News

Salada de bacalhau desfiado saudável e saborosa: veja como fazer

A salada de bacalhau desfiado é incrível para servir peixe de uma forma diferente no seu final de semana. Aprenda como fazer essa receita saudável e maravilhosa!

Anúncios

por Aline Augusto

25/07/2022 | Atualizado em 20/09/2022

De Portugal para a sua mesa: aprenda como fazer uma salada de bacalhau desfiado especial

Salada de bacalhau desfiado com azeitonas no prato. Talheres ao lado, e ao fundo: cebola, folhas, alho e temperos.
Quer algo diferente para servir sem abrir mão de muitos nutrientes? Então a salada de bacalhau desfiado é perfeita para você. Fonte: Adobe Stock.

A receita de salada de bacalhau desfiado é um clássico em Portugal. Ela é cheia de nutrientes e sabores e, por isso, também conquistou os brasileiros. Aliás, essa é uma excelente maneira de servir o peixe.

Diferente, a salada conta com vários sabores que são emprestados por legumes, vegetais e temperos naturais. Assim, é completa no quesito nutricional e também não fica para trás no sabor.

Continue a leitura e veja, abaixo, o passo a passo de como fazer essa receita deliciosa. Assim, tenha uma alternativa de almoço ou jantar para sair da rotina.

Anúncios

Ingredientes

Primeiramente, confira os ingredientes da salada de bacalhau desfiado para 4 porções incríveis:

  • ½ kg bacalhau dessalgado;
  • 250 g de grão-de-bico;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 cebola picada;
  • 1 xícara (chá) de azeitonas sem caroço (picadas ou não);
  • ½ xícara (chá) de vinagre;
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva;
  • Salsinha picada, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Observação: para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho em água de um dia para o outro. Troque essa água pelo menos 3 vezes durante o período.

Modo de preparo da salada de bacalhau desfiado

Pois bem, vamos ao preparo dessa receita incrível! Para começar, cozinhe o bacalhau. Para isso, ferva água em uma panela e depois adicione as postas do peixe. 

Deixe-o cozinhar na água fervente por 5 minutos. Desligue, retire o peixe e aguarde-o esfriar. Quando ele estiver morno, então, retire as espinhas e desfie a carne, reservando-o.

À parte, cozinhe o grão-de-bico. Preferencialmente também o deixe de molho de um dia para o outro, trocando a água a cada poucas horas. Com isso, ele eliminará gases, cozinhará mais facilmente e será melhor digerido.

Cozinhe os grãos em água por 15 minutos. Escorra-os e reserve. Agora, então, chegou o momento da montagem da salada de bacalhau desfiado.

Para isso, disponha-o em uma travessa. Sobre ele, coloque os grãos, as azeitonas, alho e cebola. Também, coloque o cheiro verde, polvilhe sal e pimenta. Por fim, o vinagre e o azeite. Misture bem, para que fique homogêneo.

Assim, basta deixar a salada na geladeira até o momento de servi-la. Ela fica perfeita com arroz branco e com outros preparos simples, como purês e assados.

Anúncios

Conheça também outras receitas de pratos salgados

Para saber mais receitas fáceis e saborosas para o dia a dia, como essa salada de bacalhau desfiado, cone conosco! No link abaixo, por exemplo, você confere alguns preparos tão saudáveis e fáceis quanto este.

Aliás, as almôndegas fit são ótimas para acompanhar o arroz e uma salada simples, além de ser recomendada tanto para o almoço quanto para o jantar. Então, veja a seguir a receita!

almondegas fit prontas e temperadas em frigideira

Almôndegas fit: receita saudável para o dia-a-dia

Em busca de opções saudáveis para as refeições do dia a dia? Então veja como fazer almôndegas fit, deliciosas e nutritivas.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Regime para perder barriga: como fazer?

Para um regime para perder barriga ser efetivo é necessário mudar os hábitos, melhorar a alimentação e incluir exercícios físicos. Veja mais!

Continue lendo
content

Como fazer lasanha de frigideira: saborosa e rápida

Conhece a lasanha de frigideira? Essa é uma ótima oportunidade de conhecê-la e fazer em casa. Confira a receita e se delicie!

Continue lendo
content

Telemedicina: descubra o que é e porque é apontada como o futuro dos atendimentos de saúde

Telemedicina: Saiba tudo sobre essa nova forma de atendimento que vai revolucionar a relação entre profissionais da saúde e seus pacientes.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Expedia: saiba como funciona e se é confiável!

Expedia é uma empresa norte-americana no ramo de turismo e tecnologia. Assim, ela está conquistando o mercado no Brasil ao oferecer serviços diversificados para viagens. Confira se é confiável!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Michelle Tour Viagens?

Através de uma plataforma simples e intuitiva, os clientes da Michelle Tour Viagens podem encontrar pacotes, hospedagem e passagens aéreas disponíveis. Veja como comprar com a agência aqui!

Continue lendo
content

Para onde viajar com 3 mil reais: 5 dicas imperdíveis!

Você não precisa gastar muito para fazer um passeio maravilhoso e aproveitar lugares incríveis. Com R$3 mil você pode viajar aproveitando 7 dias inteiros em praias, centros históricos e vida noturna!

Continue lendo