News

Cocada de milho verde: docinho para ninguém colocar defeito

A cocada de milho verde é um quitute que surpreende já na primeira mordida. Deliciosa, ela aproveita de forma incrível esse grão. Conheça e veja como fazer!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 27/07/2022

Conheça uma cocada diferente: a cocada de milho verde

imagem com 3 tipos de cocada incluindo a de milho verde
Como fazer a cocada de milho verde. Fonte: Canva

O doce de cocada de milho verde é uma versão diferente da tradicional cocada branca ou preta. Ela combina sabores bem brasileiros e fáceis de encontrar.

Ela se vale dos grãos de milho e, claro, do coco ralado! Juntos eles formam uma dupla incrível que dá origem a essa sobremesa incrível. E, embora ela não seja tão conhecida quanto a receita original, isso é só uma questão de tempo.

Afinal, essa receita é tão saborosa que seria impossível ela não se espalhar Brasil afora e conquistar cada vez mais paladares. Continue lendo e veja como fazê-la e não fique de fora!

Anúncios

Ingredientes

Primeiramente, confira quais são os ingredientes necessários para fazer a cocada de milho verde:

  • 1 xícara (chá) de milho verde;
  • ¾ xícara (chá) de água;
  • ½ xícara (chá) de leite em pó diluído em ½ xícara (chá) de água;
  • 2 ½ xícaras (chá) de açúcar reginado;
  • 350 g de coco ralado.

Com essa quantidade de cada ingrediente você produz 25 cocadinhas. Para mais porções, então, basta multiplicar proporcionalmente cada um dos produtos utilizados. A receita, aliás, leva 1h30min para ficar pronta. Contudo, 1 h é apenas para a receita esfriar.

Modo de preparo da cocada de milho verde

Para começar o preparo da receita, bata no liquidificador a água e os grãos de milho verde. Bata até que fique bem homogêneo, por cerca de 3 minutos. Então, desligue e transfira a mistura para uma panela.

Adicione ao recipiente, também, o coco ralado e o açúcar. Mexa muito bem e leve ao fogo, colocando-o no mínimo assim que a mistura levantar fervura e sem nunca parar de mexer.

Deixe cozinhar (mexendo sempre!) até que a mistura comece a soltar do fundo. Ou seja, semelhante com o ponto de brigadeiro. Outro sinal de que a mistura está pronta é não ser mais possível visualizar o milho cru.

Então, adicione à massa da cocada de milho verde o leite em pó diluído na água. Mexa bem, cozinhe por mais uns 6 minutos. Desligue o fogo e despeje a mistura em uma forma untada com papel manteiga.

Nivele a massa com ajuda de uma espátula ou colher e espere 1 hora. Corte os quadradinhos da cocada e, assim que ela esfriar completamente, sirva!

Anúncios

Outras delícias para servir com a cocada

A cocada de milho verde é realmente uma delícia! E você pode apostar em outros quitutes tão deliciosos quanto ela para acompanhá-la. Uma boa ideia, nesse caso, é apostar em receitas típicas de festas juninas.

Afinal, as comemorações também se estendem para julho. Por isso, conheça mais receitas no link abaixo!

Pudim com frutas

Pudim que não vai ao forno: veja como fazer 5 opções práticas!

Uma receita de pudim que não vai ao forno é uma excelente opção para quem busca preparar esse delicioso prato de forma simples e eficaz. Quer saber como prepará-la? Continue a leitura!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Dieta para síndrome do ovário policístico: saiba o que priorizar

Açúcares e doces devem ser evitados numa dieta para síndrome do ovário policístico; já vegetais e proteínas magras são aceitas. Veja mais!

Continue lendo
content

Ansiedade: aprenda como controlar naturalmente com essas 5 receitas

Para controlar a ansiedade naturalmente, existem algumas opções, como por exemplo chás de ervas, que ajudam a relaxar. Saiba mais!

Continue lendo
content

Como limpar o estômago? Veja 8 receitas!

Existem várias formas para conseguir limpar o estômago, desde chás até o consumo de alimentos, como maçã, couve e frutas cítricas! Veja.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Quero Passagem é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Quero Passagem surgiu em 2013 e é uma das maiores plataformas digitais para compra de passagens rodoviárias. Através dela, você compra de forma simples e prática. Entenda como a empresa funciona e veja se vale a pena!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Caixa Elo Nanquim?

Embora seja um cartão da categoria executiva da Caixa Econômica Federal, o Elo Nanquim possui um processo de solicitação bastante simples. Aliás, ele está disponível para todos, mediante análise de crédito.

Continue lendo
content

Onde passar seu aniversário de 15 anos: 5 opções de viagem melhores do que festa!

O aniversário de 15 anos é um rito de passagem bastante aguardado quando somos mais jovens. No entanto, nem sempre uma festa pode ser a melhor opção para comemorar. Veja algumas opções para fazer uma viagem inesquecível de debutante!

Continue lendo