News

Alimentação para candidíase: Saiba quais alimentos priorizar

Saiba como uma alimentação para candidíase é capaz de acelerar o tratamento da doença, além de prevenir novos quadros dela. Descubra quais priorizar e quais evitar.

Anúncios

Alimentação para candidíase é arma poderosa

iogurte com fundo roxo e colher
Descubra como praticar uma alimentação para candidíase. Fonte: Canva.

A alimentação para candidíase é uma excelente forma de se ver livre dos fungos que causam a doença.

Afinal, por meio de uma dieta específica e saudável, é possível turbinar o funcionamento do sistema imunológico. 

Então, com um sistema imune fortalecido, a ação de agentes invasores, como é o caso de vírus, bactérias e fungos, que causam a candidíase se torna diminuída.

Pensando no máximo de saúde: seja sexual ou imunológica, a gente separou hoje as melhores opções de alimentos para tratar e prevenir candidíase. 

Confira! 

Ovo e espermatozoides

Alimentos para engravidar

Saiba quais são os 6 alimentos que devem estar presentes na dieta da mulher que quer engravidar.

Alimentação que combate a candidíase

Os alimentos que ajudam a combater e prevenir a candidíase são aqueles capazes de fortalecer o sistema imunológico, potencializar a flora intestinal, além de ajustar o pH vaginal. 

Assim, as melhores opções são:

Alimentos fermentados: iogurte natural, kefir e kombucha, são ricos em bactérias de qualidade, melhoram a saúde intestinal e fortalece a imunidade;

Própolis: conhecido pelo seu poder de imunidade deve ser consumido diariamente. 5 gotas em água ou chá são suficientes para evitar e combater a candidíase;

Ervas naturais de ação antifúngica: tomilho, alecrim, alho, cebola, orégano, por exemplo devem ser usadas na hora de preparar as refeições; 

Gorduras boas: como azeite, amendoim, abacate, além de sementes oleaginosas como chia; linhaça dourada; gergelim, castanhas de caju, do Pará, nozes, macadâmia e amêndoas, por exemplo. Afinal, possuem alta capacidade anti-inflamatória.

Alimentos integrais, frutas e vegetais: ricos em vitaminas, minerais e fibras, por exemplo garantem energia ao sistema imunológico, além de melhorar o perfil de bactérias intestinais o que garante o máximo de proteção contra o fungo causador da candidíase. 

Alimentos que pioram a candidíase

A alimentação para candidíase consiste em evitar opções capazes de facilitar a invasão do sistema imunológico por agentes invasores. 

Assim, as opções a se evitar são:

  • Doces em geral;
  • Açúcar de adição em si;
  • Bebidas e sucos prontos como refrigerantes, sucos em pó ou de caixinha, por exemplo;
  • Alimentos preparados com farinhas refinadas como bolos, massas e pães;
  • Carnes embutidas e ultraprocessadas como salsicha, linguiça, mortadela, bacon e peito de peru;
  • Molhos e temperos prontos de todos os tipos;
  • Frituras em geral;
  • Bebidas alcoólicas de todo tipo.

Esses alimentos contribuem para desequilibrar a flora intestinal, além de afetar o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Por isso, facilitam a ocorrência de candidíase. 

É possível aumentar as defesas

Além de praticar uma alimentação para candidíase, é possível turbinar o funcionamento do sistema imunológico por meio de simples ações. 

Então, prezar por uma boa noite de sono e praticar atividades físicas, por exemplo, são maneiras simples, mas eficazes de turbinar o sistema imunológico.

Assim, se manter saudável e longe de doenças é uma tarefa fácil.

Kombucha é excelente opção contra candidíase

Uma opção muito interessante e funcional dentro da alimentação para candidíase é o kombucha.

Conheça seus principais benefícios e aprenda a preparar a bebida na sua casa. 

Kombuchas e tábua

Kombucha fortalece o sistema imunológico

Conheça 6 benefícios do kombucha e aprenda como fazer.

Sobre o autor  /  Murilo C.

Murilo C. é biomédico formado em 2010 com vivência clínica e laboratorial. Além disso, é formado em nutrição, com especializações na área de nutrição esportiva e fitoterapia. Atuante na área de nutrição clínica, acredita no poder dos alimentos como forma prevenir e tratar doenças. Escritor, leva informação de qualidade sobre saúde e alimentação para todos há uma década.

Em Alta

content

Aplicativo Aquela Receita: como baixar e usar?

Saiba como baixar o Aplicativo Aquela Receita e assista a tutoriais de culinária e receitas doces, salgadas, de massas, assados e mais!

Continue lendo
content

Veja 3 dicas de como fazer quiabo sem baba!

Dificuldades em como fazer quiabo sem baba? Então veja, aqui, 3 modos de tirar a baba desse vegetal e prepare-o sem complicações!

Continue lendo
content

Vitaminas do complexo B: entenda a importância e os benefícios à saúde

Conheça todas as vitaminas do complexo B, suas funções e benefícios e as principais fontes alimentares para obtê-las por meio da alimentação.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Havan Viagens: saiba tudo sobre a agência!

A Havan Viagens é uma agência de viagens que oferta, dentre outros produtos, passagens aéreas, reservas de hospedagens. ingressos para o Beto Carrero e mais. Confira como funciona!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Caixa Elo Nanquim?

Embora seja um cartão da categoria executiva da Caixa Econômica Federal, o Elo Nanquim possui um processo de solicitação bastante simples. Aliás, ele está disponível para todos, mediante análise de crédito.

Continue lendo
content

Aplicativo FlixBus: veja como funciona e se vale a pena!

Um dos aplicativos de transporte rodoviário mais famosos no mundo chegou ao Brasil e oferece passagens com preços incríveis para quem quer economizar. Entenda como ele funciona e veja se vale a pena de verdade!

Continue lendo