Receitas

Atum grelhado: aprenda como fazer 5 opções práticas!

O atum grelhado é um excelente prato. Porém, muitas pessoas não têm ideia de como prepará-lo adequadamente. E, para te auxiliar nesse processo, separamos 5 opções práticas para criar essa receita deliciosa!

Anúncios

Atum grelhado é simples e gostoso: confira como fazer aqui! 

Atum grelhado
Confira receitas deliciosas de atum grelhado. Fonte: Pexels.

Quando as pessoas vão preparar uma receita de atum grelhado pela primeira vez, podem ter estranheza em todas as etapas. Porém, para criar um prato extremamente agradável e saboroso, as opções práticas são altamente indicadas. 

Uma das melhores receitas para qualquer momento é o atum grelhado. Embora os cozinheiros não saibam um método simples de preparar, existem sim opções práticas para qualquer amante da cozinha. 

Existem várias receitas que preparam esse peixe de forma única e deliciosa. Então, independentemente da ocasião, saber como preparar o atum grelhado é extremamente necessário. 

Lembre-se que o peixe deve ser sempre suave. E, se a sua receita possuir esse aspecto no final, significa que seu prato deu certo! Caso tenha interesse em prepará-lo com praticidade, acompanhe as opções. 

pessoa se servindo de comida e prato de salada

Top 6 receitas fáceis e saborosas para o seu dia a dia!

Existem várias receitas fáceis para o dia a dia, como uma carne de panela saborosa ou um prato de salada prático! Veja algumas sugestões!

Quer fazer um delicioso Atum grelhado? Veja essas 5 receitas simples!

atum grelhado
Aprenda a fazer pratos deliciosos de atum grelhado. Fonte: Canva.

Como citado anteriormente, para verificar se o prato deu certo ou não, o peixe deve estar sempre suave. Independentemente da receita que você seguir, lembre-se de buscar por esse aspecto. 

Enfim, existem várias maneiras de preparar atum grelhado, cada uma delas com suas próprias características e modo de preparo. Então, para começar a preparar seu prato, escolha uma das receitas e siga corretamente todo o passo a passo. 

Além disso, caso não tenha nenhuma experiência, recomenda-se assistir vídeos para aprender a grelhar o alimento. Embora seja um esforço, o resultado valerá totalmente a pena! 

1. Primeira Receita

Para a primeira receita de Atum Grelhado, os cozinheiros devem seguir o passo a passo.

Ingredientes

Para começar a preparar o seu delicioso prato, os seguintes ingredientes são necessários. 

  • Duas colheres de sopa com azeite de oliva;
  • Dois ramos de salsinha;
  • Dois filés grandes de atum fresco;
  • Quatro fatias de limões médios;
  • Quatro folhas de alface;
  • Sal. 

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, pincele os filés de atum com o azeite de oliva e, depois, salpique a sua superfície com sal. Em cada um deles, coloque um ramo de salsinha, duas fatias de limão e embrulhe o conteúdo com duas folhas de alface. Aguarde por duas horas. 
  1. Assim que aguardar esse período, desembrulhe o seu atum, a salsinha, o alface e o limão. Coloque esse conteúdo em uma frigideira e leve ao fogo por, aproximadamente, 10 minutos. 
  1. Quando o peixe estiver cozido, retire. Sirva o prato com batata cozida. 

2. Segunda Receita

Para preparar a sua segunda receita de atum, siga o passo a passo. 

Ingredientes

Então, para dar início ao preparo desta deliciosa refeição, os seguintes ingredientes são necessários. 

  • Uma colher de sobremesa com alecrim;
  • Uma pontas de atum fresco e cru;
  • Duas colheres de sopa com azeite de oliva extra virgem;
  • Duas fatias de limão;
  • Sal. 

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, pincele as postas de atum com o azeite de oliva extra virgem, salpicando com sal por toda a sua região. 
  1. Na sequência, adicione um pouco de alecrim em uma delas ou limão. Espere marinar por duas horas.
  1. Após aguardar esse período, coloque o atum em uma frigideira e leve ao forno. Espere até que ele grelhe. Normalmente esse processo dura 10 minutos.
  1. Vire os lados para que ambos sejam devidamente cozidos. 
  1. Assim que ele estiver grelhado, retire o atum da frigideira e sirva. 

3. Terceira Receita

 A terceira receita de atum grelhado é ideal para os cozinheiros que não sabem exatamente como o processo de grelhar o peixe funciona. Então, se você é um deles, siga o passo a passo. 

Ingredientes

  • Duas postas de atum frescas;
  • Um maço de coentro;
  • Duas colheres de azeite de oliva;
  • Um limão (apenas o suco);
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Modo de Preparo 

  1. O primeiro passo é escolher uma faca longa e afiada para fazer o corte do atum.
  1. Faça o corte de seu atum a dois dedos de altura. Lembre-se que ele não deve ficar bem passado. Ou seja, é provável que ele cozinhe rapidamente, então esteja atento para que ele não passe do ponto. 
  1. Assim que o conteúdo cozinhar, faça um corte único e profundo, sem cerrar a carne. 
  1. Na sequência, crie um tempero para o seu atum. Uma ótima dica é bater semente de coentro no pilão. Adicione sal a gosto e pimenta preta.
  1. Polvilhe uma tábua de cortes e deixe o atum para obter o tempero. 
  1. Na sequência, unte o atum. Esquente uma frigideira no fogo máximo e, para evitar que a carne fique extremamente seca e quente, evite colocar óleo. 
  1. Deixe o atum cozinhando por volta de um minuto para cada lado. Adicione um pouco de azeite para continuar o cozimento. 
  1. Para que o prato não resseque, tempere o atum com um pouco de suco de limão. 

4. Quarta Receita

Veja aqui o preparo de atum grelhado. Fonte: Canva.

Para preparar a quarta receita desse delicioso prato, siga o passo a passo a seguir corretamente. Normalmente a refeição estará pronta dentro de 30 minutos, rendendo até 4 porções. 

Ingredientes

Antes de seguir para o modo de preparo, tenha os seguintes ingredientes em mãos. 

  • Duas postas de filé de atum fresco;
  • Duas colheres de sopa com azeite;
  • Dois ramos de salsinha;
  • Quatro fatias de limões médios;
  • Sal.

Modo de Preparo

  1. Comece pincelando os filés de atum com o azeite de oliva. Na sequência, salpique toda a região do atum com sal a gosto. 
  1. Coloque em ambos os filés um ramo de salsinha, assim como duas fatias de limão. Aguarde duas horas para que o prato tome gosto. 
  1. Assim que aguardar esse período, coloque o atum em uma frigideira aquecida no fogo. Todavia, espere 10 minutos até que ele doure um lado e, na sequência, troque o lado.

5. Quinta Receita

Todavia, para finalizar com chave de ouro, essa receita de atum grelhado é tão simples quanto as anteriores. Veja o passo a passo. 

Ingredientes

  • 500 gramas de atum;
  • Pimenta preta;
  • Sal;
  • Azeite de oliva;
  • Pimenta rosa. 

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, corte as postas de atum. Na sequência, tempere o atum com sal e pimenta preta a gosto.
  1. Antes de colocar para grelhar, passe azeite de oliva no atum. 
  1. Grelhe ambos os lados do atum por 3 minutos. 

Por fim, para finalizar o preparo, acrescente a pimenta rosa na frigideira. Pronto! 

Ademais, se estiver buscando por mais opções deliciosas, confira a seguir como preparar uma receita de mofongo, prato original de Porto Rico muito saboroso!

Receita de mofongo

Receita fácil de mofongo: aprenda como fazer!

A receita de mofongo é original de Porto Rico, um prato cheio de sabores e carregado de cultura. Veja aqui a receita e dicas de preparo!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Os 6 melhores chás para infecção de urina. Conheça

Chás para infecção de urina: Conheça as 6 melhores opções que ajudam a tratar e evitar que o problema ocorra de forma recorrente. Saiba mais!

Continue lendo
content

Artrose: Conheça todas as suas particularidades

Entenda o que é a artrose, conheça suas causas e sintomas e descubra qual é o momento de buscar ajuda médica. Controlar a doença é simples.

Continue lendo
content

Sintomas de covid longa: veja quais são!

Fadiga, dor de cabeça, lapsos de memória e queda de cabelo são sintomas de covid longa; veja outros, além de como tratá-los e se previnir.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como aproveitar voos com conexões longas?

Fazer voos com conexão pode ser uma boa forma de economizar seu dinheiro. Você pode aproveitar para explorar o local enquanto espera o próximo embarque. Veja dicas de como passar seu tempo!

Continue lendo
content

Passagem aérea em promoção no ViajaNet: conheça e aproveite!

A plataforma do ViajaNet oferece serviços diversos de turismo, dentre eles passagens aéreas. Nesse sentido, a agência realiza constantes promoções que podem ajudar o viajante a enxugar o orçamento.

Continue lendo
content

Viagens só para mulheres: como funciona essa tendência!

Se você é mulher e quer conhecer a experiência de desbravar o mundo sozinha, saiba que existem agências de viagens exclusivas para o público feminino. Confira como elas funcionam e veja algumas sugestões para você planejar sua próxima viagem!

Continue lendo