro, lave o alimento e depois tire a sua casca, cortando a mesma em pedaços. 

Assim que seguir esse procedimento, a próxima etapa é colocá-la em um saco plástico ou em um pote com tampa. Ao deixar o alimento dentro do congelador em uma temperatura -18°C, ele pode durar por três meses.

O procedimento será diferente de uma fruta e outra, mas no caso da goiaba, é possível congelar das seguintes maneiras: o seu suco ou em pedaços, tanto com sementes quanto sem sementes. 

Enfim, existem diferentes dicas de como congelar goiaba para reutilizar, caso esteja buscando por esse processo, é importante conhecer essas informações. Veja todas as principais formas de conservar esse fruto.

1. Como conservar goiaba

Caso queira seguir o procedimento de como congelar goiaba para reutilizar, o seguinte deve ser feito: primeiramente, lave a fruta, tire a sua casa e, para finalizar, corte em pequenos pedaços.

Na sequência, coloque em um saco de plástico ou em um pote com tampa. Dessa forma, o alimento vai ser conservado por três meses, dependendo da potência que o seu congelador alcançar. 

2. Conservar por mais tempo

Para dar início ao procedimento de como congelar goiaba para reutilizar, faça o seguinte: não a armazene na geladeira após lavar e secar a fruta, pois ela vai estragar com mais facilidade. 

Vale ressaltar que, quando as goiabas não são consumidas, elas começam a ficar passadas. Porém, mesmo quando elas estão com esse aspecto, a fruta ainda pode ser utilizada para criar doces. 

Enfim, quando as goiabas estão em boas condições, elas podem ser armazenadas dentro da geladeira por uma semana! É importante levar em consideração o tempo de conservação: -18°C ou menos (dura por volta de três meses) ou -11°C a -18°C (dura por volta de um mês).

3. Congelar a goiaba inteira

Enfim, ao procurar por informações sobre como congelar goiaba para reutilizar, muitos tem a seguinte dúvida: é possível conservar essa fruta por inteiro na geladeira ou no congelador? 

Os cozinheiros podem conservar a goiaba em suco ou, como citado anteriormente, em pedaços. Além disso, é possível mantê-las no freezer com ou sem suas sementes, cabe ao próprio consumidor decidir. 

4. Congelar goiabada cascão

No momento em que a safra da goiaba fica escassa, no final do mês de maio, é o momento de fazer a goiabada cascão. Afinal, caso queira manter esse alimento conservado durante o ano todo, essa é a melhor maneira. 

Os cozinheiros podem conservar a goiabada cascão das seguintes formas: colocando-as em potes de vidro. Essa é a melhor maneira de fazer com que toda a água desse alimento seque. 

Então, são muitas dicas interessantes, não é mesmo? E se você quer continuar a leitura e conhecer receitas deliciosas, veja a seguir como fazer um bolo gostoso e prático de banana!

Bolo de banana sendo fatiado e servido, com rodelas de banana na parte superior

Receita de bolo de banana simples: veja como fazer!

Descubra como preparar e quais os ingredientes necessários para essa receita de bolo de banana simples, que pode ser feita de duas maneiras!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receitas caseiras para conjuntivite: conheça as melhores

Conheça 4 excelentes receitas para conjuntivite que aliviam os sintomas e desconfortos, além de acelerar o tratamento convencional. Saiba mais!

Continue lendo
content

Saiba tudo sobre a receita de frango xadrez

Com uma receita de frango xadrez fácil em mãos o seu almoço ou jantar fica ainda mais saboroso. Aprenda, hoje, como fazer!

Continue lendo
content

Marmite-se: saiba se é bom e se vale a pena!

Conheça o programa Marmite-se e veja se vale a pena. Assim, conquiste mais tempo na sua rotina sem abrir mão de uma ótima alimentação.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Resorts All-inclusive: veja os benefícios e como funciona!

Quer aproveitar o conforto e praticidade em se hospedar sem ter que se preocupar com mais nada? Então precisa conhecer os Resorts All-inclusive. Veja os benefícios que desse tipo de hospedagem!

Continue lendo
content

15 dicas de viagens para fazer sozinho em 2022

Quer viajar sem depender de outras pessoas? Então confira viagens para fazer sozinho com dicas incríveis para aproveitar suas férias de forma completa!

Continue lendo
content

Passagens Promo: Economize até 35% na sua próxima viagem!

Descubra se o Passagens Promo é uma opção segura e confiável para suas viagens. Obtenha todas as dicas sobre como aproveitar as melhores ofertas e, ao final do conteúdo, confira o link de acesso para a plataforma!

Continue lendo