News

Alimentação para candidíase: Saiba quais alimentos priorizar

Saiba como uma alimentação para candidíase é capaz de acelerar o tratamento da doença, além de prevenir novos quadros dela. Descubra quais priorizar e quais evitar.

Anúncios

Alimentação para candidíase é arma poderosa

iogurte com fundo roxo e colher
Descubra como praticar uma alimentação para candidíase. Fonte: Canva.

A alimentação para candidíase é uma excelente forma de se ver livre dos fungos que causam a doença.

Afinal, por meio de uma dieta específica e saudável, é possível turbinar o funcionamento do sistema imunológico. 

Então, com um sistema imune fortalecido, a ação de agentes invasores, como é o caso de vírus, bactérias e fungos, que causam a candidíase se torna diminuída.

Pensando no máximo de saúde: seja sexual ou imunológica, a gente separou hoje as melhores opções de alimentos para tratar e prevenir candidíase. 

Confira! 

Ovo e espermatozoides

Alimentos para engravidar

Saiba quais são os 6 alimentos que devem estar presentes na dieta da mulher que quer engravidar.

Alimentação que combate a candidíase

Os alimentos que ajudam a combater e prevenir a candidíase são aqueles capazes de fortalecer o sistema imunológico, potencializar a flora intestinal, além de ajustar o pH vaginal. 

Assim, as melhores opções são:

Alimentos fermentados: iogurte natural, kefir e kombucha, são ricos em bactérias de qualidade, melhoram a saúde intestinal e fortalece a imunidade;

Própolis: conhecido pelo seu poder de imunidade deve ser consumido diariamente. 5 gotas em água ou chá são suficientes para evitar e combater a candidíase;

Ervas naturais de ação antifúngica: tomilho, alecrim, alho, cebola, orégano, por exemplo devem ser usadas na hora de preparar as refeições; 

Gorduras boas: como azeite, amendoim, abacate, além de sementes oleaginosas como chia; linhaça dourada; gergelim, castanhas de caju, do Pará, nozes, macadâmia e amêndoas, por exemplo. Afinal, possuem alta capacidade anti-inflamatória.

Alimentos integrais, frutas e vegetais: ricos em vitaminas, minerais e fibras, por exemplo garantem energia ao sistema imunológico, além de melhorar o perfil de bactérias intestinais o que garante o máximo de proteção contra o fungo causador da candidíase. 

Alimentos que pioram a candidíase

A alimentação para candidíase consiste em evitar opções capazes de facilitar a invasão do sistema imunológico por agentes invasores. 

Assim, as opções a se evitar são:

  • Doces em geral;
  • Açúcar de adição em si;
  • Bebidas e sucos prontos como refrigerantes, sucos em pó ou de caixinha, por exemplo;
  • Alimentos preparados com farinhas refinadas como bolos, massas e pães;
  • Carnes embutidas e ultraprocessadas como salsicha, linguiça, mortadela, bacon e peito de peru;
  • Molhos e temperos prontos de todos os tipos;
  • Frituras em geral;
  • Bebidas alcoólicas de todo tipo.

Esses alimentos contribuem para desequilibrar a flora intestinal, além de afetar o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Por isso, facilitam a ocorrência de candidíase. 

É possível aumentar as defesas

Além de praticar uma alimentação para candidíase, é possível turbinar o funcionamento do sistema imunológico por meio de simples ações. 

Então, prezar por uma boa noite de sono e praticar atividades físicas, por exemplo, são maneiras simples, mas eficazes de turbinar o sistema imunológico.

Assim, se manter saudável e longe de doenças é uma tarefa fácil.

Kombucha é excelente opção contra candidíase

Uma opção muito interessante e funcional dentro da alimentação para candidíase é o kombucha.

Conheça seus principais benefícios e aprenda a preparar a bebida na sua casa. 

Kombuchas e tábua

Kombucha fortalece o sistema imunológico

Conheça 6 benefícios do kombucha e aprenda como fazer.

Sobre o autor  /  Murilo C.

Murilo C. é biomédico formado em 2010 com vivência clínica e laboratorial. Além disso, é formado em nutrição, com especializações na área de nutrição esportiva e fitoterapia. Atuante na área de nutrição clínica, acredita no poder dos alimentos como forma prevenir e tratar doenças. Escritor, leva informação de qualidade sobre saúde e alimentação para todos há uma década.

Em Alta

content

Aplicativo Fitness Coach: um programa de treinamento feito sob medida para você!

Procurando entrar em forma? Saiba que o Aplicativo Fitness Coach oferece programas de exercícios sob medida para fazer em casa. Confira!

Continue lendo
content

Receita de mousse de maracujá com gelatina

A receita de mousse de maracujá com gelatina é incrivelmente saborosa e pode ser facilmente preparada. Veja como fazê-la aqui!

Continue lendo
content

Receitas de comidas saudáveis: dicas para as refeições

Tapioca, cookies e bolos de aveia são algumas receitas de comidas saudáveis para o dia a dia. Veja aqui mais dicas para todas as refeições!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

15 melhores cartões para quem viaja muito e quer curtir vantagens!

Cartões de crédito podem ser uma ferramenta valiosa para quem viaja com frequência. Eles te permitem acumular pontos, além de oferecerem benefícios exclusivos. Então, confira aqui os melhores cartões para quem viaja!

Continue lendo
content

Viagens internacionais baratas: conheça top 8 destinos!

Viagens internacionais baratas não existem, certo? Errado! Existem muitos destinos fora do país que cabem no bolso e são incríveis. Confira 8 opções deles!

Continue lendo
content

5 dicas para fazer uma viagem a trabalho: aproveite e evite imprevistos!

Viagens de negócios não precisam ser só sobre trabalho. É possível aproveitar atividades de lazer no seu destino sem comprometer sua vida profissional. Para isso, basta se organizar com antecedência e planejar os detalhes!

Continue lendo