News

Receita cetogênica: saiba importância e exemplos de pratos

Dietas que se baseiam em tipos de receita cetogênica podem ser muito benéficas à saúde. Confira hoje, então, como elas funcionam e veja alguns exemplos de alimentos.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 11/05/2022

Saiba como funciona a dieta à base de receita cetogênica

abacate cortado ao meio e sem caroço colocado em prato branco
Abacate para utilizar na receita da dieta cetogênica. Fonte: Pexels.

Basear seu cardápio em diferentes tipos de receita cetogênica pode diminuir a inflamação das células, bem como promover o emagrecimento. Assim, conheça alguns pratos!

Diz-se cetogênica a dieta que reduz drasticamente o consumo de carboidratos. Portanto, nela se abre mão de pães, massas, doces e arroz, dentre vários outros alimentos.

A princípio, esse tipo de dieta foi desenvolvido para ajudar no controle de crises de epilepsia, bem como de convulsões. Contudo, ganhou fama e passou a ser experimentado em outras situações, em que também se mostrou benéfico.

Por exemplo, a dieta com receita citogênica auxilia nos tratamentos contra o câncer. Afinal, as células cancerígenas tendem a se alimentar de carboidratos. Ao cortá-los do cardápio, então, é possível controlar o desenvolvimento delas.

Ainda, doenças como diabetes do tipo 2 ou mesmo situações de obesidade encontram melhoras com a aposta em dietas cetogênicas. Afinal, elas ajudam no emagrecimento, bem como no controle dos níveis de glicose no sangue.

É por isso que a busca por tipos de receita cetogênica crescem a cada dia. Eles são usados, geralmente, por 5 dias, em que basicamente se dispensa o consumo de carboidrato.

O consumo dele, aliás, fica em torno de 20 a 50 gramas diárias. Portanto, nesses dias o foco é o consumo de gorduras boas e proteínas (controladas).

Após esses 5 dias, então, é possível comer por 2 dias alimentos com carboidratos. Com parcimônia, é claro. Esses períodos alternados, então, trazem benefícios à saúde e podem ser bem interessantes.

Então, veja abaixo alguns exemplos de receita cetogênica. Elas são ricas em gorduras boas e dispensam ou limitam ao máximo os carboidratos. Contudo, lembre-se: antes de adotar uma dieta dessas, busque orientação de um nutricionista!

Anúncios

Guacamole é um ótimo tipo de receita cetogênica

A guacamole é uma espécie de purê de abacate e é rica em gorduras boas. Receita cetogênica, traz vários nutrientes interessantes, inclusive o ômega-3. Pode ser uma opção de salada ou de acompanhamento para carnes.

Vitamina de abacate

A vitamina de abacate é outra receita cetogênica.

Para que ela traga ainda mais benefícios, busque fazê-la com iogurte natural. Com isso, você evita carboidratos e aposta nas boas gorduras das quais a dieta cetogênica depende.

Anúncios

Ovos mexidos

O último exemplo de receita cetogênica que trouxemos são os ovos mexidos. Perfeitos para começar o dia, também são ótimas opções de lanche, almoço ou jantar.

Busque fazê-los com manteiga de boa qualidade, o que aumentará as gorduras de boa qualidade presentes neles.

Dessa forma, veja como existem receitas simples e ótimas para adicionar na sua dieta cetogênica. Contudo, antes de apostar neles, busque se consultar com um nutricionista.

Além da dieta cetogênica, há outras formas de emagrecer com saúde

Além da dieta à base de receita cetogênica, há outros planos alimentares para seguir e ainda assim emagrecer com saúde. No texto abaixo, selecionamos outros tipos de dietas interessantes para conhecer. Para começar a segui-las, nitidamente, é necessário acompanhamento nutricional. Confira a seguir.

Alimentos plant based

Dieta para emagrecer com saúde: veja essas opções antes de tentar perder peso!

Emagrecer com saúde é extremamente simples. Conheça dietas que permitem perder peso com foco totalmente voltado à saúde!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Os 4 melhores remédios caseiros para mau hálito

Remédios caseiros para mau hálito: Conheça 4 excelentes opções para incluir na rotina diária que garantem boca limpa e hálito fresco.

Continue lendo
content

2 receitas de sopa para emagrecer mesmo no inverno!

Que tal uma receita de sopa para emagrecer? Utilizando legumes, por exemplo, é possível manter a rotina saudável mesmo no inverno. Veja!

Continue lendo
content

3 suplementos que você deve tomar todos os dias para estar saudável!

Top 3 suplementos para estar saudável: conheça de uma vez por todas as opções que realmente funcionam e deixe de ser enganado.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo PackPoint?

Disponível para usuários Android e iOS, o aplicativo PackPoint é gratuito e você só precisa fazer o download para começar a aproveitar. Veja um passo a passo simples para começar a usar!

Continue lendo
content

Portal Trip Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Através da Portal Trip Turismo, você poderá conferir roteiros incríveis com passeios e aventuras. Ademais, a agência tem como objetivo incentivar seu público a viajar, facilitando o acesso aos pacotes e formas de pagamento.

Continue lendo
content

Como fazer cadastro no Programa TudoAzul?

Com até 4 categorias que variam de acordo com o número de pontos acumulados, o programa TudoAzul oferece vantagens incríveis aos clientes. Ademais, seu cadastro é simples e você pode fazê-lo online, sem burocracias!

Continue lendo