Saúde

Guia dos alimentos saudáveis e não saudáveis: quais são?

Você sabe quais são os alimentos saudáveis e não saudáveis? Conhecê-los é essencial para montar um cardápio equilibrado. Por exemplo, evite embutidos e coma mais frutas. Veja outras dicas aqui!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 17/03/2022

Aprenda quais são os alimentos saudáveis e não saudáveis!

verduras e legumes frescos ao lado de uma panela com azeite
Verduras e legumes frescos. Fonte: Pexels.

Alimentos saudáveis e não saudáveis diferenciam-se especialmente pelo teor nutritivo e existência de substâncias tóxicas ao organismo. Saber quais são eles é essencial.

Somente assim é possível focar em uma dieta que garanta nutrientes importantes ao organismo. Igualmente, saber quais podem oferecer perigo a longo prazo ou que não possuem valor nutricional.

Esse conhecimento, então, é que permite o desenvolvimento de um cardápio para o seu dia a dia. Da mesma forma, que você saiba como fazer melhores escolhas e substituições. Por isso, continue lendo e confira, hoje, uma lista de alimentos saudáveis e não saudáveis.

Calendário 2022 e vaso de planta

Metas 2022: a importância de uma lista de metas saudáveis

Metas saudáveis para 2022: conheça a importância de se organizar e priorizar a saúde em mais um ano que se inicia! Assim, aprenda como criar sua lista de metas e começar o ano de forma mais equilibrada!

Anúncios

O que são alimentos considerados saudáveis e não saudáveis?

Muitas pessoas confundem alimentos saudáveis com não calóricos. E, saiba: eles não são coincidentes. Existem ótimos alimentos – como é o caso do abacate – ricos em nutrientes e, também, em calorias.

Por outro lado, existem alimentos com baixas calorias – como barras de cereal – que apesar disso não são nutritivos. Isto é, não possuem valor nutricional que ajude no desenvolvimento e manutenção das estruturas do organismo.

Portanto, os alimentos saudáveis e não saudáveis se diferenciam pelo valor nutricional que ofertam. 

Os saudáveis são ricos em nutrientes – como vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas – que são essenciais ao bom funcionamento do organismo. Com isso, eles geralmente são os alimentos crus e in natura. Ou seja, aqueles que encontramos na natureza.

Já os não saudáveis são os processados e ultraprocessados. Eles não possuem mais as características originais dos alimentos in natura. Por exemplo, o molho de tomate. Ou, então, as refeições que vem prontas.

Messes casos estamos diante de alimentos que não possuem grande valor nutricional. Pelo contrário, estão repletos de elementos que são nocivos à saúde, especialmente quando em grandes quantidades.

Dentre essas adições estão conservantes, corantes e realçadores de sabores. Igualmente, gorduras, açúcares, óleos e afins. Por isso eles devem ser evitados e devem dar lugar e preferência para os alimentos naturais e saudáveis.

TOP 10 alimentos saudáveis e não saudáveis

Quer mudar sua alimentação para melhor? Então confira quais alimentos são considerados saudáveis e quais não. Assim, saiba fazer boas escolhas, bem como montar um cardápio rico em nutrientes!

Anúncios

Quais são os alimentos não saudáveis?

embutidos inteiros e fatiados em uma frigideira
Alimentos não saudáveis – embutidos. Fonte: Pexels.

Primeiramente, veja quais são os alimentos que não são considerados saudáveis. E que, por isso, devem ser evitados ou, ao menos, limitar seus consumos.

Ultraprocessados

Primeiramente temos os alimentos superprocessados. Eles correspondem aos alimentos que vem “prontos” para comer. Ou, então, que vendem ser algo, mas que não resguardam as características originais do alimento.

É o caso, por exemplo, da lasanha congelada. Igualmente, do salgadinho de batata ou de milho. Ainda, cabem aqui os sucos de caixinha, que juram ser de frutas, mas estão mais para à base de corantes, conservantes e açúcares.

Esses alimentos, além de baixo teor nutricional, também são repletos de elementos nocivos, como excesso de açúcar, sal, etc.

Açúcares

Os açúcares também são nocivos. Eles tendem a inflamar as células, atrapalham o sistema imunológico e, ainda, aumentam chances de algumas doenças, como diabetes. Você não precisa cortá-lo completamente, mas deve consumi-lo com bastante parcimônia.

Dê preferência aos açúcares naturais, presentes nas frutas. Também, às opções mais saudáveis como o demerara e mascavo.

Embutidos

Os embutidos – como presunto, mortadela, peito de peru, salame, salsicha, etc. – também estão na lista de alimentos que fazem mal para a saúde. Eles possuem excesso de sódio. Ainda, muitas vezes oferecem uma mistura de diversas carnes (e restos) e pecam no conservante.

Frituras e gorduras

O excesso de gordura também é nocivo à saúde. É por isso que as frituras e comidas gordurosas também entram na nossa lista de alimentos não saudáveis. Eles tendem a aumentar risco de doenças cardiovasculares, dentre outras.

Comidas com excesso de sal

Por fim, o excesso de sal é tão prejudicial quanto o excesso de açúcar. Ele oferece risco para a circulação sanguínea e aumenta a tendência de desenvolvimento de hipertensão. Ainda, prejudica as funções renais.

Quais são os alimentos saudáveis?

morangos, amoras e pêssegos em tigelas
Frutas frescas – um dos melhores alimentos saudáveis. Fonte: Pexels.

Visto os alimentos não saudáveis, chegou o momento de vermos quais são os que se consideram saudáveis. Veja a lista e surpreenda-se com a riqueza nutricional da natureza!

Frutas

As frutas abrem nossa lista de alimentos saudáveis. Elas, que são bastante variadas, são fonte de vitaminas, minerais e fibras. Com isso, controlam a quantidade de açúcar no sangue; igualmente, combatem os radicais livres e diminuem a inflamação das células.

Elas podem ser consumidas em grandes quantidades no dia. Contudo, tenha atenção às muito doces ou com excesso de gordura. Elas devem entrar na alimentação, mas em menor quantidade.

Verduras e legumes

As verduras e legumes também são alimentos saudáveis muito importantes. Elas contam com grandes quantidades de minerais, vitaminas e até proteínas. Ainda, você pode consumi-los cru (quando terão maior teor nutricional), cozidos ou grelhados.

Leguminosas

As leguminosas são alimentos bons para a saúde que estão no dia a dia do brasileiro. Afinal, um de seus representantes é justamente o feijão. Elas são fontes de ferro, fibras e outros minerais, além das proteínas vegetais.

Comidas de origem animal

As comidas de origem animal são bastante importantes, também. Eles se representam pelas carnes (brancas e vermelhas), leite e ovos. Eles são interessantes por oferecerem minerais e proteínas que são essenciais às células.

Contudo, é necessário que seu consumo seja menor do que o de verduras, legumes e frutas, por exemplo. Ainda, busque fazer boas escolhas em relação aos teores de gorduras. Vegetarianos e veganos podem substituir esses alimentos por proteína vegetal e por complementos alimentares.

Cereais, raízes e tubérculos

Fecha a nossa lista de bons alimentos os cereais, raízes e tubérculos. Como exemplos temos a aveia, milho e centeio, bem como batata, mandioca e inhame. Ricos em carboidratos complexos, eles também devem estar presentes na sua alimentação!

Caso queira se aprofundar mais no conhecimento sobre alimentos saudáveis, planos alimentares e dietas, veja abaixo nosso conteúdo sobre a dieta Kosher. Seguida por pessoas judias, ela tem uma série de regras para o dia a dia. Confira!

Taça de vinho, ovos e pães kosher

Dieta Kosher: Entenda o que é e como funciona

Dieta Kosher é seguida por judeus e tem uma série de regras que precisam ser colocadas em prática no dia a dia. Saiba mais sobre essa forma de se alimentar.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Curso de Bolo Decorado com Pasta Americana da Prime Cursos: como se inscrever para aprender?

Saiba como fazer um bolo profissional com o Curso de Bolo Decorado com Pasta Americana da Prime Cursos. Inscreva-se!

Continue lendo
content

Curso Culinária Vegana com a Kombi Cura: aprenda como fazer!

Aprenda a preparar pratos sem ingredientes de origem animal! Veja como acessar e começar a fazer o Curso Culinária Vegana com a Kombi Cura!

Continue lendo
content

5 receitas caseiras para dor de cabeça

Aprenda 5 receitas caseiras para dor de cabeça que são simples, funcionais e seguras do ponto de vista médico. Todas trazem alívio rápido!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Quer viajar de graça com o número do NIS? Te ensinamos como!

O Governo Federal possui programas e iniciativas que incentivam o cidadão brasileiro a viajar pelo país. Para participar, basta apresentar alguns documentos e fazer inscrição para viajar gratuitamente de ônibus ou avião!

Continue lendo
content

Taidê Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Taidê Turismo realiza o receptivo de turistas, além de passeios e excursões na região de Recife. A empresa também oferece guias, roteiros personalizados e muitos outros serviços, então saiba mais detalhes sobre ela aqui!

Continue lendo
content

Passagem aérea em promoção na CVC: como funciona?

A CVC é uma das maiores agências de turismo no Brasil e realiza promoções e saldões que podem reduzir o orçamento de qualquer viagem. Ela disponibiliza ofertas relâmpago com voos até 70% mais baratos!

Continue lendo