Saúde

Quais alimentos realmente ajudam a queimar calorias?

Conheça nove alimentos que ajudarão você a queimar gordura de forma eficiente e inclua-os na alimentação, juntamente com exercícios para melhor resultado! Veja aqui quais são eles!

Anúncios

por Solange Zecchin

Publicado em 27/05/2022

Queime calorias comendo os alimentos certos: a melhor maneira de perder peso!

Conheça os allimentos que ajudam a queimar gorduras. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, existem alguns alimentos que te ajudam a queimar calorias. Assim, eles são capazes de acelerar o seu metabolismo, auxiliando a eliminar as indesejadas toxinas que dificultam a sua perda de peso.

São ingredientes que você come diariamente. Porém, devem ser consumidos juntamente com uma dieta saudável e equilibrada. Então, além de gastar calorias se exercitando, esses alimentos são poderosos aliados na sua queima calórica. Essa é uma ótima notícia para quem tem dificuldade em emagrecer. Assim, continue a leitura se quer descobrir quais são!

Mulher correndo

Exercícios para queimar calorias: conheça o top 10

Saiba quais são os 10 melhores exercícios para queimar calorias e conheça os benefícios que eles proporcionam à sua saúde.

Anúncios

Quais são os alimentos que aceleram a queima de gordura? Veja 9 a seguir!

Pois bem, conheça a seguir os alimentos e ingredientes que você deve utilizar com maior frequência em seus pratos que ajudam a queimar calorias. Confira!

Cúrcuma

Então, esta preciosa especiaria amarela, conhecida também como açafrão-da-terra, traz inúmeros benefícios ao seu corpo. Ela é um excelente anti-inflamatório e antioxidante e possui propriedades cardioprotetoras e neuro protetoras.

Além disso, é ideal para desinflamar células de gordura. É verdade, as células de gordura também inflamam!

Portanto, a cúrcuma é um antioxidante importante. Porém, a sua absorção pelo organismo é um pouco difícil. Para facilitar essa absorção, ela deve ser associada a algum tipo de gordura. 

E também é preciso cuidado, pois a cúrcuma tem contraindicações. Estudos mostram, por exemplo, que ela estimula a contração durante a gestação. Por isso, as gestantes devem consumi-la em poucas quantidades e sempre buscar aconselhamento médico.

Anúncios

Suco de Tomate

O tomate é uma fruta, apesar de ser usado como legume. Além de ser um poderoso antioxidante, também é rico em potássio, licopeno e vitaminas C, A, e K. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, oferecendo vários benefícios para a saúde. E mais, pode prevenir o desenvolvimento de osteoporose, câncer de próstata e infarto do miocárdio.

Ademais, o tomate é muito usado por quem quer perder peso, pois possui pouquíssimas calorias e é rico em fibras. Isso ajuda a aumentar a saciedade e diminui o apetite. Ele também aumenta a adiponectina, um hormônio cuja função é regular os níveis de açúcar no sangue, ativando a queima de gorduras.

Pimenta

Veja quais são os benefícios da pimenta. Fonte: AdobeStock.

Os benefícios da pimenta se originam principalmente pela capsaicina, que possuem ações significativas para o organismo, como:

  • Alívio na dor, pois libera hormônios no cérebro que dão a sensação de bem-estar;
  • Com seu poder antioxidante, previne alguns tipos de câncer;
  • Traz alívio para a congestão nasal;
  • Age como anti-inflamatório;
  • Estimula a digestão;
  • Aumenta a libido;
  • Favorece o emagrecimento, devido à aceleração do metabolismo;
  • Em caso de psoríase, melhora as feridas na pele e as coceiras.

Ademais, já foi provado que a pimenta diminui o apetite. Então, seguindo o exemplo dos orientais que costumam utilizar muito o ingrediente em sua culinária, vamos deixar nossos pratos mais “quentes”!

Couve

Este super vegetal, além de ser um dos alimentos mais ricos em nutrientes, também ajuda a eliminar as toxinas do corpo e diminuir o apetite. Assim, quatro xícaras de couve possuem 10 gramas de fibra e nutrientes que ajudam a limpar o seu fígado. Dessa forma, você diminui a vontade de comer frituras e açúcar, considerados os maiores vilões quando se quer perder gordura.

Salmão

Saiba quais são as propriedades do salmão. Fonte: AdobeStock.

Ingrediente característico na culinária oriental, o salmão oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ele é rico em ômega-3 e, por meio da ingestão, é possível adquirir as gorduras essenciais contidas nele. Dessa forma, elas agem para o bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso e coração.

Assim, o salmão também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. Como consequência, a gordura da sua cintura diminui e você consegue reduzir a gordura abdominal.

Além disso, também estão presentes no salmão, de maneira significativa, as vitaminas do complexo B. Elas podem reduzir as inflamações, que são um gatilho para doenças cardíacas, e transformam nossos alimentos em energia. São elas: Vitamina B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12.

Quinoa

Outra opção entre os alimentos que ajudam a queimar calorias é a quinoa, uma semente comestível. Saiba que ela possui muitas proteínas, vitaminas, cálcio, baixos níveis de carboidratos, antioxidantes e ótimos valores nutricionais. Além de tudo isso, ainda ajuda a balancear os níveis de açúcar no sangue.

Assim, esse rico alimento é bom para ser consumido por aqueles que querem perder peso e por vegetarianos, celíacos, atletas, idosos e diabéticos. E ainda, traz benefícios para os músculos, coração, ossos, além de melhorar o funcionamento do intestino e a imunidade.

Chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes. Por isso, tem a capacidade de acelerar muito rapidamente o funcionamento do metabolismo, quebrando facilmente as células de gordura.

Assim, o chá verde também possui os seguintes benefícios:

  • Previne doenças do coração;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Melhora o humor e a concentração;
  • Evita gripes e resfriados;
  • Previne a diabetes;
  • Melhora a saúde dental;
  • Previne doenças neurodegenerativas;
  • Melhora o desempenho durante os exercícios;
  • Controla a pressão arterial;
  • Previne doenças neurodegenerativas;
  • Melhora o desempenho durante os exercícios;
  • Mantém a saúde do intestino.

No entanto, é preciso consumir o chá verde de forma correta. Então, mais de quatro ou cinco xícaras por dia podem sobrecarregar o fígado e outros órgãos. Inclusive, muito cuidado com as cápsulas de chá verde, pois elas possuem uma concentração muito grande dos princípios ativos. E o excesso pode causar insônia, vômito, irritabilidade, diarreia e batedeira.

Ovos

O ovo é um dos alimentos mais completos que existe. Ele contém antioxidantes, lecitina e nutrientes. Também é riquíssimo em proteínas de fácil absorção e provoca sensação de saciedade.

Com o tempo, se transformou de vilão em um dos melhores alimentos para a sua saúde. E pasmem, os ovos aumentam os níveis de colesterol bom e diminuem os níveis de colesterol ruim!

Arroz integral

O arroz integral, diferente dos outros tipos, é muito nutritivo. Ou seja, ele é rico em proteínas, fibras e muitos nutrientes.

A substituição do arroz branco pelo integral pode ajudar a diminuir o risco de diabetes. Dessa forma, ele é ótimo para manter bons níveis de glicose no sangue. E tem mais, também ajuda a reduzir o colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Então, essa foi a lista com os melhores alimentos que ajudam a queimar calorias! Entretanto, é preciso sempre se informar, pois o uso indiscriminado de determinados alimentos podem prejudicar sua saúde em vez de trazer benefícios.

Portanto, se você está querendo melhorar sua saúde através da alimentação, experimente adicionar em sua dieta diária esses alimentos!

Agora, aproveite as dicas e se inspire com essa sugestão de receitas de comidas mediterrâneas. Acesse o link abaixo e confira!

Alimentos de uma dieta mediterrânea

Receitas de comidas mediterrâneas: veja algumas!

Você gosta ou quer conhecer os sabores dos alimentos do Mediterrâneo? Separamos algumas sugestões de receitas deliciosas para que você experimente-os em casa!

Sobre o autor

Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Saiba quantos diferentes tipos de vegetarianismo existem!

Dieta vegetariana não é tudo igual. Conheça 7 diferentes tipos de vegetarianismo e suas próprias características. Saiba mais!

Continue lendo
content

Dieta no BBB 22: Comportamento de Arthur traz discussões nas redes sociais

Dieta no BBB 22. Entenda o que há por trás do comportamento alimentar de Arthur e descubra como evitar episódios de compulsão alimentar.

Continue lendo
content

Alimentos diuréticos ajudam a emagrecer. Conheça as 5 melhores opções

Conheça o top 5 dos alimentos diuréticos e descubra como eles te ajudam a emagrecer de maneira fácil e eficaz.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que faz um Agente de Viagens? Entenda aqui!

O setor de turismo tem várias oportunidades profissionais. Veja o que faz um agente de viagens e como é o trabalho dele, bem como se tornar um.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito American Express Platinum?

Através do cartão American Express Platinum, você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Isso porque ele oferece benefícios exclusivos como concierge, pontos Livelo que nunca expiram, além de acesso a sala VIP em aeroportos. Veja como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Por aí Viagens?

A Por Aí Viagens proporciona uma excelente experiência de viagem para quem quer curtir alguns dias de folga. O passo a passo para comprar pelo site é simples e intuitivo e você ainda pode parcelar no cartão de crédito!

Continue lendo