Dicas

Aprenda como fazer um pré-treino rápido e fácil!

Procurando uma maneira de preparar o seu pré-treino rápido e fácil? Então, aprenda estas receitas simples e saudáveis de lanches que lhe darão a energia que você precisa!

Anúncios

Pré-treino rápido e fácil: aprenda receitas com ganho de energia e desempenho

Saiba como funciona o pré-treino caseiro. Fonte: AdobeStock.

Não é segredo que muitos atletas do fitness usam suplementos para um pré-treino rápido e fácil. Mas se você não é um fã de suplementação, há muitas receitas que se pode fazer em casa para lhe dar os mesmos benefícios. 

Casal idoso malhando

Atividades físicas para pressão alta: Quais exercícios priorizar e como colocar em prática!

Atividades físicas para pressão alta são parte importante do tratamento. Contudo, tão importante quanto praticá-las, é saber quais escolher e não ultrapassar os seus limites.

Assim, aprenda aqui algumas receitas simples que lhe ajudarão a dar energia e melhorar seu desempenho. Portanto, estas receitas são perfeitas para você que está apenas começando na academia ou se já é um profissional experiente!

Como funciona e o que comer no pré-treino?

O pré-treino não deve se resumir somente à alimentação anterior ao exercício. Vários pontos importantes devem ser levados em conta, como:

  • Alimentação e suplementação adequadas.
  • A falta de sono aumenta o risco de lesões durante o treino. Portanto, uma boa qualidade de sono e quantidades adequadas de horas dormidas no dia do treino são fundamentais para um bom desempenho.
  • Preparação mental prévia.
  • Maximização da atenção à execução do exercício e melhora da consciência corporal na execução dos movimentos.
  • Adequada ingestão de líquidos.

Assim, a alimentação, a ingestão apropriada de água, o sono satisfatório e o treino adequado são a base para garantir tanto a diminuição do percentual de gordura corporal quanto o ganho de massa muscular.

Então, quando se trata de lanche pré-treino rápido e fácil, há algumas coisas a serem levadas em conta.

  • Você quer algo que lhe dê energia e te sustente durante todo o seu treino. 
  • Um alimento que seja facilmente digerível, para que seu corpo possa começar a usá-lo para obter energia imediatamente.
  • Você gostaria de um lanche saboroso para comer com prazer. 

Com esses critérios em mente, aqui estão algumas de nossas sugestões pré-treino:

Banana com manteiga de amêndoas

Assim, se você estiver procurando algo com carboidratos complexos e gorduras saudáveis, experimente uma banana com manteiga de amêndoa. 

Dessa forma, os carboidratos lhe darão energia prolongada, enquanto a gordura ajudará a retardar o processo de digestão para que você possa evitar um choque de energia no meio do treino. 

Bebida rápida de mel e limão

Delicioso chá de limão e mel, um excelente termogênico. Fonte: AdobeStock.

Para algo um pouco mais leve, experimente uma bebida de mel e limão. O mel fornece energia rápida enquanto o limão ajuda a melhorar seu foco e concentração. 

Por outro lado, se você tiver realmente pouco tempo, basta pegar um punhado de nozes ou alguma fruta. Ambos lhe darão energia rápida sem sobrecarregá-lo.

Pré-treino rápido e fácil: 2 opções de lanches para você

Então, veja a seguir duas opções de lanches que podem ser usados como pré-treinos. Conheça seus benefícios e suas principais características. Confira!

Banana com leite, aveia e canela

Experimente essa combinação de leite, aveia e canela que sempre faz sucesso!

Ingredientes:

  • Uma banana madura grande cortada em rodelas (reserve algumas para decorar);
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado ou 200 ml;
  • 1 e 1/2 colheres (sopa) de aveia em flocos ou 15 gramas;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo para vitamina:

  1. Primeiramente, bata todos os ingredientes no liquidificador até incorporar bem.
  2. Em seguida, adicione gelo e adoce a gosto. Beba em seguida.

Modo de preparo para mingau:

  1. Em primeiro lugar, coloque as rodelas de banana em uma panela pequena, leve ao fogo baixo e acrescente uma pitada de canela. Misture até que amoleçam. Retire da panela e reserve.
  2. Na mesma panela, adicione o leite e 1 colher (sopa) de aveia. Mexa por cinco minutos após fervura.
  3. Depois, acrescente a banana reservada e misture.
  4. Por último, coloque o restante da aveia e decore com as rodelas de banana. Salpique canela a gosto e sirva imediatamente.

Observação: Você deve ingerir esse lanche pelo menos uma hora até uma hora e meia antes de iniciar o treinamento para sua completa digestão.

Informação nutricional por porção: cerca de 200 Kcal, com 8 g de proteínas, 40 g de carboidratos e 1 g de gorduras.

Benefícios nutricionais:

  • Essas refeições possuem carga glicêmica mais elevada e carboidratos complexos, capazes de fornecer energia para treinos mais pesados; 
  • A banana possui minerais como fósforo, magnésio e potássio e o leite possui proteínas e cálcio. Ou seja, esses nutrientes reforçam o sistema imunológico e nutrem o músculo.
  • As fibras da banana e da aveia, juntamente com as da lactose, da frutose e do amido, são essenciais para um treino bem preparado;
  • Os três ingredientes dessa preparação (leite, banana e aveia) são fontes de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, hormônio relacionado ao prazer.

Suco funcional de beterraba, uva e espinafre 

Aprenda a fazer um suco termogênico de beterraba, uva e espinafre. Fonte: AdobeStock

Um suco repleto de benefícios para a sua saúde, excelente para um pré-treino rápido e fácil. Experimente!

Ingredientes:

  • 3 beterrabas pequenas descascadas e picadas;
  • 100 ml de suco de uva 100% integral;
  • 6 folhas grandes de espinafre sem o talo central;
  • 300 ml a 400 ml de água filtrada gelada.

Modo de preparo:

  1. Então, adicione no liquidificador a beterraba, o suco de uva, o espinafre e a água. Bata por alguns minutos, até misturar tudo muito bem.
  2. Por fim, adicione gelo e, se quiser, adoce a gosto. Beba em seguida.

Informação nutricional por porção: cerca de 165 Kcal, com 35 g de carboidratos, 6 g de proteínas vegetais e 0 g de gorduras.

Benefícios nutricionais:

  • A beterraba é uma raiz rica em vitamina C, betalaína, carotenóides e flavonóides, antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres no organismo. Dessa forma, ajuda a evitar os danos às células saudáveis e ajuda a prevenir o surgimento do câncer e algumas doenças crônicas.
  • Por ser uma ótima fonte de fibras, o espinafre diminui o índice glicêmico da refeição, aumentando a saciedade e melhorando a função intestinal. Além disso, ele contém boas fontes de ácido fólico, vitaminas e cálcio (fundamental para geração de força muscular).
  • A uva é um potente antioxidante, rica em flavonóides, taninos e resveratrol. Assim, ela causa efeitos benéficos ao endotélio (camada interna dos vasos sanguíneos), melhorando também a circulação. 

Em resumo, é muito importante fazer um pré-treino adequado, mas é conveniente que seja rápido e fácil para obter o melhor aproveitamento do seu treinamento. 

Além disso, é sempre bom fazer um acompanhamento com um profissional. De qualquer maneira, a informação é a melhor escolha sempre!

Agora, você sabe o que comer após o treino? Confira a seguir dicas de qual o melhor lanche pós-treino!

imagem com fundo de madeira indicando O que comer depois do treino para emagrecer

O que comer depois do treino para emagrecer?

O que se come depois do treino para emagrecer faz toda a diferença no alcance dos seus objetivos. Confira algumas dicas de como escolher seu lanche com sabedoria!

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Growth Suplemento vitamínico: saiba se é bom e vale a pena!

Quer ter ainda mais saúde e disposição para seu dia a dia? Então conheça o Growth Suplemento Vitamínico e saiba se vale a pena comprá-lo!

Continue lendo
content

Aprenda a fazer uma deliciosa e fácil torta de frango no liquidificador!

Esta receita rápida de torta de frango de liquidificador é perfeita. Com um delicioso recheio cremoso, ela faz sucesso em qualquer ocasião!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hostel ou Airbnb: qual o melhor para se hospedar?

É preciso entender o que você espera de uma viagem antes de optar hospedagem em hostel ou Airbnb. Então, veja aqui quais os pontos positivos e negativos entre eles e escolha o melhor!

Continue lendo
content

Dicas para garantir as melhores ofertas no Passagens Promo

Descubra ofertas incríveis em passagens aéreas com descontos imperdíveis no Passagens Promo. Economize em suas próximas viagens e explore destinos deslumbrantes por menos!

Continue lendo