News

Lasanha de berinjela: receita saborosa e muito prática

Você adora berinjela? Então essa receita de lasanha é para você! Feita com fatias de berinjela assadas no lugar da massa tradicional, ela é simples de preparar e igualmente deliciosa. Veja como!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 30/05/2022

Saiba como fazer uma lasanha de berinjela

lasanha de berinjela em refratário, junto com um tomate e queijo ralado
Lasanha de berinjela é ótima opção de receita para almoço ou jantar. Fonte: Adobe Stock.

O preparo da lasanha de berinjela é muito simples e tem bom rendimento. Os processos são semelhantes aos da lasanha tradicional. Contudo, a principal diferença está na massa. Afinal, a lasanha de beringela é feita com o legume e a lasanha tradicional, com massa própria para o preparo. Então, para aprender como fazer veja a seguir e tire suas dúvidas! 

Anúncios

Ingredientes necessários 

  • 04 unidades de berinjela grande
  • 01 cebola 
  • 03 dentes de alho 
  • 500g de carne moída 
  • 01 caixinha de creme de leite
  • 01 pacote de molho de tomate 
  • ½ + 1 xícara de queijo ralado
  • 500g de muçarela ralada
  • Vinagre 
  • Sal – a gosto
  • Pimenta-do-reino – a gosto
  • Cheiro verde – a gosto

Obs.: Se preferir, você pode trocar a muçarela ralada por ricota ou queijo minas picadinho, para torná-la ainda mais saudável. 

Modo de preparo da lasanha de berinjela 

Primeiramente, precisamos segmentar o preparo em 3 partes, assim como acontece na lasanha tradicional. 

Anúncios

Preparando a berinjela 

O primeiro passo é com as berinjelas, porque ela possui sabor levemente amargo, que pode não ser agradável para todos. Para acabar com esse ele, corte a berinjela ao comprido, em pequenas lascas, como se fosse a fatia da massa de lasanha. 

Em seguida, em uma vasilha coloque água filtrada e bastante vinagre. Coloque as fatias de berinjela cortadas nessa água por pelo menos 30 minutos. No entanto, quanto mais tempo deixar na água com vinagre, menos você sentirá o amargor. 

Passado o tempo, unte um tabuleiro com azeite, e coloque as fatias de berinjela, sem elas ficarem sobrepostas. Pincele azeite sobre cada uma das fatias, e coloque um pouco de sal e pimenta e leve ao forno preaquecido com 200°C até elas estarem levemente douradas. 

Esse processo também pode ser feito na frigideira. 

Recheio

O recheio nesse caso será de carne moída, mas pode ser qualquer um da sua preferência. Para esse preparo a carne deve estar previamente temperada, de acordo com o seu gosto pessoal. 

Coloque a cebola e alho para dourar no azeite e depois acrescente a carne até dourar. Depois, adicione o cheiro verde e demais temperos que julgar necessário e finalize adicionando o molho de tomate e o creme de leite. 

Deixe ferver, mas não deixe secar muito, o caldo é importante no processo de montagem. Por fim, deixe reservado. 

Montagem da lasanha de berinjela

Chegamos ao final do preparo da lasanha de berinjela. Com as berinjelas pré-cozidas e o recheio pronto, vamos à montagem em passos, mas não esqueça de untar com um pouco de azeite o refratário que vai receber a lasanha: 

  1. Fatias de berinjela como base;
  2. Recheio (carne moída com molho branco);
  3. Queijo muçarela ralado.

Repita esse processo até acabar com os ingredientes. E quando acabar as camadas, adicione o queijo ralado para gratinar quando for ao forno. 

Por fim, coloque a lasanha de berinjela no forno preaquecido por 15 minutos em 200°C, até que o queijo ralado esteja bem douradinho. Depois, ela estará prontinha para consumo. 

Aprenda também a fazer lasanha de frango

Gosta da lasanha de berinjela, mas também quer variar os sabores? Aposte também numa lasanha de frango! Ela é simples de fazer e fica igualmente saborosa. Veja abaixo como preparar uma facilmente!

receita de lasanha de frango simples

Receita de lasanha de frango simples: aprenda como fazer!

Uma receita de lasanha de frango simples, mas deliciosa, é extremamente fácil de fazer. Então, se você quer fazer esse prato tradicional, mas da maneira mais prática possível, continue a leitura e encontre mais informações!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

As doenças do século: o que é ansiedade, depressão, burnout?

As doenças do século 21 estão sendo assim conhecidas, pois estão atingindo a população em escala global e avassaladora. Entenda mais!

Continue lendo
content

Treino HIRT garante ganho de músculos de forma rápida e eficiente: conheça

Treino HIRT promete músculos em menor tempo: descubra como colocar em prática e qual a diferença para musculação convencional.

Continue lendo
content

Ano novo, dieta nova: 5 dicas para se alimentar melhor em 2022

5 dicas para se alimentar melhor em 2022: descubra como é simples e fácil comer de modo mais saudável no ano que está começando!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Martur Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Martur Viagens é uma agência com matriz em Recife, Pernambuco e que oferece diversos tipos de serviço de turismo. Além de pacotes, você pode fazer passeios locais, tours e até mesmo locar um veículo com a agência!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Vamos de Pé na Estrada?

Além de uma agência física para atendimento presencial, a Vamos de Pé na Estrada tem uma plataforma digital. Para facilitar ainda mais, os clientes podem parcelar seus pacotes em até 12 vezes, então veja como comprar!

Continue lendo
content

Primetour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com a premissa de oferecer viagens exclusivas aos clientes mais exigentes, a Primetour Viagens garante experiências inesquecíveis para qualquer lugar do mundo. Então, conheça agora essa agência completa e veja como comprar!

Continue lendo