Saúde

Aprenda como fazer polpa de clorofila e conheça seus benefícios!

Quer saber o que é polpa de clorofila e como ela pode trazer benefícios a você? Então, acompanhe este post e veja como preparar e usar o seu extrato. Confira mais informações aqui!

Anúncios

por Solange Zecchin

Publicado em 23/08/2022

Por que a polpa de clorofila é boa para você?

Conheça os benefícios da polpa de clorofila. Fonte: AdobeStock.

Procurando uma maneira saborosa e saudável de adicionar mais verduras à sua dieta? Experimente a polpa de clorofila e conheça seus benefícios!

Dois copos com suco verde detox seca barriga, maçã verde e folhas ao redor dos copos

Suco verde detox seca barriga: 3 opções incríveis

O suco verde detox seca barriga é um ótimo aliado para o emagrecimento e para a alimentação saudável. Confira, então, 3 opções para o dia a dia e potencialize seu plano alimentar!

Assim, você pode utilizá-la como ingrediente principal ou misturar com outras receitas. De qualquer forma, vai adorar os resultados deliciosos e nutritivos. Conheça mais a seguir!

Anúncios

Benefícios e malefícios da polpa de clorofila 

A clorofila é um pigmento verde encontrado em algas, frutas e vegetais. Ela possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensiva e favorece o aumento de hemácias no sangue.

Aliás, além desses, confira abaixo alguns benefícios desse extrato poderoso.

1 – Diminui o colesterol ruim (LDL)

Por sua ação antioxidante, a clorofila diminui a absorção de gordura dos alimentos no intestino. Além disso, facilita a absorção de gordura pelas fezes, diminuindo os níveis de colesterol ruim no sangue.

Inclusive, também evita o acúmulo de placas de gordura no sangue, prevenindo infarto, aterosclerose e pressão alta.

Anúncios

2 – Combate e evita a diabetes

Por ser um componente dos alimentos ricos em fibras, a clorofila ajuda no controle de açúcar e insulina no sangue, prevenindo e combatendo a diabetes.

3 – Previne o envelhecimento precoce

Com suas propriedades antioxidantes, a clorofila ajuda a neutralizar o excesso de radicais livres, principal responsável pelos danos à pele. Desse modo, ela previne rugas e flacidez, protegendo as células da pele.

4 – Previne o câncer

Assim, a clorofila combate o excesso de radicais livres, que podem causar danos às células saudáveis do corpo, favorecendo o aparecimento de câncer.

Por isso, é importante consumir alimentos ou suplementos contendo a clorofila, pois ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como de mama, de pele, de cólon ou de ovário.

5 – Melhora as funções do fígado

Por ser um potente antioxidante, a clorofila protege e ajuda a desintoxicar o fígado. Além disso, ela também ajuda a eliminar metais tóxicos pelas fezes e urina, como o mercúrio, por exemplo.

6 – Combate a anemia

Pois bem, as hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo. Dessa forma, como a clorofila estimula a sua produção, ela auxilia na prevenção e tratamento de anemias.

Por outro lado, a clorofila também está presente em alimentos que contém vitamina C e ferro. Por isso, consumir a sua forma natural aumenta a ingestão e absorção desse mineral, combatendo a anemia.

Portanto, são muitos os benefícios que a polpa de clorofila oferece. Não deixe de inserir em sua rotina diária esse excelente extrato!

Saiba como usar a polpa de clorofila na quantidade adequada

Saiba a dosagem indicada para o consumo da clorofila. Fonte: AdobeStock.

Você já deve saber que sua alimentação diária deve ser rica em frutas e vegetais de coloração verde. Assim, abuse de alimentos como espinafre, couve, kiwi, rúcula, algas e ervilhas, dentre outros.

Além dessa, uma outra maneira de usar a clorofila é através da suplementação. A ingestão diária indicada é de comprimidos (100 e 300 mg) de clorofila até 3 vezes ao dia.

Além disso, é possível encontrá-la pura em bebidas. Dessa forma, a indicação é ingerir 15 gotas da clorofila diluída em água ou outra bebida, de 1 a 4 vezes por dia.

Entretanto, é importante sempre buscar a orientação de um nutricionista ou profissional qualificado.

Isso porque, a quantidade de suplementação varia de acordo com a idade, o sexo e as necessidades nutricionais de cada um. 

Efeitos colaterais

Então, o consumo de clorofila, mesmo nas quantidades recomendadas, pode causar alguns efeitos colaterais em determinadas pessoas.

Assim, é possível surgirem reações adversas, como dor ou desconforto gástrico, diarreia, ou alteração na cor das fezes.

Vale salientar que, com o consumo desse pigmento, também podem surgir manchas na pele causadas pela exposição ao sol. Portanto, é importante usar protetor solar enquanto estiver usando o suplemento.

Quem não pode consumir

Pois bem, em relação ao suplemento de clorofila, crianças e mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, não devem consumir.

A razão é porque não existem estudos que comprovem a segurança do uso do suplemento nestes casos.

Além disso, quem usa remédios anticoagulantes também deve evitá-lo, pois a clorofila pode diminuir ou aumentar o seu efeito.

Do mesmo modo, pessoas que estiverem fazendo uso de medicamentos para dor e para acne ou antibióticos, também não devem ingeri-lo.

Isso porque, esses remédios aumentam a sensibilidade da pele aos raios solares e, portanto, podem causar queimaduras. 

Como fazer e usar a polpa de clorofila? 

Veja o modo de preparo da polpa de clorofila. Fonte: AdobeStock.

Então, é muito tranquilo e fácil fazer a sua polpa de clorofila em casa para adquirir os benefícios desse ingrediente. Primeiro, higienize um maço de couve e bata no liquidificador, com água filtrada o suficiente para triturar bem. 

Logo após, coloque em forminhas de gelo e leve ao freezer. Assim que estiverem congeladas, coloque em sacos plásticos e deixe no freezer.

Quando quiser utilizá-las, é só bater uma pedra juntamente com o suco de sua preferência. 

Aprenda a fazer 2 receitas com polpa de clorofila

Aprenda a fazer aqui 2 sucos, usando a couve como ingrediente principal. Acompanhe!

Suco de clorofila com couve e maçã verde

Adicionar maçã verde ao suco de couve ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade.

Ingredientes:

  • I mação verde;
  • 2 folhas de couve;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • Meio copo de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Bata muito bem todos os ingredientes picados no liquidificador. Deixe gelar, antes de servir.

Suco de clorofila com couve, pepino e gengibre

O suco de couve com pepino traz inúmeros benefícios. Dessa forma, ele melhora a digestão e contém baixas calorias, sendo um excelente aliado para perder peso.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve com talo;
  • ¼ de pepino sem casca;
  • 1 rodela de gengibre (2 cm) ralado;
  • 1 maçã com casca e sem sementes;
  • 2 folhas de alface;
  • 1 colher (sopa) de aveia;
  • 1 litro e meio de água gelada e filtrada.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, pique a couve, a maçã e o pepino. 
  2. Depois disso, coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata muito bem. Se preferir, adoce a gosto.

Então, agora que já conhece seus benefícios, adquira o hábito de ingerir a polpa de clorofila em sua alimentação diária!

Entretanto, se quiser mais dicas de saúde, confira abaixo algumas receitas de chás que ajudam a desinchar e eliminar líquidos!

imagem com fundo escuro com receitas de chás para desinchar em casa

Chás para desinchar em casa: elimine líquidos retidos

Quem está com sensação de inchaço pode apostar em chás para desinchar em casa. Confira, abaixo, uma lista com alguns deles e como fazê-los, como chá de hibisco e cavalinha!

Sobre o autor

Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Síndrome do Ovário Policístico: principais sinais para ficar de olho

Conheça as causas e sintomas da síndrome do ovário policístico e descubra qual é o melhor momento de buscar ajuda profissional.

Continue lendo
content

Prato fitness: o que conter para ser equilibrado?

Um prato fitness precisa de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Confira dicas incríveis para montar o seu aqui!

Continue lendo
content

E-book 130 recheios para bolos: como usar para aprender receitas?

O E-book 130 recheios para bolos contém receitas imperdíveis, então saiba como usar o conteúdo para aprimorar sobremesas de forma prática!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 dicas de como viajar de avião com bebê: fuja de imprevistos!

Viajar com uma criança ou bebê é apresentar uma nova experiência a eles. No entanto, é preciso ter paciência e se preparar com antecedência para se organizar e proporcionar a melhor experiência possível.

Continue lendo
content

Mulheres pelo Mundo Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A agência Mulheres pelo Mundo Viagens é voltada para mulheres que desejam viajar, mas não encontram companhia. Com mais de 5 mil mulheres cadastradas, ela conecta interesses similares e faz roteiros incríveis!

Continue lendo
content

Seguro Assist Trip é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Embora seja nova no mercado, a Assist Trip possui parceria com as gigantes Zurich e AXA Seguros, as melhores seguradoras globais. Assim, o seguro Assist Trip é confiável para viagens. Saiba mais sobre ele aqui!

Continue lendo