News

Ratatouille de frigideira simples: elegante, fácil e delicioso

Cheio de nutrientes e sabores, o ratatouille de frigideira simples é uma boa opção para o almoço ou jantar. Continue a leitura e veja como fazer 4 porções em 40 minutos.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 02/08/2022

Aprenda como fazer uma receita de ratatouille de frigideira simples e saiba um novo modo de servir legumes

imagem contendo o preparo de uma ratatouille de frigideira simples
Como fazer uma ratatouille de frigideira.Fonte: Canva

O ratatouille de frigideira simples é uma adaptação da receita tradicional, feita no forno. De origem francesa, é uma excelente opção para consumir mais legumes.

O preparo é simplesmente delicioso. Ele se baseia na mistura de sabores da abobrinha, berinjela, tomates e cebolas. Ainda, em temperos naturais que deixam tudo mais especial.

A receita, que ficou muito famosa após o filme Ratatouille, é simples, mas bem marcante. Ela traz um verdadeiro afago ao estômago e pode muito bem salvar a sua refeição. Continue lendo, então, e aprenda como fazer de forma rápida e simples. Boa leitura!

Anúncios

Ingredientes

Confira os ingredientes necessários para fazer 4 porções de ratatouille de frigideira. Caso queira mais ou menos porções, basta converter as quantidades de forma proporcional:

  • 2/3 de berinjela;
  • 2/3 de abobrinha;
  • 2 ½ cebolas roxas em rodelas;
  • 2 ½ tomates em rodelas;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 ½ colher (sopa) de alecrim;
  • 2 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 1 ½ colher (sopa) de tomilho fresco;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Observações: você não precisa fazer fatias muito finas. Elas podem ter cerca de 1 a 1,5 cm. Além disso, ao cortar a berinjela, passe sal nas fatias.

Entretanto, deixe-as descansar por 1 minutos. Depois, escorra a água que elas soltarem e seque-as com papel toalha.

Modo de preparo do ratatouille de frigideira simples 

A receita é bem simples, sendo que o maior tempo dela é para o cozimento. Para começar, refogue o alho com as ervas frescas em uma frigideira. Quando ele começar a dourar, desligue o fogo e retire-o.

Então, na mesma frigideira, disponha os legumes. Todavia, intercale as fatias de legumes, de modo a criar um mosaico com elas. Caso prefira, monte-as de pé e depois deite-as com cuidado na frigideira.

Leve-os ao fogo com um pouco de azeite. Também, lembre-se de temperar os legumes, polvilhando sal e pimenta. Jogue o alho frito por cima das fatias.

Ademais, tampe a frigideira e a deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Ou até que os legumes cozinhem, mas nem ficarem moles demais.

Anúncios

Sugestões de como servir

Essa receita pode ser complementada com molho de tomate, caso você queira. Nessa hipótese, forre a frigideira com um pouco de molho antes de adicionar os legumes.

Para servir, você pode simplesmente apresentar o ratatouille de frigideira simples com torradas ou pães. Por outro lado, também pode aproveitá-lo com carne moída ou outros preparos com carnes.

Por fim, para você que quer saber mais sobre alimentação saudável e opções fáceis para o dia a dia? Então clique no link abaixo e confira o que separamos para você! 

Imagem com uma Receita de festa junina que não vai ao fogo

Receita de festa junina que não vai ao fogo: conheça algumas!

Está se preparando para a época de arraiá? Então confira algumas receitas, como paçoca, que não vão ao fogo. Assim, traga o sabor junino sem trabalho algum!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

O que é gordura no fígado? Conheça os sintomas e os riscos à saúde

Gordura no fígado: conheça as causas, principais sintomas e os riscos que a condição é capaz de trazer à sua saúde! Saiba mais.

Continue lendo
content

Entenda os riscos do diabetes: covid, doenças cardiovasculares e mais

Entenda os riscos do covid e diabetes, além de outras complicações que os diabéticos enfrentam em decorrência da doença. Saiba mais!

Continue lendo
content

Carvão vegetal ativado: conheça 4 benefícios que ele é capaz de proporcionar

Descubra o que é o carvão vegetal ativado, pra que serve, quando e como tomar e 4 benefícios importantes que ele proporciona à saúde.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Unlimited Visa Infinite?

Um produto destinado a um seleto grupo de pessoas, o cartão Santander Unlimited Visa Infinite é ideal para viajantes. Além de um programa de pontos incrível, ele oferece todos os benefícios de um Visa Infinite.

Continue lendo
content

Ecotrips Brasil é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com a Ecotrips Brasil você poderá aproveitar viagens para lugares exóticos e estar sempre em contato com a natureza. Há 20 anos no mercado, a agência oferece serviços seguros e de qualidade.

Continue lendo
content

Buscavoo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Utilizando a meta-busca, a Buscavoo garante encontrar a melhor opção de serviço de acordo com as suas necessidades. Para isso, utiliza uma plataforma ágil e simples para você economizar tempo e dinheiro!

Continue lendo