News

Inscrições Masterchef: como funcionam?

Sempre sonhou em se tornar um chef de cozinha? Então saiba que as inscrições para o Masterchef já estão abertas! Veja o passo a passo para participar, quais documentos e conteúdos enviar e tudo o mais aqui!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 14/03/2022

Aprenda como se inscrever para o programa Masterchef Brasil!

cumbuca de molho com petiscos
Como realizar o sonho de cozinhar no MasterChef Brasil. Fonte: Pexels.

Hoje veremos como funcionam as inscrições do Masterchef, já abertas para seleção de candidatos para o programa em 2022! Continue lendo e confira.

O Masterchef é o programa culinário mais famoso do Brasil. Ele, que já passou por diversas versões, é uma oportunidade para quem sonha em trabalhar com gastronomia. Atualmente, aliás, estão abertas as inscrições para os cozinheiros amadores.

Durante o programa, o candidato deve passar por uma série de provas. Semanalmente, um participante é eliminado até que restem os 2 ou 3 finalistas. A final varia de acordo com o ano, podendo ser disputada por duas ou 3 pessoas.

Muitas pessoas já aproveitaram as inscrições do Masterchef para darem o pontapé inicial para se tornarem chefes de cozinha. Afinal, mesmo que apenas 1 vença o prêmio ao fim do programa, ele é uma oportunidade de holofotes e para trabalhar com grandes chefes. Não raro candidatos passam a estagiar ou se tornar aprendizes de renomados profissionais da gastronomia.

Interessante, não é mesmo? Pois se você ama cozinhar e quer viver essa experiência incrível e única que é o Masterchef, continue lendo. Abaixo você encontra tudo sobre como se inscrever no programa e adentrar no mundo gastronômico profissional.

Ilustração mulher segurando tablet sentada ao lado do logotipo Ampl

Graduação em Gastronomia Ampli: aprenda como fazer!

Aprenda hoje como fazer a Graduação em Gastronomia Ampli. Assim, torne-se um profissional da área gastronômica e comece sua vida profissional com o pé direito, tudo isso em apenas 18 meses!

Anúncios

Masterchef Brasil 2022

rapaz preparando prato no masterchef brasil
Tudo sobre as inscrições do Masterchef. Fonte: Pexels.

As inscrições do Masterchef 2022 estão abertas. A edição foca nos cozinheiros amadores. Dessa forma, somente podem se inscrever as pessoas que nunca atuaram profissionalmente enquanto cozinheiros. Também, é proibido ter feito (concluído ou não) cursos profissionalizantes de gastronomia.

Nesse sentido, é proibido ter graduação em gastronomia; contudo, cursos livres, como aqueles online e sem validade enquanto cursos superiores, não impedem a inscrição, ok?!

Ainda, é necessário cumprir com uma série de regras, veja:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Ser cozinheiro amador;
  • Nunca ter trabalhado com cozinha profissional;
  • Ter disponibilidade para as gravações, que ocorrerão entre março e julho de 2022, durante o dia, e podem ser bastante exaustivas;
  • Enviar vídeo e foto!

Esses são os requisitos, então, para quem quer participar das inscrições do Masterchef 2022 e tentar a sorte (e o talento!) para se tornar um profissional da gastronomia. Os prêmios para o vencedor do programa são:

  • R$ 250 mil;
  • Bolsa de estudos na escola de culinária e gastronomia Le CondonBleu, em Paris, França;
  • Troféu Masterchef.

Ainda, é comum que durante o programa os candidatos recebam uma série de prêmios dos patrocinadores. Por exemplo, em algumas edições semanalmente quem ganha as provas leva dinheiro ou acumula prêmios em espécie, como eletrodomésticos da cozinha.

Em outras edições, por outro lado, o ganhador recebe, ao final, um prêmio adicional, como foi o caso da cozinha Brastemp na edição de 2021.

Passo a passo para se inscrever no Masterchef: como fazer

pessoa cozinhando carne na grelha
Cozinhando no Masterchef. Fonte: Pexels.

Se você sonha em se tornar um chef de cozinha e ainda é amador, pode contar com as inscrições do Masterchef para dar um pontapé inicial no seu sonho. Para isso, confira como se inscrever!

Anúncios

Entre no site de inscrições do Masterchef e entenda como funciona o processo

Primeiramente, entre no site de inscrições para o Masterchef. Clique em “Cozinheiros amadores” e espere a abertura do formulário de inscrições.

Leia as regras

Então, leia as regras. É importante que você as analise com cuidado e garanta que não se enquadra em nenhuma situação que contravenha as normas. Em caso contrário haverá a desclassificação da candidatura.

Anexe uma foto e um vídeo de apresentação

Então, anexe também uma foto e um vídeo de apresentação. A foto deve ser de boa qualidade, com boa iluminação. Você pode escolher uma foto do rosto ou cozinhando, aliás, Ao anexá-la (em “selecionar arquivo”) lembre-se de preencher a descrição da imagem.

Já o vídeo deve ter 15 minutos de duração, no máximo. Nele, então, é necessário fazer uma gravação em que o candidato se apresenta ao Masterchef enquanto cozinha e explica o que está fazendo. Por exemplo, é possível seguir um roteiro como:

  • Seu nome, cidade, idade;
  • Um pouco da sua história;
  • Por que quer ser um Masterchef;
  • O prato escolhido e porquê;
  • Como a culinária afeta sua vida.

Não é necessário que o preparo do alimento se dê totalmente nesses 15 minutos. Assim, é possível editar o vídeo com partes que você achar mais importante sobre o preparo. Ainda, é claro, a apresentação do visual do resultado final.

Quanto à edição, não se preocupe, ela não precisa ser profissional. Todavia, o que é importante é que o candidato mostre um pouco sobre si e esteja à vontade com a câmera. Por ser um reality show, a intimidade com a câmera influencia em muito. Por isso, treine e faça testes!

Preencha o formulário de inscrição e responda às perguntas

Por fim, preencha o formulário de inscrição que está na tela. Ele é bem longo, por isso realize a sua inscrição para o Masterchef quando estiver com tempo e tranquilidade. Dentre as informações que são necessárias estão:

  • Nome, endereço e formas de contato;
  • Formação profissional;
  • Existência de processos judiciais ou condenações na justiça;
  • Links de redes sociais.

Ainda, existe uma série de perguntas que devem ser respondidas. Veja as principais:

  • Por que deseja se candidatar;
  • Qualidades e defeitos;
  • Hobbies;
  • Família, etc.

Outros pontos questionados dizem respeito à experiência culinária, bem como uma autoavaliação do seu desempenho em diversos preparos. Por exemplo, em aves e carnes, doces, frutos do mar, molhos e massas, etc.

O formulário ainda pedirá 3 receitas, trará detalhes sobre as gravações e sobre sua personalidade. Assim, basta preencher tudo, aceitar os termos e condições e, ao final, encaminhar a inscrição no Masterchef. Cruze os dedos e boa sorte!

E se quiser continuar lendo mais conteúdos sobre receitas e culinária, dê uma olhada no conteúdo abaixo! Vamos te apresentar um e-book com receitas que ajudam o corpo a perder gordura! Saiba mais.

Programa Receitas para Secar: veja como fazer!

Conheça esse e-book que vai te ajudar a perder gordura corporal e baixe-o em seu computador ou celular agora mesmo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Erros na cozinha que afetam a saúde: Conheça os principais e evite-os!

Erros na cozinha que afetam a saúde. Conheça os 4 mais cometidos e descubra como evitá-los a partir de agora. Fique por dentro.

Continue lendo
content

Chlorella para que serve? Saiba mais sobre ela

Chlorella, para que serve? Conheça 5 efeitos incríveis dessa microalga à saúde e descubra como incluí-la em sua rotina alimentar ainda hoje!

Continue lendo
content

App Adidas Running by Runtastic: como usar o aplicativo de treinos personalizados!

Aprenda agora mesmo como se cadastrar e usar o app Adidas Running by Runtastic, uma excelente opção para treinos personalizados!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagens e pacotes de viagens na Decolar?

Está se preparando para as suas férias? Então aprenda como comprar na Decolar Viagens e garanta desde já todos os serviços para deixar seu descanso perfeito.

Continue lendo
content

Qual o melhor lugar do Nordeste para viajar? Veja 5 opções incríveis!

A região Nordeste é uma das mais populares no Brasil para viajar. É por lá que você encontra praias paradisíacas com águas cristalinas, gastronomia invejável e muita história! Com certeza vale a pena visitar.

Continue lendo
content

Promoção de voos de madrugada: economize dinheiro comprando passagens mais baratas!

Nós queremos te ajudar a encontrar passagens aéreas muito baratas para você viajar mais. Então, acesse nosso conteúdo e veja o que fazer para economizar e encontrar promoções de voos!

Continue lendo