News

Alimentação para candidíase: Saiba quais alimentos priorizar

Saiba como uma alimentação para candidíase é capaz de acelerar o tratamento da doença, além de prevenir novos quadros dela. Descubra quais priorizar e quais evitar.

Anúncios

Alimentação para candidíase é arma poderosa

iogurte com fundo roxo e colher
Descubra como praticar uma alimentação para candidíase. Fonte: Canva.

A alimentação para candidíase é uma excelente forma de se ver livre dos fungos que causam a doença.

Afinal, por meio de uma dieta específica e saudável, é possível turbinar o funcionamento do sistema imunológico. 

Então, com um sistema imune fortalecido, a ação de agentes invasores, como é o caso de vírus, bactérias e fungos, que causam a candidíase se torna diminuída.

Pensando no máximo de saúde: seja sexual ou imunológica, a gente separou hoje as melhores opções de alimentos para tratar e prevenir candidíase. 

Confira! 

Ovo e espermatozoides

Alimentos para engravidar

Saiba quais são os 6 alimentos que devem estar presentes na dieta da mulher que quer engravidar.

Alimentação que combate a candidíase

Os alimentos que ajudam a combater e prevenir a candidíase são aqueles capazes de fortalecer o sistema imunológico, potencializar a flora intestinal, além de ajustar o pH vaginal. 

Assim, as melhores opções são:

Alimentos fermentados: iogurte natural, kefir e kombucha, são ricos em bactérias de qualidade, melhoram a saúde intestinal e fortalece a imunidade;

Própolis: conhecido pelo seu poder de imunidade deve ser consumido diariamente. 5 gotas em água ou chá são suficientes para evitar e combater a candidíase;

Ervas naturais de ação antifúngica: tomilho, alecrim, alho, cebola, orégano, por exemplo devem ser usadas na hora de preparar as refeições; 

Gorduras boas: como azeite, amendoim, abacate, além de sementes oleaginosas como chia; linhaça dourada; gergelim, castanhas de caju, do Pará, nozes, macadâmia e amêndoas, por exemplo. Afinal, possuem alta capacidade anti-inflamatória.

Alimentos integrais, frutas e vegetais: ricos em vitaminas, minerais e fibras, por exemplo garantem energia ao sistema imunológico, além de melhorar o perfil de bactérias intestinais o que garante o máximo de proteção contra o fungo causador da candidíase. 

Alimentos que pioram a candidíase

A alimentação para candidíase consiste em evitar opções capazes de facilitar a invasão do sistema imunológico por agentes invasores. 

Assim, as opções a se evitar são:

  • Doces em geral;
  • Açúcar de adição em si;
  • Bebidas e sucos prontos como refrigerantes, sucos em pó ou de caixinha, por exemplo;
  • Alimentos preparados com farinhas refinadas como bolos, massas e pães;
  • Carnes embutidas e ultraprocessadas como salsicha, linguiça, mortadela, bacon e peito de peru;
  • Molhos e temperos prontos de todos os tipos;
  • Frituras em geral;
  • Bebidas alcoólicas de todo tipo.

Esses alimentos contribuem para desequilibrar a flora intestinal, além de afetar o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Por isso, facilitam a ocorrência de candidíase. 

É possível aumentar as defesas

Além de praticar uma alimentação para candidíase, é possível turbinar o funcionamento do sistema imunológico por meio de simples ações. 

Então, prezar por uma boa noite de sono e praticar atividades físicas, por exemplo, são maneiras simples, mas eficazes de turbinar o sistema imunológico.

Assim, se manter saudável e longe de doenças é uma tarefa fácil.

Kombucha é excelente opção contra candidíase

Uma opção muito interessante e funcional dentro da alimentação para candidíase é o kombucha.

Conheça seus principais benefícios e aprenda a preparar a bebida na sua casa. 

Kombuchas e tábua

Kombucha fortalece o sistema imunológico

Conheça 6 benefícios do kombucha e aprenda como fazer.

Sobre o autor  /  Murilo C.

Murilo C. é biomédico formado em 2010 com vivência clínica e laboratorial. Além disso, é formado em nutrição, com especializações na área de nutrição esportiva e fitoterapia. Atuante na área de nutrição clínica, acredita no poder dos alimentos como forma prevenir e tratar doenças. Escritor, leva informação de qualidade sobre saúde e alimentação para todos há uma década.

Em Alta

content

Conheça 16 temperos essenciais para sua cozinha!

Saiba aqui quais os temperos essenciais para cozinha que vão mudar seus pratos. Veja como seus usos podem trazer benefícios à saúde.

Continue lendo
content

Musculação e dieta vegana: como ganhar massa sem produto animal?

Dieta vegana para ganho de massa: confira quais alimentos devem ser priorizados para aumentar e manter o volume dos músculos.

Continue lendo
content

Curso cozinha para iniciantes Eduk: saiba se vale a pena!

Tem insegurança para preparar, temperar e replicar pratos? Então veja tudo sobre o Curso Cozinha para Iniciantes Eduk e abrace a culinária!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo Moovit: veja como funciona e se vale a pena!

O app Moovit disponibiliza rotas através de diferentes tipos de transporte público para que você chegue ao seu destino de forma rápida e segura. Ele é gratuito e bastante simples de usar.

Continue lendo
content

5 melhores resorts no estado de São Paulo para relaxar

Os resorts são, na verdade, hotéis com serviços completos e opções de atividades, entretenimento, gastronomia e muito mais. Então, veja aqui cinco opções para aproveitar uma estadia assim no estado de São Paulo!

Continue lendo
content

Como reservar facilmente com o Couchsurfing?

Ao fazer o seu cadastro na plataforma do Couchsurfing, você encontrará anfitriões com perfis parecidos com o seu ao redor do mundo e poderá se hospedar de graça! Veja aqui o passo a passo para reservar.

Continue lendo