News

É possível emagrecer dormindo ou isso é mito? Saiba hoje!

Parece até propaganda enganosa dizer que emagrecer dormindo é possível. Mas, e aí?! Isso é verdade ou não passa de um mito? Continue lendo e confira!

Anúncios

Afinal, é possível emagrecer dormindo?

Mulher dormindo, celular com tela apagada próximo à mão dela sobre a cama. Simbolizando a dúvida se é possível emagrecer dormindo
Descubra se é possível emagrecer dormindo ou se isso não passa de um mito! Fonte: Pexels.

A resposta para essa pergunta é sim! É possível emagrecer dormindo e, por isso, apostar na boa qualidade do sono é essencial para perder peso.

Durante o sono o nosso corpo continua queimando calorias. Além disso, ele recupera a energia gasta durante o dia, de modo que permite o relaxamento do corpo inteiro.

Mas, a capacidade do corpo em queimar calorias e perder peso dormindo depende de outros hábitos diurnos. Isto é, o sono por si só não faz milagres. O que ele é faz é complementar uma rotina saudável e, com isso, ajudar no emagrecimento.

Por que o corpo emagrece dormindo?

Porque ele também precisa de energia para o descanso, além de consumir calorias para recuperar o gasto durante o dia. Outro ponto importante é que durante o sono há a regulação de taxas de alguns importantes hormônios.

Dessa forma, é possível controlar o estresse e a ansiedade que muitas vezes são responsáveis por compulsões alimentares. Por fim, saiba que na fase mais “pesada do sono” (fase 4) o organismo passa pela renovação cerebral. E isso requer um consumo alto de glicose presente no organismo.

Por todos esses motivos, então, é que é possível emagrecer dormindo! Para tanto, porém, é indispensável que você tenha outros cuidados, como veremos abaixo.

Rotina de sono equilibrada é essencial para emagrecimento

Primeiramente, saiba que uma rotina de sono equilibrada é crucial para a perda de peso. Com ela seu organismo se adapta e realmente consegue descansar e queimar gordura.

Segundo um estudo da Universidade de Brigham Young, dos Estados Unidos, ter uma rotina de sono com horários específicos para acordar também é importante para emagrecer durante seu descanso. Por isso, adapte sua rotina!

Saiba como queimar ainda mais calorias durante o sono

Como dito anteriormente, dormir bem é essencial para perder peso, inclusive durante o descanso. Contudo, o sono é apenas parte de um todo que se soma para promover a perda de peso.

Por isso, é essencial ter uma rotina alimentar equilibrada e cheia de nutrientes. Evite industrializados, gordura e sal em excesso. Igualmente, promova uma rotina de exercícios físicos, especialmente dos aeróbicos.

Por fim, concentre a alimentação noturna (que até pode acontecer 1 hora antes de dormir) com fibras e proteínas. Elas ajudam a promover o emagrecimento durante o sono. Igualmente, evite o uso de celular ao menos 30 minutos antes de se deitar. Desse modo, a soma desses cuidados ajuda a emagrecer dormindo!

Frutas também afetam a qualidade do sono

Sabia que as frutas podem ser potencializadoras da qualidade do sono? Por exemplo, a banana. Então, veja o artigo a seguir e saiba quais vantagens ela oferece ao organismo para regular e melhorar a soneca.

pessoa segurando uma banana

Comer banana antes de dormir dá sono? Veja aqui!

Sabia que comer banana antes de dormir dá sono? Pois oferece benefícios para regular o seu organismo, o que melhora o sono. Saiba mais aqui!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Lasanha de berinjela: receita saborosa e muito prática

A lasanha de berinjela é uma opção saudável e menos calórica para quem não abre mão de comer esse prato tão saboroso. Saiba como fazer aqui!

Continue lendo
content

Dieta para hemorróidas: Os melhores alimentos para priorizar

Dieta para hemorróidas: Saiba o que priorizar e evitar e confira dicas exclusivas para prevenir e reverter esse tipo de problema.

Continue lendo
content

Aprenda como fazer frango assado com legumes

A receita de frango assado com legumes é bastante tradicional de norte a sul do Brasil. Veja uma forma de preparar rápida e saborosa!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qual o melhor cartao Itaú para viajar? Veja opções TOP!

O banco Itaú possui um catálogo extenso de cartões de crédito, muitos deles com parcerias interessantes. Ele possui diversas opções para quem costuma viajar com frequência e pode valer a pena solicitar o seu.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Voltado para quem sempre viaja, o cartão Banrisul Mastercard Black oferece diversos benefícios que podem valer a pena. Aliás, seu programa de pontos no BanriClube é uma excelente opção para acumular milhas!

Continue lendo
content

Ryanair – Passagens a partir de 10 €

Viaje por diversos destinos incríveis gastando pouco: confira os serviços da Ryanair. Ao final do conteúdo, vamos direcionar você para as passagens baratas!

Continue lendo