News

Salada de bacalhau desfiado saudável e saborosa: veja como fazer

A salada de bacalhau desfiado é incrível para servir peixe de uma forma diferente no seu final de semana. Aprenda como fazer essa receita saudável e maravilhosa!

Anúncios

De Portugal para a sua mesa: aprenda como fazer uma salada de bacalhau desfiado especial

Salada de bacalhau desfiado com azeitonas no prato. Talheres ao lado, e ao fundo: cebola, folhas, alho e temperos.
Quer algo diferente para servir sem abrir mão de muitos nutrientes? Então a salada de bacalhau desfiado é perfeita para você. Fonte: Adobe Stock.

A receita de salada de bacalhau desfiado é um clássico em Portugal. Ela é cheia de nutrientes e sabores e, por isso, também conquistou os brasileiros. Aliás, essa é uma excelente maneira de servir o peixe.

Diferente, a salada conta com vários sabores que são emprestados por legumes, vegetais e temperos naturais. Assim, é completa no quesito nutricional e também não fica para trás no sabor.

Continue a leitura e veja, abaixo, o passo a passo de como fazer essa receita deliciosa. Assim, tenha uma alternativa de almoço ou jantar para sair da rotina.

Ingredientes

Primeiramente, confira os ingredientes da salada de bacalhau desfiado para 4 porções incríveis:

  • ½ kg bacalhau dessalgado;
  • 250 g de grão-de-bico;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 cebola picada;
  • 1 xícara (chá) de azeitonas sem caroço (picadas ou não);
  • ½ xícara (chá) de vinagre;
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva;
  • Salsinha picada, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Observação: para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho em água de um dia para o outro. Troque essa água pelo menos 3 vezes durante o período.

Modo de preparo da salada de bacalhau desfiado

Pois bem, vamos ao preparo dessa receita incrível! Para começar, cozinhe o bacalhau. Para isso, ferva água em uma panela e depois adicione as postas do peixe. 

Deixe-o cozinhar na água fervente por 5 minutos. Desligue, retire o peixe e aguarde-o esfriar. Quando ele estiver morno, então, retire as espinhas e desfie a carne, reservando-o.

À parte, cozinhe o grão-de-bico. Preferencialmente também o deixe de molho de um dia para o outro, trocando a água a cada poucas horas. Com isso, ele eliminará gases, cozinhará mais facilmente e será melhor digerido.

Cozinhe os grãos em água por 15 minutos. Escorra-os e reserve. Agora, então, chegou o momento da montagem da salada de bacalhau desfiado.

Para isso, disponha-o em uma travessa. Sobre ele, coloque os grãos, as azeitonas, alho e cebola. Também, coloque o cheiro verde, polvilhe sal e pimenta. Por fim, o vinagre e o azeite. Misture bem, para que fique homogêneo.

Assim, basta deixar a salada na geladeira até o momento de servi-la. Ela fica perfeita com arroz branco e com outros preparos simples, como purês e assados.

Conheça também outras receitas de pratos salgados

Para saber mais receitas fáceis e saborosas para o dia a dia, como essa salada de bacalhau desfiado, cone conosco! No link abaixo, por exemplo, você confere alguns preparos tão saudáveis e fáceis quanto este.

Aliás, as almôndegas fit são ótimas para acompanhar o arroz e uma salada simples, além de ser recomendada tanto para o almoço quanto para o jantar. Então, veja a seguir a receita!

almondegas fit prontas e temperadas em frigideira

Almôndegas fit: receita saudável para o dia-a-dia

Em busca de opções saudáveis para as refeições do dia a dia? Então veja como fazer almôndegas fit, deliciosas e nutritivas.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

O que é glúten? Celíacos podem comer? Ele faz mal à saúde?

Descubra aqui o que é o glúten e em quais alimentos ele está presente. Além disso, veja por que os celíacos devem evitá-lo!

Continue lendo
content

Programa Receitas Emagrecedoras: veja como fazer!

Programa Receitas Emagrecedoras: como fazer? Descubra o passo a passo do programa que te ajuda a emagrecer, desinchar e regular o colesterol!

Continue lendo
content

Marmite-se: aprenda como fazer o curso!

Aprenda como fazer o curso Marmite-se sem sair de casa e planeje e faça suas refeições de 15 dias com antecedência, em apenas 2 horas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem na Buser?

A Buser garante valores de passagem de ônibus por um preço muito mais em conta do que os cobrados nos guichês das viações. Portanto, veja o passo a passo e descubra como comprar sua passagem!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Decolar Visa Platinum e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Decolar Visa Platinum é uma parceria vantajosa entre agência e instituição financeira. Com ele, você poderá obter benefícios Visa incríveis para suas viagens!

Continue lendo
content

O que faz um Agente de Viagens? Entenda aqui!

O setor de turismo tem várias oportunidades profissionais. Veja o que faz um agente de viagens e como é o trabalho dele, bem como se tornar um.

Continue lendo