News

Chuchu gratinado: receita especial que valoriza o chuchu

Já ouviu falar na receita de chuchu gratinado? Pois saiba que ela é super saborosa e fácil de fazer. Continue lendo e veja como fazê-la sem perder tempo!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 30/08/2022

Chuchu gratinado é opção incrível para um almoço especial; Faça e surpreenda

imagem com mesa posta com chuchu gratinado
Aprenda o preparo do chuchu gratinado. Fonte: Canva

A receita de chuchu gratinado apresenta o chuchu de um modo como você nunca viu. Ela é excelente para valorizar esse vegetal. Além disso, é barata e conta com ingredientes simples.

Portanto, que tal conferir? Quem sabe você não encontra nela a opção perfeita para um almoço diferente. Continue lendo e aprenda como fazer!

Anúncios

Ingredientes

Para começar, vejamos os ingredientes necessários para fazer essa receita especial e diferente de chuchu gratinado:

  • 3 chuchus sem casca e cortados ao meio;
  • 1 cebola picadinha;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 2 xícaras (chá) de leite integral;
  • 200 g de creme de leite;
  • 100 g de queijo mussarela ralado;
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
  • Sal, pimenta-do-reino, noz moscada e outros temperos de sua preferência a gosto.

Modo de preparo do chuchu gratinado

Essa é uma receita que leva o chuchu para outro patamar. Por isso, se você o achava sem graça, saiba que aqui ele brilha! Então, vamos ao modo de preparo? Lave as mãos e vamos ao passo a passo;

Para começar, coloque os chuchus em uma panela, cubra-os com água e adicione sal. Assim, cozinhe-os até que amoleçam. Desligue o fogo, descarte a água e coloque os chuchus em um refratário.

Então, passe ao preparo do molho branco do chuchu gratinado. Para isso, coloque em uma panela a manteiga. Quando ela derreter, refogue a cebola e logo depois adicione a farinha de trigo e mexa muito bem.

Você formará uma massinha. Continue mexendo-a até que ela doure. Quando isso acontecer, comece a colocar aos poucos o leite. Mexa sem parar enquanto o adiciona. Se tiver à disposição, use um fuet.

Quando formar um molho cremoso, retire-o do fogo. Assim, adicione os temperos de sua preferência e o creme de leite. Experimente e acerte os temperos e passe à montagem do prato.

Para isso, polvilhe o queijo mussarela sobre os chuchus (você pode assá-los apenas cortados na metade ou cortados em cubinhos). Logo depois, despeje o molho branco. Finalize polvilhando o queijo parmesão.

Para finalizar a receita de chuchu gratinado, leve para assar a forno preaquecido a 180°C até que o queijo derreta. Depois, basta retirar e servir. A receita fica ótima com carnes, como frango ou bife de boi grelhado. Também, fica ótima com saladas.

Para mais receita simples, rápidas e fáceis de combinar, conte conosco! No link abaixo você encontra mais opções incríveis e que não ocupam seu tempo. Clique e confira!

pão de queijo fitness em tigela branca; embaixo da tigela há uma toalha xadrez

Pão de queijo fitness para comer sem culpa!

Quer uma receita prática e mais saudável de pão de queijo? Pois então esse pão de queijo fitness é perfeito para você. Confira como fazer e coma sem culpa!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Dieta para síndrome do intestino irritável: os melhores alimentos!

Conheça os alimentos a priorizar, evitar e que devem ser consumidos de forma moderada em uma dieta para síndrome do intestino irritável.

Continue lendo
content

Dieta mediterrânea: veja regras e benefícios à saúde

Variedade alimentar e prevenção de inflamações são benefícios da dieta mediterrânea; conheça mais sobre ela e os alimentos permitidos aqui.

Continue lendo
content

A dieta low carb realmente ajuda a perder barriga?

A dieta low carb ajuda a perder barriga e foca na ingestão de proteínas, como peixes, oleaginosas e mais. Saiba mais sobre ela aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Latam Pass Itaucard Internacional?

O cartão Latam Pass Itaucard Internacional é uma ferramenta ideal para quem costuma viajar sempre. Assim, ele oferece benefícios e descontos exclusivos para seus clientes. Veja como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Elite Platinum?

Se você costuma viajar com frequência e quer ter uma experiência mais prática e confortável, então veja como solicitar o cartão Santander Elite Platinum e comece a aproveitar os benefícios o quanto antes. Confira!

Continue lendo
content

Via BR Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A agência Via BR Turismo oferece atendimento diferenciado para você conseguir uma viagem maravilhosa! Ela te ajuda a montar roteiros de lua de mel, viagens de cruzeiro e mais, tanto em rotas nacionais ou internacionais!

Continue lendo