News

É possível ter uma alimentação zero gordura?

Uma alimentação zero gordura até pode parecer uma boa ideia, mas será que realmente é possível? Saiba hoje!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 05/07/2022

Posso fazer uma alimentação zero gordura?

Macarrão integral, forte aliado da alimentação zero gordura, pode substituir o macarrão instantâneo
A alimentação zero gordura existe? Descubra aqui e saiba mais sobre como conquistar saúde e bem-estar! Fonte: Pexels.

Muito se fala sobre os perigos da gordura ao organismo, mas saiba que uma alimentação zero gordura não é saudável. Isso porque não existe apenas um tipo de gordura. Existem vários, bons e ruins!

São estas últimas que devem ser limitadas no cardápio. Não falamos em excluídas totalmente porque isso é quase impossível e, também, porque comer uma ou outra gordura de vez em quando não é o perigo.

O que se deve ter é uma alimentação saudável. Isto é, evitar alimentos com gorduras ruins e promover uma alimentação natural. Portanto, a alimentação zero gordura não é uma opção.

Anúncios

Como ingerir menos gorduras ruis no dia a dia?

A alimentação zero gordura não ser recomendada não significa que você não deva ou queira mudar hábitos. Isto é, fazer escolhas saudáveis no dia a dia! Então, veja abaixo dicas para isso e saiba como beneficiar sua saúde!

Vai ter sessão de cinema em casa? Vá de pipoca de panela, não de micro-ondas

A nossa primeira dica é abrir mão da pipoca de micro-ondas e optar pela natural. A primeira conta com vários conservantes, corantes e outros produtos prejudiciais. Além disso, as gorduras saturadas e trans estão presentes em peso, ali, além do excesso de sódio.

Portanto, opte pelo grão de pipoca e o prepare na panela (com pouca gordura) ou no micro-ondas, com pacotinho especial (sem gordura). Depois, salgue com parcimônia e se delicie.

Anúncios

Abra mão da margarina

A margarina também é uma fonte ruim de gorduras. Ela não é processada pelo nosso organismo e se acumula nos vasos sanguíneos. Portanto, abra mão dela. Em seu lugar, prefira a manteiga (sem sal), mas também não exagere no consumo!

Evite produtos industrializados

Em geral todos os produtos industrializados e ultraprocessados contam com excesso de gorduras. Aliás, são gorduras ruins! Por isso, prefira alimentos naturais e feitos em casa e evite salgadinhos, bolachas recheadas, lasanhas, pizzas congeladas e outros!

Troque o miojo pelo macarrão normal ou integral

Miojo pode salvar sua refeição, mas ele cobra bastante por isso! Rico em gorduras (ele é previamente frito) e em sal, além de conservantes, ele é um vilão para a saúde. Por isso, dê preferência ao macarrão normal, ou ao integral.

O tempo de preparo deles, aliás, nunca supera 6 minutos a mais do que o macarrão instantâneo. Portanto, é uma espera que vale a pena e pode trazer mais sabor e saúde para a sua vida.

Evite mergulhar alimentos na gordura

Por mais que uma alimentação totalmente zero gordura não seja possível, boas escolhas são possíveis. Isto é: não é porque não pode se livrar dela que deve chutar o balde.

A última dica, então, é evitar frituras e mergulhar alimentos na gordura. Prefira assá-los ou fritar na fritadeira elétrica!

Outras dicas para uma alimentação saudável

Quer conhecer mais sobre alimentação saudável? Separamos no artigo abaixo dicas específicas para quem tem rotina corrida, mas ainda assim busca hábitos melhores. Acesse para ver todas as informações!

Açaí, o ingrediente principal do brigadeiro de açaí, que é uma das receitas amazônicas

Alimentação saudável para rotina corrida: veja 6 dicas!

Há quem ache que é impossível manter alimentação saudável para rotina corrida. Porém, hoje convenceremos você que isso não é verdade. Veja dicas de como comer mais frutas e verduras mesmo com pouco tempo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Anorexia: Conheça esse transtorno alimentar de forma aprofundada

Anorexia: Saiba o que é, conheça suas causas, sintomas, como é feito o diagnóstico e quais são as diferentes formas de tratamento.

Continue lendo
content

Receitas com berinjela: veja como fazer pratos deliciosos e saudáveis

Quer incluir mais nutrientes, sabor e saúde no dia a dia? Então conheça alguma receitas com berinjela e garanta tudo isso!

Continue lendo
content

Aprenda como fazer um cardápio semanal para emagrecer!

Fazer um cardápio semanal pode ajudar você a emagrecer e manter-se no caminho certo. Aqui estão algumas sugestões para começar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como pesquisar e escolher as melhores passagens aéreas: o guia definitivo!

Ainda que o valor das passagens aéreas leve embora a maior parte do nosso orçamento para viagem, existe uma forma de conseguir descontos e ofertas de modo a economizar e muito! Confira algumas dicas para comprar seus voos pagando menos.

Continue lendo
content

5 dicas fáceis para viajar com seu gato sem stress

Embora gatos não sejam fãs de passeios, existem formas de acalmá-los para fazer uma viagem tranquila e agradável! Por exemplo, é importante ter um bom planejamento para que tudo corra sem estresse. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Tania Elisa Viagens ou Brother's Trip: qual a melhor para viajar?

Embora tenham propostas distintas, a Tania Elisa Viagens e Brother’s Trip são excelentes agências com pacotes e roteiros incríveis. Para decidir com qual delas você deve viajar, analise seu perfil de viajante e entenda cada uma.

Continue lendo