Emagrecimento

Tomar uma colher de mel em jejum ajuda a emagrecer?

Uma colher de mel em jejum pode operar vários benefícios sobre sua saúde, como melhora do sistema imunológico. Mas será que também atua no emagrecimento? É o que você confere aqui hoje!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 22/11/2021

Aprenda os benefícios de tomar uma colher de mel em jejum! 

uma colher de mel em jejum
Benefícios do mel em jejum. Fonte: Pixabay.

O mel é um velho conhecido da alimentação saudável. Com uma colher de mel em jejum, aliás, você pode encontrar inúmeros benefícios. Conheça tudo sobre esse hábito hoje!

O mel é um produto de origem natural que é produzido por abelhas. Portanto, aqui não nos referimos a qualquer tipo de mel artificial feito à base de milho. Afinal, estes possuem açúcares e conservantes maléficos à saúde, o que não acontece com o produto natural.

Ele é naturalmente doce e pode compor inúmeras receitas. Além disso, ajuda em inúmeros fins para bem-estar e para a saúde. Dessa forma, não perca de conhecer mais sobre esse produto, como consumi-lo e os benefícios de comer logo em jejum pela manhã!

benefícios casca de banana para o rosto

Benefícios da casca de banana para o rosto: veja 10!

Os benefícios da casca de banana para o rosto são inúmeros, que vão desde alívio da acne até combate a infecções. Veja aqui!

Anúncios

Qual o benefício de tomar uma colher de mel em jejum?

uma colher de mel em jejum
Conheça os benefícios do mel em jejum. Fonte: Pixabay.

Esse hábito pode ajudar principalmente no alívio de dores estomacais, uma vez que o mel possui propriedades que beneficiam o estômago e os intestinos. Com isso, protege-os contra úlceras e outras feridas, bem como alivia as dores que elas causam.

Da mesma forma, o mel é muito energético, de forma que ajuda a estimular o organismo para acordar com toda a energia do qual ele necessita. Dessa maneira, é uma ótima maneira de garantir o despertar completo e a energia para as atividades diárias.

Outro ponto interessante em tomar uma colher de mel em jejum é que o produto natural possui substâncias que ajudam na eliminação de toxinas pelo organismo. Isto é, promove a limpeza do corpo.

Mas não é só isso! O consumo do mel, em geral (e não apenas em jejum) tende a trazer uma série de outros benefícios. Eles se devem aos componentes desse alimento natural e nutritivo, que permitem a ele vários efeitos positivos sobre o organismo.

Veja, então, alguns dos principais benefícios que o mel traz à saúde!

Fortalece o sistema imunológico

Você já deve ter percebido que muitas pessoas tomam uma colher de mel em jejum quando estão resfriadas ou com tosse. E isso ocorre justamente pelo fato de que esse produto natural conta com componentes que ajudam as defesas imunológicas.

Ele ajuda, então, no fortalecimento do sistema imunológico. Igualmente, o mel possui propriedades que têm a capacidade de combater microrganismos como bactérias e fungos. Ainda, tem efeito expectorante, isto é, ajuda na liberação de muco do pulmão.

Anúncios

Reduz a pressão arterial

Essa é uma dica para quem sofre com hipertensão! O mel possui alguns antioxidantes que ajudam a reduzir a pressão arterial. Ainda, esse produto conta com potássio em sua composição. Ele é capaz de diminuir o efeito maléfico do sódio e ajuda a eliminar o excesso dele do organismo.

Combate o envelhecimento precoce

O mel também é um ótimo aliado da saúde e da beleza da pele, cabelos e demais estruturas. Isso se dá justamente pelo fato de que ele possui antioxidantes. Estes, então, combatem os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pela destruição delas.

Com isso, é possível conquistar uma pele mais bonita e viçosa. Da mesma forma, recuperar tecidos com mais facilidade. Isso também é facilitado pela presenta de vitamina C na composição do mel, uma grande aliada no combate aos radicais livres.

Ajuda no processo de emagrecimento

Ainda, tomar uma colher de mel em jejum pode ajudar no emagrecimento pelo fato de que esse produto natural ajuda no controle de açúcar e gordura no sangue. Isto é, evita picos desas substâncias na rede sanguínea.

Dessa maneira, diminui as inflamações nas células e no organismo. Isso, por si só, auxilia no processo de perda de peso de forma mais rápida.

Melhora a memória e diminui a ansiedade

O consumo de mel, como ao tomar uma colher de mel em jejum, também é interessante por ajudar no desenvolvimento e melhoria da memória para pessoas de todas as idades. Com isso, há o fortalecimento cerebral.

Outro ponto é que o mel também ajuda no controle da ansiedade, de forma que melhora as transmissões nervosas cerebrais e evita tal condição.

Quantas colheres de mel pode comer por dia?

uma colher de mel em jejum
Entenda como o mel pode ajudar sua saúde. Fonte: Pixabay.

Depende. Por exemplo, crianças que tenham menos de 1 ano estão terminantemente proibidas de consumirem mel. Isso se deve ao fato de que o mel pode conter esporos de uma bactéria que, por sua vez, causa botulismo infantil.

Assim, até essa idade as crianças não possuem defesas para essa bactéria que, então, pode afetar seus sistemas neurológicos. Portanto, limite o consumo de mel apenas para crianças maiores, bem como adultos.

Além disso, há outra questão importante. O mel é um alimento que possui açúcares. Mesmo que eles sejam naturais, conferem muitas calorias ao produto. Assim, uma única colher de sopa de mel tende a ter ao menos 200 calorias.

Dessa forma, é importante que haja cuidado na quantidade de mel que se consome, para que não haja exagero. Em caso contrário, o produto poderá atuar em favor do ganho de peso, e não para o emagrecimento.

Por isso, os nutricionistas indicam que uma colher (de sopa) de mel é suficiente diariamente. Ou, então, 2 colheres (de chá) ao longo do dia. Quantidades superiores poderão trazer fatores negativos, bem como minar seus objetivos de emagrecer.

É bom tomar mel todos os dias?

Sim, desde que haja cuidado em relação à quantidade de consumo. Como vimos acima, altas quantidades do produto podem trazer problemas relacionados ao ganho de peso ou à dificuldade de emagrecer. Porém, com moderação é possível incluir diariamente esse produto e, com isso, garantir todos os benefícios que ele oferta à sua vida.

Portanto, não deixe de incluir o mel na sua dieta. Você pode tomar uma colher de mel em jejum ou apostar por usar o produto em sobremesas, sucos e vitaminas ou mesmo com frutas ou iogurte. Seja como for, são inúmeros os benefícios que ele garante à saúde!

E se você quer conhecer mais dicas de saúde, confira o nosso conteúdo a seguir!

Como fazer café com pimenta

Aprenda, hoje, tudo sobre a bebida café com pimenta e como fazer essa mistura poderosa para a sua saúde! Assim, garanta muitos benefícios, como emagrecimento e melhora do metabolismo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Aplicativo NutriU: como usar para aprender receitas?

Saiba como usar o aplicativo NutriU, que tem centenas de receitas para a sua airfryer. Você aprenderá pratos saudáveis e deliciosos. Confira!

Continue lendo
content

Biomassa de banana verde: veja benefícios dela à saúde

Entenda o que é a biomassa de banana verde, conheça cinco benefícios exclusivos e descubra como incluir em sua dieta ainda hoje.

Continue lendo
content

Receita chocolate quente: espante o frio e adoce seu dia

Está procurando uma receita de chocolate quente que fica cremosa e uma delícia? Achou! Veja também uma opção vegana da bebida.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Buson ou Buser: qual a melhor para viajar?

Tanto Buson quanto Buser oferecem passagens de ônibus por um valor bem abaixo do praticado pelas companhias rodoviárias. Nessas plataformas você encontra ofertas para pagar até 60% menos em suas passagens!

Continue lendo
content

Aplicativo PackPoint: veja como funciona e se vale a pena!

O app PackPoint surgiu para facilitar a vida de quem precisa fazer a mala de viagem. Através dele, você organiza os itens que precisa levar de forma prática e agilizada. Veja mais detalhes de como ele funciona e se vale a pena baixar!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo PackPoint?

Disponível para usuários Android e iOS, o aplicativo PackPoint é gratuito e você só precisa fazer o download para começar a aproveitar. Veja um passo a passo simples para começar a usar!

Continue lendo