Receitas

Receita de bolinho de chuva simples: Veja como fazer!

Existem receitas que não tem quem não goste! E a receita de bolinho de chuva simples é uma delas. Aprenda como fazer 3 versões diferentes!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 12/01/2022

Aprenda como fazer bolinho de chuva simples

Veja opções deliciosas de bolinho de chuva simples. Fonte: Adobe Stock.

Quer tal apostar em uma receita de bolinho de chuva simples para adoçar seu dia? Delicioso, ele é incrível. Assim, veja não uma forma de fazer, mas 3!

Esse é um quitute que já faz parte do imaginário brasileiro. Apesar de ter origem portuguesa, ele já foi adotado e transformado pelo Brasil, onde ganhou receita especiais e cheias de sabores.

Aliás, ele se eternizou nas memórias dos brasileiros justamente por sua ampla presença no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Lá, a Tia ‘Nastácia (Anastácia) era a responsável por deliciar as crianças com esse quitute.

Assim, é muito comum fazer ligação entre esse doce fácil, simples e saboroso e a obra de Monteiro Lobato.

Mas sem mais delongas, que tal conhecermos agora mesmo como fazer bolinho de chuva simples? Continue lendo e veja, na sequência, como fazer 3 tipos diferentes desse quitute. Todos eles têm como fator comum a facilidade de preparo, rapidez e sabor incrível!

como fazer receita de mousse de maracujá

Receita de mousse de maracujá: aprenda como fazer!

Se está em dúvida de como fazer a receita de mousse de maracujá, não se preocupe, vamos te ensinar duas opções bem práticas. Veja aqui!

Anúncios

Receitas especiais de bolinho de chuva simples

Receita de bolinho de chuva simples e sequinho
Bolinho de chuva: não tem quem não goste! Fonte: Pixabay.

Agora, conheça 3 formas diferentes de fazer uma receita de bolinho de chuva simples. Afinal, simples não é sinônimo de sem graça ou sem sabor. 

Bolinho de chuva clássico

A primeira receita que trouxemos é a clássica de bolinho de chuva. Ou seja: farinha, ovos, leite, açúcar que formam uma massa deliciosa que é imergida em óleo para fritar e criar uma casquinha dourada que resguarda um interior macio.

A receita, aliás, rende 30 porções em um preparo pra lá de fácil que fica pronto em 45 minutos. Assim, mesmo quem não é muito chegado à cozinha pode fazer esse quitute sem qualquer dificuldade.

Abaixo, então, confira os ingredientes e o modo de preparo dessa receita de bolinho de chuva simples e clássico:

  • 1 xícara (chá) de leite integral;
  • 2 ovos;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional);
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • Açúcar e canela em pó, misturados, em um prato (para passar depois de prontos);
  • Óleo para fritar.

Veja, então, como fazer a receita especial! Para começar, bata os ovos junto ao leite até que fiquem bem homogêneos. Logo em seguida, coloque o açúcar e a essência e mexa. Comece a colocar a farinha de trigo. Para isso, peneire-a e adicione e mexa a massa.

Na sequência coloque o fermento e o incorpore com delicadeza. Assim, aqueça o óleo para fritar em uma panela. Quando ele estiver quente, faça bolinhos com auxílio de 2 colheres, depositando-os diretamente no óleo quente.

Frite até que dourem, retire com auxílio de uma escumadeira e escorra o óleo e, por fim, passe os bolinhos pela canela em pó e pelo açúcar misturados. Por fim, sirva e se encante com essa receita simples!

Anúncios

Bolinho de chuva assado

Se você está evitando frituras e comidas gordurosas, não se preocupe! Também é possível fazer o bolinho de chuva simples de forma assada. Ou seja, longe da imersão  ao óleo.

Para fazê-lo, então, você precisará de forminhas de muffins ou de cupcakes. Com isso, fará as porções individuais no forno. Elas ficam uma graça e são tão deliciosas quanto a versão frita!

A receita fica pronta em apenas 30 minutos e rende, nesse tempo, 10 porções cheias de encanto. Veja os ingredientes desse bolinho de chuva simples e, na sequência, como fazê-lo:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 2 ovos;
  • 8 colheres (sopa) de leite integral;
  • 6 colheres (sopa) de açúcar demerara;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Açúcar e canela para polvilhar ao final.

Primeiramente, preaqueça o forno a 180°C e separe as forminhas de muffin ou de cupcake. Logo depois, em uma bacia, bata os ovos com o leite e o açúcar. Depois, adicione o restante dos ingredientes e incorpore com uma colher.

Assim, despeje a massa nessas forminhas. Leve para assar até que cresçam e dourem, o que leva cerca de 15 minutos. Dessa forma, retire do forno, polvilhe o açúcar com canela em pó e se delicie!

Bolinho de chuva recheado

Receita de bolinho de chuva simples e sequinho
Bolinho de chuva já é bom e pode ficar ainda melhor… Fonte: Canva.

Por fim, a última receita que trouxemos para você é a de bolinho de chuva recheado. Ele é uma delícia e é super simples de fazer. Por isso, é uma ótima forma de dar uma nova cara ao preparo tradicional sem que isso retire sua simplicidade.

O preparo fica pronto em apenas 40 minutos e rende 30 porções cheias de sabor! Assim, novamente veja os ingredientes e na sequência o passo a passo de como fazer esse quitute especial:

  • 400 g de doce de leite;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada;
  • 1 xícara (chá) de leite integral;
  • 2 ovos;
  • 3 colheres rasas (sopa) de açúcar;
  • Óleo para fritar;
  • Açúcar e canela misturados para finalizar.

Primeiramente, bata conjuntamente o leite com os ovos. Na sequência, acrescente o açúcar e misture. Então, comece a adicionar a farinha aos poucos. Adicione um tento, mexa outro tanto. Faça isso até terminar com o ingrediente.

Logo em seguida adicione o fermento em pó e incorpore de forma delicada. Aqueça o óleo em uma panela e, quando ele estiver quente, comece a fritar o bolinho de chuva simples. Eles ficarão dourados e emergirão à superfície quando estiverem prontos.

Aliás, uma dica: para saber se o óleo está bom, aqueça-o já com um pedaço de massa dentro. Quando essa subir à superfície, ele está no ponto para a fritura.

Depois de fritar todos os bolinhos, corte-os ao meio com cuidado para não se queimar e adicione um pouco de doce de leite. Feche-os, usando o doce como “cola” e passe cada um deles na mistura de açúcar e canela.

Dessa maneira, resta apenas servir e se deliciar com essa receita de lamber os beiços! Não deixe, então, de fazer a receita de bolinho de chuva simples!

Ademais, se você quer conferir outra opção de bolinho clássico, veja a seguir como preparar um delicioso bolinho de arroz!

Arroz, ovos, sal. Que são alguns dos ingredientes da receita de bolinho de arroz simples

Receita de bolinho de arroz simples: veja como fazer!

Arroz é um ingrediente comum que pode ser aproveitado para fazer deliciosos pratos! Então, veja aqui receita de bolinho de arroz simples.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Pipoca de leite ninho é opção especial para festa junina, aprenda

Que tal dar um toque especial na pipoca? Confira como fazer pipoca de leite ninho, doce e diferente, perfeita para qualquer momento.

Continue lendo
content

Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

A diferença entre dieta e reeducação alimentar está na forma em que elas são conduzidas e nas restrições impostas. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Receita de linguiça vegana de grão-de-bico: veja como fazer 3 opções!

Descubra agora mesmo três opções deliciosas de receita de linguiça vegana de grão-de-bico e experimente novos sabores na sua cozinha. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Easy Trip?

Garantindo atendimento personalizado, a Easy Trip conecta você a todos os serviços de turismo que você busca! Assim, você organiza sua viagem com mais praticidade e agilidade, então veja agora como comprar com a agência!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Unlimited Visa Infinite e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Unlimited Visa Infinite é exclusivo para clientes Private e Select do Banco Santander. Com benefícios incríveis, pode ser o produto ideal para quem viaja ou compra em moedas estrangeiras com frequência.

Continue lendo
content

Aplicativo Cadê o Ônibus: veja como funciona e se vale a pena!

O app Cadê o Ônibus é uma plataforma de mobilidade urbana com todas as informações das linhas de ônibus da cidade de São Paulo e região. Veja como o aplicativo funciona para decidir se vale a pena baixar!

Continue lendo