Emagrecimento

Saiba o que é o jejum intermitente e os benefícios que traz para a saúde!

Conheça o jejum intermitente e saiba como ele funciona. Essa técnica pode trazer vantagens como melhora nos níveis de açúcar, emagrecimento e até previne o envelhecimento!

Anúncios

Jejum intermitente: saiba como fazer da forma correta

Foto de prato com relógio dentro
Mas, afinal, como funciona essa técnica? Fonte: AdobeStock.

Quer saber o que é o jejum intermitente? Então, continue lendo para saber todas as informações a respeito dele. 

Foto conceito de prato com garfo e faca imitando um relógio

Jejum intermitente: como fazer para obter seus benefícios?

Descubra como fazer jejum intermitente, conferindo dicas para seu dia a dia. Essa técnica traz benefícios incríveis para saúde e pode até mesmo proporcionar mais longevidade.

Assim, você irá conhecer o básico dessa prática: o que é, como começar e quais são os benefícios potenciais para a saúde. Confira o post para saber mais!

Conheça o que é e como funciona o jejum intermitente!

O jejum intermitente é um plano alimentar que reduz o consumo de calorias, e também intercala períodos sem comer com outros onde você se alimenta, chamados de janelas de alimentação.

Então, durante a prática, os indivíduos irão jejuar por períodos de tempo intermitentes ao longo do dia, permitindo uma pausa da alimentação constante. 

A chave para o sucesso desse plano alimentar é ter várias refeições bem pensadas e preparadas com antecedência. Assim, você não sentirá fome ou inchaço durante a fase de jejum. 

Portanto, nesses períodos de janela, é importante manter uma alimentação balanceada e saudável para que se obtenha um bom resultado!

Conheça os benefícios e os riscos desse plano alimentar 

Pessoa comendo um prato de salada e tomando suco verde
Então, confira as vantagens de praticar o jejum! Fonte: AdobeStock.

Assim, sabendo o que é o jejum intermitente e fazendo corretamente, ele traz inúmeros benefícios para o seu corpo. Confira!

Vantagens

  • Melhora os níveis de açúcar no sangue e colesterol;
  • Maior disposição;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Reduz o apetite;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Perda de peso.

Desvantagens

É preciso saber muito bem o que é o jejum intermitente e como funciona, pois a pessoa pode querer compensar o tempo que ficou sem comer e ingerir alimentos mais calóricos.

Além disso, também pode haver hipoglicemia, dores de cabeça, fraqueza, falta de concentração, anorexia e irritabilidade.

Jejum intermitente para principiantes: como fazer?

Antes de mais nada, é fundamental ter um acompanhamento profissional para saber quais são suas necessidades nutricionais. 

Dessa forma, aprendendo da maneira certa o que é o jejum intermitente, deve-se iniciar a prática por períodos mais curtos, de 10 a 12 horas. Então, conforme for se adaptando, esse tempo pode ser prolongado. 

Por outro lado, também é de vital importância as orientações médicas, a fim de saber o que comer e o que evitar quando parar o jejum.

Quais os diferentes tipos?

Pois bem, os tipos de jejum intermitente variam de acordo com o tempo e a quantidade de vezes que é feito durante a semana.

Jejum de 16 horas

Ele é feito ficando 16 horas em jejum e, durante as 8 horas seguintes, deve se alimentar através de 3 a 4 refeições.

Jejum de 20 horas

Consiste em ficar 20 horas sem comer, fazendo 4 refeições no resto do dia.

Jejum de 24 horas

Você fica o dia todo em jejum. Deve ser praticado de 2 a 3 vezes por semana.

Alimentar-se 5 dias e abster-se em 2 

Neste jejum, você se alimenta normalmente por cinco dias e, durante dois dias, deve reduzir sua dieta para 500 calorias.

Então, se quiser saber mais informações sobre o que é e como fazer o jejum intermitente, acesse o link abaixo e confira!

Foto conceito de prato com garfo e faca imitando um relógio

Jejum intermitente: como fazer para obter seus benefícios?

Descubra como fazer jejum intermitente, conferindo dicas para seu dia a dia. Essa técnica traz benefícios incríveis para saúde e pode até mesmo proporcionar mais longevidade.

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Aprenda a melhor maneira de usar a babosa para fazer o cabelo crescer!

Quer um cabelo longo e saudável? Confira estas receitas e dicas sobre como usar a babosa para fazer o cabelo crescer forte e brilhante!

Continue lendo
content

Receitas de homus: conheça a melhor aqui!

As receitas de homus têm base composta por grão-de-bico, são simples e podem ser preparadas rapidamente. Veja como fazê-las aqui!

Continue lendo
content

4 receitas caseiras de babosa: como preparar para a pele e o cabelo!

Sabia que babosa é excelente para a saúde dos fios? Veja como preparar a planta e fazer receitas caseiras de babosa para cabelo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo inDrive?

Veja um passo a passo simples para se cadastrar e usar o app inDrive. A plataforma revolucionou os aplicativos de transporte e já conta com mais de 150 milhões de downloads em 47 países.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo AroundMe?

Saiba como baixar e usar o aplicativo AroundMe e encontre o estabelecimento ou serviço que procura em qualquer lugar do mundo. Basta escolher a categoria e conferir o que está disponível na sua região!

Continue lendo
content

CVC pacotes: Veja as melhores opções para 2022!

Se você pretende viajar em 2022, então confira aqui a lista dos 10 melhores pacotes de viagens da CVC para 2022. Assim você descobre os melhores lugares para visitar com valores que cabem no seu bolso!

Continue lendo