Emagrecimento

Fazer exercícios todos os dias emagrece?

Ao fazer exercícios regularmente você emagrece e fica mais saudável, além de se sentir com mais energia e autoestima. Mas, será que é necessário praticar todos os dias? Confira aqui!

Anúncios

Por que é importante se exercitar regularmente? 

Saiba a importância do exercício físico para a saúde. Fonte: AdobeStock.

Fazer exercícios físicos todos os dias emagrece sim. Mas será que isso é recomendado? Afinal, o corpo precisa de descanso para se recuperar.

Pois saiba que, numa rotina de exercícios, é aconselhável intercalar atividades aeróbicas com musculação, de 3 a 5 dias na semana, durante 1 hora. Saiba mais a seguir.

Casal idoso malhando

Atividades físicas para pressão alta: veja quais exercícios priorizar e como colocar em prática!

Atividades físicas para pressão alta são parte importante do tratamento. Contudo, tão importante quanto praticá-las, é saber quais escolhê-las e não ultrapassar os seus limites.

A prática de atividade física regular traz muitos benefícios para a sua saúde. Aliada a uma alimentação saudável, irá te manter em forma e proporcionar mais disposição para o seu dia a dia!

Porém, sabemos também que não é tão simples abandonar hábitos antigos, enraizados anos a fio. Por isso, a seguir trouxemos uma série de dicas e conteúdos para te ajudar!

Faça exercícios regulares: você ganha saúde e emagrece!

A prática da atividade física regular é excelente para quem quer manter o corpo e a mente saudáveis. Além disso, fazer exercícios todos os dias emagrece e te deixa com mais energia.

Inclusive, eles também trazem ótimos benefícios para a saúde mental, incluindo melhor humor, redução dos níveis de estresse e maior autoconfiança. Começar é a parte mais difícil, mas vale a pena!

Aliás, se exercitar não só ajuda a perder peso, mas também fortalece seus músculos, aumenta sua resistência e melhora sua condição física geral. 

E a melhor parte é que não é preciso passar horas na academia para ver os resultados. Você emagrece mesmo com uma quantidade moderada de exercícios físicos.

Inclusive, se feitos da maneira correta, os exercícios físicos combatem a obesidade e o sobrepeso, sendo que você emagrece de maneira saudável. Então, veja a seguir mais benefícios que a prática traz.

Conheça os benefícios do exercício físico para o seu corpo

Conheça as vantagens em se praticar atividades físicas. Fonte: AdobeStock.

Praticar exercícios físicos todos os dias emagrece sim, porém não é preciso exagerar. O ideal é exercitar-se cinco dias durante a semana e descansar dois, intercalando descanso e atividade física.

Isso porque a prática regular de exercícios fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea e deixa seus ossos mais fortes. 

Inclusive, ela pode ser feita em qualquer idade, mas é necessário uma avaliação médica para detectar qualquer problema de saúde, principalmente se você for gestante, obeso ou idoso. 

E, dentre os benefícios da atividade física regular temos:

1 – Combate ao peso excessivo

Se feitos da maneira correta, os exercícios físicos combatem a obesidade e o sobrepeso, sendo que você emagrece de maneira saudável.

Isso porque o exercício tem a capacidade de acelerar o metabolismo, provocando a queima de calorias e o gasto de energia.

Além disso, intercalar atividades aeróbicas com musculação acelera o metabolismo, o que é essencial para a perda de peso.

2 – Melhora a função intestinal

Então, sabe-se que o estresse e a ansiedade afetam o trato intestinal. Assim, a prática regular de exercícios físicos ajuda no controle do nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse.

Além disso, eles estimulam os neurotransmissores que produzem a sensação de bem-estar. E também, a atividade física estimula movimentos e efeitos mecânicos do intestino, facilitando o trânsito das fezes e evitando a constipação.

3 – Fortalece ossos e articulações

Assim, os exercícios físicos fortalecem os ossos e as articulações, pois promovem o seu crescimento, aumentando também a resistência e a densidade óssea. 

Esse benefício é muito importante para prevenir a osteoporose, muito comum a partir da terceira idade. Então, é essencial tratá-la. Dessa forma, reduzirá o risco de fraturas e lesões causadas pelo enfraquecimento dos ossos.

4 – Melhora o desempenho sexual e aumenta a libido

A prática regular da atividade física melhora a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive nos órgãos genitais.

Isso estimula a excitação dos homens e faz com que eles tenham ereções mais duradouras e potentes. E também, ativa o desejo sexual das mulheres e aumenta a lubrificação.

5 – Reduz a pressão arterial

Assim, vários estudos mostram que fazer atividades físicas aeróbicas (caminhar, correr, dançar) ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir a pressão arterial. 

Além disso, os exercícios físicos melhoram o colesterol bom (HDL) e reduzem o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos. Dessa forma, diminui-se o risco de doenças cardiovasculares, como derrame cerebral, aterosclerose e infarto. 

6 – Prevenção do glaucoma e manutenção da boa visão

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) mostrou que pessoas que fazem exercícios periodicamente correm 73% menos risco de desenvolver glaucoma.

Essa doença é mais comum a partir dos 40 anos e pode provocar cegueira irreversível.

Assim, você adquire este benefício realizando exercícios moderados ou intensos ao ar livre (pedalar, caminhar, correr), onde há um estímulo da visão ao olhar para longe.

Ainda mais, a atividade física regular (no mínimo 3 vezes por semana) ajuda a regular a pressão intraocular. 

Desse modo, quando ela está alterada, corre um risco maior de glaucoma, além de provocar dificuldades para enxergar, olhos vermelhos e redução da visão periférica.

Mitos e verdades sobre a prática de exercícios

Veja o que são fatos e fakes sobre exercícios físicos. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, muito se diz sobre a prática da atividade física. Confira aqui o que é verdade ou uma grande invenção a respeito deste assunto. 

Só emagrece quem malhar 5 vezes por semana

Verdade. O ideal é que você pratique, ao longo da semana, cinco dias de exercícios e descanse dois. Intercale os dias de atividade com descanso.

Gorduras são mais leves que os músculos

Verdade. De fato, os músculos são mais pesados que a gordura. Muitas pessoas acabam aumentando seu peso, mesmo investindo em musculação.

Assim, é preciso ficar atento ao seu condicionamento físico.

Praticar exercício em jejum emagrece

Mito. Após passar 8 horas em jejum, normalmente a pessoa está com a taxa de glicose no sangue baixa. Sem carboidratos estocados, o corpo irá queimar a massa muscular.

Portanto, praticar exercícios sem estar bem alimentado, queima massa muscular sem perder gordura. Isso é muito prejudicial.

Sendo assim, antes de malhar, se alimente com uma fonte leve de carboidrato, como fruta, pão ou suco. Então, espere por volta de 2 horas e faça uma refeição completa, para repor o que foi perdido.

Sentir dor após o exercício é um sinal positivo

Mito. Sentir dor quando está começando a se exercitar é normal. Porém, se as dores persistirem mesmo após o condicionamento físico, pode ser um alerta de que você está exagerando na malhação.

Portanto, tome cuidado com os excessos!

Malhar 30 minutos por dia faz perder peso

Quase verdade. Isso porque, além de se exercitar por meia hora, é necessário uma dieta balanceada para que você consiga emagrecer.

Exercícios feitos pela manhã trazem melhores resultados

Mito. Assim, cada pessoa deve achar o seu melhor horário para se sentir confortável. Só é recomendado aproveitar os períodos mais frescos. O melhor é pela manhã ou final de tarde.

Portanto, deixe de lado a preguiça. Pratique atividade física regular junto a uma dieta saudável, e você verá que emagrece sem precisar fazer exercícios físicos todos os dias!

Por fim, quer algumas dicas para fazer exercícios em casa? Então, confira o link abaixo e conheça o app Nike Training Club!

Duas pessoas se exercitando ao ar livre com logo aplicativo Nike Training Club

Nike Training Club: conheça o aplicativo para exercícios em casa!

O aplicativo Nike Training Club é uma plataforma que permite aos atletas realizarem sua rotina de exercícios facilmente. Então, se você quer praticar exercícios em casa, essa é uma excelente opção!

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Salada de bacalhau desfiado saudável e saborosa: veja como fazer

O bacalhau é cheio de benefícios à saúde! Então confira como servi-lo numa salada de bacalhau desfiado diferente, saudável e saborosa.

Continue lendo
content

Tratamentos para flacidez: 5 opções para pele firme e durinha

Radiofrequência e microcorrentes são tratamentos para flacidez; veja outros e escolha o melhor para você, aumentando efeitos com alimentação.

Continue lendo
content

Comfort food: Entenda esse conceito de alimentação e gastronomia

Comfort food: Conheça o conceito e as principais categorias dessa forma inclusiva e prazerosa de se alimentar que vem crescendo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Passagem aérea em promoção no ViajaNet: conheça e aproveite!

A plataforma do ViajaNet oferece serviços diversos de turismo, dentre eles passagens aéreas. Nesse sentido, a agência realiza constantes promoções que podem ajudar o viajante a enxugar o orçamento.

Continue lendo
content

Travel and Fun é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A agência de turismo Travel and Fun oferece diversos serviços como pacotes, seguro viagem, cruzeiros, resorts, entre outros. Então, se você está em dúvida se ela é confiável, entenda como ela funciona e se vale a pena comprar.

Continue lendo
content

Aplicativo Cadê o Ônibus: veja como funciona e se vale a pena!

O app Cadê o Ônibus é uma plataforma de mobilidade urbana com todas as informações das linhas de ônibus da cidade de São Paulo e região. Veja como o aplicativo funciona para decidir se vale a pena baixar!

Continue lendo