News

Lasanha de berinjela: receita saborosa e muito prática

Você adora berinjela? Então essa receita de lasanha é para você! Feita com fatias de berinjela assadas no lugar da massa tradicional, ela é simples de preparar e igualmente deliciosa. Veja como!

Anúncios

Saiba como fazer uma lasanha de berinjela

lasanha de berinjela em refratário, junto com um tomate e queijo ralado
Lasanha de berinjela é ótima opção de receita para almoço ou jantar. Fonte: Adobe Stock.

O preparo da lasanha de berinjela é muito simples e tem bom rendimento. Os processos são semelhantes aos da lasanha tradicional. Contudo, a principal diferença está na massa. Afinal, a lasanha de beringela é feita com o legume e a lasanha tradicional, com massa própria para o preparo. Então, para aprender como fazer veja a seguir e tire suas dúvidas! 

Ingredientes necessários 

  • 04 unidades de berinjela grande
  • 01 cebola 
  • 03 dentes de alho 
  • 500g de carne moída 
  • 01 caixinha de creme de leite
  • 01 pacote de molho de tomate 
  • ½ + 1 xícara de queijo ralado
  • 500g de muçarela ralada
  • Vinagre 
  • Sal – a gosto
  • Pimenta-do-reino – a gosto
  • Cheiro verde – a gosto

Obs.: Se preferir, você pode trocar a muçarela ralada por ricota ou queijo minas picadinho, para torná-la ainda mais saudável. 

Modo de preparo da lasanha de berinjela 

Primeiramente, precisamos segmentar o preparo em 3 partes, assim como acontece na lasanha tradicional. 

Preparando a berinjela 

O primeiro passo é com as berinjelas, porque ela possui sabor levemente amargo, que pode não ser agradável para todos. Para acabar com esse ele, corte a berinjela ao comprido, em pequenas lascas, como se fosse a fatia da massa de lasanha. 

Em seguida, em uma vasilha coloque água filtrada e bastante vinagre. Coloque as fatias de berinjela cortadas nessa água por pelo menos 30 minutos. No entanto, quanto mais tempo deixar na água com vinagre, menos você sentirá o amargor. 

Passado o tempo, unte um tabuleiro com azeite, e coloque as fatias de berinjela, sem elas ficarem sobrepostas. Pincele azeite sobre cada uma das fatias, e coloque um pouco de sal e pimenta e leve ao forno preaquecido com 200°C até elas estarem levemente douradas. 

Esse processo também pode ser feito na frigideira. 

Recheio

O recheio nesse caso será de carne moída, mas pode ser qualquer um da sua preferência. Para esse preparo a carne deve estar previamente temperada, de acordo com o seu gosto pessoal. 

Coloque a cebola e alho para dourar no azeite e depois acrescente a carne até dourar. Depois, adicione o cheiro verde e demais temperos que julgar necessário e finalize adicionando o molho de tomate e o creme de leite. 

Deixe ferver, mas não deixe secar muito, o caldo é importante no processo de montagem. Por fim, deixe reservado. 

Montagem da lasanha de berinjela

Chegamos ao final do preparo da lasanha de berinjela. Com as berinjelas pré-cozidas e o recheio pronto, vamos à montagem em passos, mas não esqueça de untar com um pouco de azeite o refratário que vai receber a lasanha: 

  1. Fatias de berinjela como base;
  2. Recheio (carne moída com molho branco);
  3. Queijo muçarela ralado.

Repita esse processo até acabar com os ingredientes. E quando acabar as camadas, adicione o queijo ralado para gratinar quando for ao forno. 

Por fim, coloque a lasanha de berinjela no forno preaquecido por 15 minutos em 200°C, até que o queijo ralado esteja bem douradinho. Depois, ela estará prontinha para consumo. 

Aprenda também a fazer lasanha de frango

Gosta da lasanha de berinjela, mas também quer variar os sabores? Aposte também numa lasanha de frango! Ela é simples de fazer e fica igualmente saborosa. Veja abaixo como preparar uma facilmente!

receita de lasanha de frango simples

Receita de lasanha de frango simples: aprenda como fazer!

Uma receita de lasanha de frango simples, mas deliciosa, é extremamente fácil de fazer. Então, se você quer fazer esse prato tradicional, mas da maneira mais prática possível, continue a leitura e encontre mais informações!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Growth Suplemento vitamínico: saiba se é bom e vale a pena!

Quer ter ainda mais saúde e disposição para seu dia a dia? Então conheça o Growth Suplemento Vitamínico e saiba se vale a pena comprá-lo!

Continue lendo
content

Artrite: conheça suas causas e sintomas

Entenda o que é a artrite, conheça suas causas e descubra quando é preciso buscar ajuda médica. Tratamento é eficaz e garante alívio.

Continue lendo
content

Colesterol bom e ruim: Conheça os diferentes tipos e a importância de manter sob controle

Colesterol bom e ruim! Conheça os diferentes tipos de colesterol que existem e quais são seus valores de normalidade e segurança.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Ofertas limitadas Jet2: confira os destinos!

Planeje suas férias com a Jet2 e voe para destinos de sonho a preços surpreendentes. Conheça a gama de serviços e comodidades que tornam cada voo Jet2 uma experiência especial. Reserve agora e voe com tranquilidade!

Continue lendo
content

ITA Airways é boa? Veja como é viajar com a companhia aérea

Viajar nunca foi tão acessível! Conheça as tarifas com desconto da Ita Airways e comece sua jornada de forma econômica.

Continue lendo
content

Aplicativo Hoteis.com: descontos e recompensas em reservas!

Com o aplicativo Hoteis.com você participa do programa de fidelidade e pode conseguir descontos ainda melhores. Busque, compare e reserve hospedagens de forma rápida direto pelo app!

Continue lendo