News

Bolo sem leite: você sabia que é possível? Veja!

Sabia que existe massa de bolo sem leite? Nesse caso, a bebida é simplesmente substituída por água e óleo. E o melhor é que o resultado final fica igualmente saboroso. Veja aqui como prepará-la!

Anúncios

Aprenda a preparar uma massa de bolo sem leite

bolo sem leite em prato branco
Bolo sem leite é essencial para quem intolerância à lactose. Fonte: Adobe Stock.

A massa de bolo sem leite foi idealizada para que pessoas com intolerância à lactose possam consumir sem problemas. Além disso, atende ao público que não consome leite e seus derivados. O preparo é simples, a massa é fofinha e bem soltinha, então não dá para perceber que não leva leite! 

Por isso, veja a seguir os ingredientes necessários e como preparar a massa! 

Ingredientes necessários

  • 03 ovos inteiros;
  • 80ml de óleo (da sua preferência);
  • 240g de farinha de trigo;
  • 240g de açúcar;
  • 01 colher de sopa de fermento para bolos;
  • 120ml de água filtrada. 

Modo de preparo 

Primeiramente, coloque no copo do liquidificador os ovos inteiros e o óleo, e bata até que se os ingredientes se misturem por completo. 

Obs.: Quebre os ovos em outro recipiente antes de colocar no copo do liquidificador, para que caso eles estejam podres, não afetem toda a receita. 

Em seguida, adicione açúcar e siga batendo por mais 3 minutos mais ou menos, na potência média. 

Nesse momento, se formará uma massa mais espessa, por conta do açúcar, mas deixe que ele se dissolva por completo. 

Ademais, chegou o momento de acrescentar a farinha no liquidificador, mas coloque aos poucos com o liquidificador batendo normalmente. 

Aqueça um pouco a água filtrada e misture o fermento na água, até que ele se dissolva por completo e vá adicionando aos poucos a massa que está batendo no liquidificador. 

Escolha o tabuleiro que comporte o volume, e pode ser a forma retangular ou a redonda com furo no meio. Com o tabuleiro untado e enfarinhado, coloque a massa e leve ao forno já preaquecido em 180°C por 20 minutos ou até que a massa esteja bem douradinha. 

Por fim, sua massa estará prontinha para consumo e para adicionar recheios ou coberturas da sua preferência. 

Ideias de coberturas para o seu bolo sem leite

Por ser um bolo sem leite, você pode optar por coberturas com frutas como, por exemplo:

  • Laranja; 
  • Limão;
  • Morango;
  • Banana;
  • Ameixas;
  • Coco. 

Para as frutas cítricas, você pode fazer uma calda espessa com o suco, um pouco de água e açúcar e/ou leite condensado (vegetal ou sem lactose) e colocar tudo em uma panela e levar ao fogo. 

Dessa forma, você terá uma calda grossinha para colocar por cima do seu bolo, deixando-o ainda mais saboroso. 

Se quiser, pode acrescentar as raspas da fruta por cima, para acrescentar um pouco mais de sabor à receita. 

Já com a banana e com o coco, você pode optar por uma cobertura menos espessa e mais encorpada, utilizando um pouco de água, a banana ou o coco, os os dois juntos, e um pouco de açúcar, mexendo até fazer um creme bem lisinho e ralo para jogar por cima. 

No entanto, será necessário bater as frutas no liquidificador para que elas não fiquem com pedaços. 

Prepare também um bolo de banana

Quer ter outras opções no cardápio além de um bolo sem leite? Você pode apostar num bolo de banana! Ele é simples e rápido de preparar. Além disso, é a pedida ideal caso você tenha bananas que já estão ficando bem maduras na fruteira. Acesse o conteúdo a seguir e veja como prepará-lo!

Bolo de banana simples com bananas fatiadas ao meio na parte superior

Receita de bolo de banana simples: veja como fazer!

A receita de bolo de banana simples garante resultados incríveis e saborosos para os confeiteiros. Afinal, mesmo que seja uma versão simples, o seu sabor e qualidade são únicos! Quer descobrir como preparar essa deliciosa receita? Continue a leitura!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Comida leve para o almoço e fácil de fazer: veja opções para o dia a dia

Sem tempo para cozinhar, mas buscando boa alimentação? Wrap e omelete são opções de comida leve para o almoço. Veja outras aqui!

Continue lendo
content

Aprenda a fazer um sushi passo a passo super fácil!

Aprenda o passo a passo para preparar sushi no conforto da sua casa de forma prática e sem segredos! Veja aqui e faça hoje mesmo.

Continue lendo
content

Retocolite ulcerativa: conheça os principais sinais da doença

Retocolite ulcerativa é uma inflamação que afeta principalmente o final do intestino grosso. Veja causas, sintomas e mais informações aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guaçu Tur é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Guaçu Tur surgiu como uma empresa de locação de ônibus, mas logo expandiu seus negócios para se tornar uma grande agência de viagens. Entenda como seus pacotes funcionam e veja se vale a pena comprar com ela!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Se você quer um cartão que te ofereça atendimento personalizado, vantagens incríveis para viagens e um dos melhores programas de pontos, então precisa conhecer o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black.

Continue lendo
content

Os 6 melhores locais com dunas no Brasil: vistas espetaculares!

Além de possuir praias paradisíacas, paisagens naturais de encher os olhos e muita cultura, o Brasil também conta com dunas belíssimas de Norte a Sul! A maioria é perto de praias e você aproveita para mergulhar! Veja 6 dunas.

Continue lendo